Proteção de Dados

5 Benefícios práticos do HSM para segurança dos meios digitais de pagamento e transações financeiras

A demanda dos clientes é o principal motivador das empresas do setor financeiro para adicionar novas opções de pagamento. Das operações tradicionais já consolidadas até o uso do celular e o pagamento instantâneo, o desafio de garantir a segurança dos meios digitais de pagamento e transações financeiras é constante. 

Além disso, a velocidade das transações também está mudando a maneira como as transações financeiras são feitas. Organizações e consumidores buscam tempos de resposta baixos, o que significa que a disponibilidade do sistema de pagamento deve ser alta e as informações sempre precisas.

O que nos leva a entender que a segurança está no coração do ecossistema de pagamento. Para ter certeza de trazer os mais altos níveis de segurança nos meios digitais de pagamento e transações financeiras, cada vez mais complexos e em constante mudança, as operações contam com o uso da tecnologia HSM (Hardware Security Module).

Meios digitais de pagamento e transações financeiras: novos desafios aparecem e devem ser respondidos

O setor de serviços bancários e financeiros é desafiado todos os dias. Além de gerenciar as operações de pagamento e transações financeiras, eles precisam realizar o gerenciamento de identidade e acesso, gestão de chaves criptográficas, usar blockchains, ir para a nuvem e manter a conformidade. 

Para contribuir nesse processo realizado em tempo real, a tecnologia, a exemplo do HSM, está em constante evolução. Novos desafios aparecem e devem ser respondidos. Como os sistemas de pagamento são únicos, os fornecedores de hardware muitas vezes se veem em conflito ao tentar acompanhar os desenvolvimentos do mercado. 

A necessidade de implementar modificações nos módulos de segurança de hardware ( HSMs ) existentes, mantendo a conformidade, tornou-se uma realidade sempre presente e inevitável para a indústria de pagamentos, bancos e empresas de serviços financeiros

Um HSM aplicado aos meios digitais de pagamento e transações financeiras é um dispositivo de hardware resistente a adulteração que é usado principalmente pelo setor bancário e financeiro para fornecer altos níveis de proteção para chaves criptográficas e PINs de clientes usados ​​durante a emissão de tarja magnética e cartões com chip EMV (e seus equivalentes de aplicativos móveis ) e o subsequente processamento de transações de pagamento com cartão de crédito e débito. 

Os HSMs de pagamento normalmente fornecem suporte criptográfico nativo para todos os principais aplicativos de pagamento de esquema de cartão e passam por uma rigorosa certificação de hardware independente sob esquemas globais, como FIPS 140-2, PCI e outros requisitos de segurança regionais adicionais.

Alguns de seus casos de uso comuns no ecossistema de pagamentos incluem:

  • Geração, gerenciamento e validação de PIN;
  • Tradução de bloqueio de PIN durante a comutação de rede de transações ATM e POS;
  • Validação de cartão, usuário e criptograma durante o processamento da transação de pagamento;
  • Emissão de credencial de pagamento para cartões de pagamento e aplicativos móveis;
  • Gerenciamento de chaves de criptografia ponto a ponto (P2PE) e descriptografia segura de dados;
  • Compartilhamento de chaves com segurança com terceiros para facilitar comunicações seguras.

5 Benefícios práticos do HSM para segurança dos meios digitais de pagamento e transações financeiras

Os HSMs são essenciais para empresas que lidam com dados de pagamento, como cartões de crédito ou débito, mas outras empresas também podem se beneficiar do uso de HSMs.

Existem muitos benefícios em usar um HSM para proteger seus dados nos meios digitais de pagamento e transações financeiras:

1. Oferece segurança máxima

HSMs fornecem um dos mais altos níveis de segurança contra ameaças externas. É seguro usar e ajuda a proteger contra ataques maliciosos.

2. Leve os dados do cliente a sério

Mostre aos clientes que você leva a sério a privacidade deles, esforçando-se para proteger suas informações, especialmente as de pagamento.

3. Obtenha HSM como um serviço

Para empresas que não podem investir em um HSM, mas precisam ter a certificação PCI DSS, alguns provedores de TI oferecem o HSM como um serviço, o que torna essa tecnologia mais acessível e acessível para algumas empresas.

4. Mantenha sua chave em apenas um lugar

Ao contrário de armazenar uma chave no software – onde ela poderia virtualmente acabar em qualquer lugar – o HSM sozinho mantém a chave, tornando-a mais fácil de rastrear e proteger. A chave não pode sair do dispositivo.

5. Desfrute de proteção à prova de violação

Alguns HSMs são à prova de adulteração e outros são resistentes à adulteração, dependendo de seus recursos específicos, fornecendo um nível de segurança difícil de alcançar quando se usa apenas software.

Os HSMs têm fornecido historicamente a proteção mais segura para chaves de criptografia

Módulos de segurança de hardware (HSMs) significam uma coisa importante: proteção dupla, porque eles protegem ativamente as chaves que protegem seus dados. 

Esses módulos de hardware de dispositivo externo ou plug-in são basicamente adquiridos e provisionados localmente em um data center corporativo. Mas, à medida que as empresas adotam rapidamente os ambientes de nuvem – privados, públicos e híbridos – a abordagem HSM para o gerenciamento de chaves não é mais simples.

Ao contrário das soluções puramente baseadas em software, eles fornecem proteção baseada em hardware para sistemas críticos, como infraestruturas de chave pública (PKIs), bancos de dados e servidores da Web ou de aplicativos. Desta forma, os HSMs oferecem a máxima segurança contra ataques físicos, químicos e mecânicos externos.

Mas os HSMs podem fazer muito mais. Os processos de criptografia e descriptografia, emissão de certificados eletrônicos, geração de certificados ou assinaturas digitais e autenticação de usuários e dispositivos podem ser “terceirizados” para HSMs para execução em conformidade com os padrões máximos de segurança e disposições legais. 

Assim, os HSMs também protegem os processos críticos de segurança e evitam efetivamente a leitura e a manipulação de chaves confidenciais.

Saiba mais sobre o uso do HSM aplicado aos meios de pagamento através dos especialistas da E-VAL e saiba como aplicar a tecnologia de criptografia de forma eficaz em sua empresa. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar a definir as melhores formas de proteger sua organização contra o vazamento e roubo de dados.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D