Dicas Rápidas

10 posts sobre criptografia que você precisa ler

Os conceitos por trás do surgimento da criptografia são bastante simples. Entretanto, saber aproveitar os benefícios desta tecnologia e evitar armadilhas na gestão do seu negócio são outras questões.

A criptografia é uma evolução e uma alternativa às técnicas e aos métodos contra ataques virtuais e roubo de dados. Ela continua a evoluir juntos aos avanços tecnológicos. Afinal, novas soluções surgem e mais empresas recorrem à encriptação para garantir privacidade e proteção.

Há não muito tempo atrás, a indústria definiu a criptografia como o método pelo qual um texto simples, ou qualquer outro tipo de dado é convertido de um formato legível para uma versão codificada que só pode ser decodificada por outra entidade que tenha acesso a uma chave de descriptografia.

Essa definição se expandiu e mudou nos últimos anos, enquanto empresas como a E-VAL entraram no mercado com produtos que oferecem avanços da encriptação e soluções práticas.

Assim, a inovação foi além dos objetivos principais da encriptação. Já que atualmente agrega vários benefícios. Dentre eles, podemos citar por exemplo: redução de custos, aumento de produtividade e gestão estratégica para diferentes tipos de empresas, independentemente de tamanho ou segmento.

Os artigos do blog da E-VAL apresentam uma série de conceitos e práticas que os leitores podem usar em vários estágios do ciclo de aquisição, implantação e gerenciamento. Dessa forma, podemos ajudá-los a aproveitar ao máximo os benefícios da criptografia.

Implementar assinatura digital, adotar uma uma abordagem centrada em gestão de documentos ou investir em políticas. Há informações por aqui que certamente ajudarão sua empresa na busca pela efetiva proteção de dados.

A proteção de dados como prioridade

Antes mesmo de iniciarmos nossa lista, é importante destacar as consequências da falta de investimentos em segurança e privacidade. Por isso, mostraremos os problemas gerados pela falta de proteção de dados em sua organização.

Neste artigo, além de entender a importância da proteção de dados por meio de nossa lista de publicações, é possível ter uma ideia dos riscos que vivemos atualmente.

O fato é que a proteção de dados se tornou uma preocupação para instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), para o próprio governo e outras organizações, que têm a segurança da informação como uma prioridade.

Agora, sim, vamos à nossa lista!

A base para entender a importância da criptografia

Basicamente, dividiremos a nossa lista em duas partes. A primeira delas serve para dar embasamento e ensinar boas práticas relacionadas a encriptação e gestão de chaves criptográficas.

1. Sobre criptografia e gerenciamento de chaves

No artigo Criptografia de dados e gerenciamento de chaves, abordamos aspectos relevantes para a segurança da informação relacionados à encriptação.

O objetivo era apresentar os conceitos básicos sobre tecnologia criptografia, serviços criptográficos e, por último, gerenciamento de chaves criptográficas.

Além disso, mostramos a importância do correto gerenciamento das chaves criptográficas para a programação dos serviços criptográficos.

2. Por que gerenciar chaves criptográficas?

Afinal, por que você deve gerenciar chaves criptográficas? Neste artigo, mostramos que gerenciamento significa se proteger contra perdas, roubos, corrupções e acessos não autorizados.

Portanto, a proteção de dados não consiste apenas em adotar a encriptação em processos de negócio, gerenciamento e compartilhamento. Afinal, é preciso fazer uma gestão eficiente de todos os elementos relacionados ao uso da tecnologia.

3. E se, mesmo assim, ocorrer a perda das chaves de criptografia?

Para os que não se convenceram da importância do gerenciamento das chaves criptográficas, ou não entenderam o problema da má gestão, o artigo A verdade que ninguém nunca contou a você sobre perda de chaves mostra as consequências disso.

4. A busca pela melhor forma de proteger dados

Até aqui, você viu conceitos, benefícios de adotar a criptografia nos negócios e impactos relativos à gestão das chaves criptográficas.

No artigo Criptografia nativa é a melhor forma de proteger dados?, mostramos que soluções de Enterprise Key Management (EKM) nas empresas se tornaram fundamentais para adequação às regulamentações existentes no mercado.

Esse tipo de solução também proporciona acesso a outros benefícios importantes em relação à proteção de dados para qualquer organização.

5. Fatos importantes sobre a criptografia

Para fechar a primeira parte da nossa lista, temos o artigo O que você não sabia sobre software de criptografia. Ele esclarece dúvidas e mostra pontos importantes a respeito desse assunto, sobre o qual, muitas vezes, empresas e profissionais não têm o devido conhecimento.

Portanto, concluímos esta etapa pontuando questões que não podem ser ignoradas em um processo de adoção da tecnologia.

Encriptação na prática

De nada adianta teoria sem prática, não é verdade?

São os casos de sucesso que demonstram que o uso da criptografia é um dos principais caminhos para garantir a segurança da informação e proteção de dados.

Por isso, começaremos a segunda etapa da nossa lista de artigos sobre encriptação.

6. Onde se aplica a encriptação

No artigo Lugares onde você usa criptografia e nem imagina, mostramos situações do cotidiano onde a tecnologia é aplicada e muitas vezes a gente nem sabe.

Um conteúdo interessante, que mostra o quanto a tecnologia é aplicada com sucesso, garantindo privacidade e proteção de dados.

7. A famosa relação da criptografia e do mercado financeiro

A criptografia ficou bastante conhecida por meio de sua aplicabilidade no mercado financeiro.

Por isso, nada mais justo que o nosso primeiro caso de sucesso seja retratado no artigo Como a criptografia beneficia o mercado financeiro?

8. A criptografia passa pelo nosso cartão de crédito

Um dos pontos mais críticos quando falamos em roubo de dados é o uso indevido do cartão de crédito e de outras formas de pagamento que fazem parte do nosso dia a dia.

Ao final de leitura do artigo Criptografia para registros financeiros e dados de pagamento, o leitor entenderá porque essa tecnologia se tornou tão vital para as nossas movimentações financeiras e informações pessoais.

9. Sim, a encriptação também está na comunicação

Esse é mais um caso que mostra que a tecnologia está em nosso cotidiano e a gente nem percebe.

No artigo Criptografia para aplicativos de comunicação: saiba mais, o leitor perceberá que privacidade e proteção de dados passam pelos nossos principais canais de conversa.

Os principais aplicativos de mensagens já adotaram essa tecnologia como principal instrumento de segurança de dados.

10. O sigilo de nossas informações passa pelo uso da criptografia

Para finalizar nossa lista de artigos, o conteúdo Sigilo e verificação de origem utilizando criptografia assimétrica mostra o caso da aplicação dessa técnica para saber de onde veio uma mensagem.

Apesar de ser conceitual, o artigo faz uma analogia com uma situação real: a importância do sigilo das informações que compartilhamos diariamente.

O que você achou de nossa lista? Ela ajudou a compreender os conceitos e a importância da encriptação em para a sua vida profissional e pessoal? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre a tecnologia e as novidades da E-VAL.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D