0
1
0
1
1
0
1
0

Assinatura Digital, Autenticação e Criptografia. > blog > 4 motivos para apostar em cloud computing

4 motivos para apostar em cloud computing

4 motivos para apostar em cloud computing

O cloud computing funciona a partir de servidores compartilhados que podem ser acessados por qualquer aparelho conectado à internet. E ele vem mudando a maneira como executamos o armazenamento de aplicações e arquivos, sejam eles pessoais ou corporativos. Mesmo com seu crescimento, muitas empresas ainda não sabem se devem migrar seus servidores para a nuvem. Se também tem essa dúvida, veja aqui pelo menos 4 motivos para apostar em Cloud Computing.

  1. Proteção de dados

Ter um servidor físico pode passar uma falsa sensação de segurança. Hoje, existem muitos fornecedores de cloud computing que oferecem soluções blindadas, com rigoroso controle de acesso. Isso é feito, por exemplo, através de senhas, serviços de criptografia e protocolos de proteção. Assim, diminui-se o risco de invasões ou danos elétricos, como no caso de soluções fora da nuvem.

  1. Otimização de custos

Além da redução dos custos de energia elétrica e manutenção do data center, o departamento de TI ganha agilidade. Isso porque o tempo antes empregado no suporte técnico ao servidores, poderá ser investido em outras áreas. Uma delas, inlcusive pode ser a implementação de novas soluções em otimização.

  1. Agilidade

Acessar dados remotamente é geralmente mais rápido que depender da memória de dispositivos com capacidade limitada de armazenamento. Esse ganho de tempo se reflete na produtividade não apenas da área de TI, mas de todos os colaboradores. Ao acessar seus recursos de forma mais ágil, a equipe produz com mais efetividade, sem ficar a espera da tecnologia.

  1. Escalabilidade

Quanto mais um negócio cresce, mas espaço ele precisa. Inclusive, espaço para os dados, caso eles estejam em servidores fixos. Essas grandes máquinas necessitam de salas exclusivas e climatizadas para atingirem sua melhor performance. Aumentar o tamanho do seu data center quando a empresa está em processo de expansão pode ser demorado e custoso. Com o cloud computing em poucos minutos é possível adequar a capacidade do seu plano ao tamanho do negócio. E isso vale para mais ou para menos, quantas vezes for preciso.

Quer saber mais sobre cloud computing?

Agora que você já conhece esses 4 motivos para apostar em cloud computing, não deixe também de conferir essas curiosidades que você precisa saber sobre computação na nuvem.