0
1
0
1
1
0
1
0

Home Posts 5 motivos para adquirir uma solução de assinatura digital

5 motivos para adquirir uma solução de assinatura digital

5 motivos para adquirir uma solução de assinatura digital

Uma solução de assinatura digital demonstra e atesta a legitimidade legal de um documento eletrônico ou uma transação. Para isso, são usadas tecnologias de criptografia para garantir a autenticação, o não repúdio e a integridade de um documento comercial.

Desta forma, uma assinatura digital constitui um sistema de processos e mensagens para transmitir dados com segurança sobre as identidades das partes e o conteúdo do documento comercial.

Hoje, uma solução de assinatura digital é especialmente útil para o comércio eletrônico, no mercado financeiro, mercado da saúde e no fechamento de contratos de forma eletrônica, onde as transações ocorrem de forma totalmente digital, sem referência alguma aos meios tradicionais.

Mesmo entendendo todos esses conceitos, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre a aquisição de uma solução de assinatura digital. Para isso, elaboramos uma lista com 5 motivos estratégicos ao negócio para ajudar nessa decisão.

Solução de assinatura digital: sua empresa só tem a ganhar

As assinaturas eletrônicas não estão apenas tornando os processos e transações das empresas mais seguros, elas ganham em produtividade e estratégia de mercado. Acompanhe a nossa lista de motivos para adquirir uma solução de assinatura digital.

  1. Otimização de investimentos no core business da empresa

Investir em soluções de assinatura digital é muito mais que reduzir custos. É poder otimizar os investimentos no core business da empresa, de acordo com a economia gerada na aquisição de papel e suprimentos de impressão.

Muitas empresas não sabem o quanto gastam em impressão de documentos e quando fazem a migração para o meio digital, com a ajuda de soluções de assinatura digital, percebem o quanto podem direcionar seus investimentos para partes importantes do ciclo produtivo da organização.

  1. Validação Jurídica na emissão de documentos oficiais e transações eletrônicas

Como visto anteriormente, um dos principais usos da assinatura digital está ligada ao mercado financeiro e transações online. Por isso, um dos aspectos mais importantes em se adotar uma solução de assinatura digital tem relação a validação jurídica.

Ao utilizar assinatura digital a partir de uma fonte autorizada e confiável, sua empresa passa a ter a chancela do ITI, autarquia federal, ligada à Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão principal manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

  1. Aumento de produtividade em sua empresa

Ao automatizar processos de negócio, migrando do papel para o meio digital as empresas ganham em produtividade. Utilizando uma solução de assinatura digital a validação de documentos e transações se torna ágil e eficiente nas principais operações da organização.

Vale destacar que o processo de validação de assinatura digital se torna automático quando se escolhe a ferramenta certa para fazer a comprovação da autenticação digital.

  1. Contribuição a sustentabilidade

Sim, ao adotar soluções de assinatura digital sua empresa também contribui para a sustentabilidade do planeta. Ao migrar para o meio digital as empresas reduzem a necessidade de papel e suprimentos que tanto agridem ao meio ambiente.

É uma forma de cada um fazer sua parte e mostrar ao mercado sua preocupação e investimentos no sócio-ambiental.

  1. Gestão de documentos e encontrabilidade

Ao fazer o gerenciamento de documentos corporativos de forma digital, sua empresa adota uma estratégia para gerenciar os arquivos da organização para que eles possam ser facilmente recuperados no caso de uma auditoria de conformidade ou questões judiciais.

O uso de uma solução de assinatura digital garante a autenticidade de documentos a exemplo de e-mail, fax, apresentações, entre outros documentos digitais.

Uma assinatura digital pode ser usada com qualquer tipo de mensagem, seja criptografada ou não, simplesmente para que o destinatário possa ter certeza da identidade do remetente e que a mensagem tenha chegado intacta.

Assim, assinaturas digitais tornam difícil para o signatário negar ter assinado algo (não-repúdio), assumindo que sua chave privada não tenha sido comprometida, já que a assinatura digital é única para ambos, o documento e o assinante, e os une.

Para isso, um certificado digital, um documento eletrônico que contém a assinatura digital da autoridade emissora de certificados, vincula uma chave pública a uma identidade e pode ser usado para verificar se uma chave pública pertence a uma pessoa ou entidade específica.

Adotar uma solução de assinatura digital é uma questão de segurança da informação

Assinaturas digitais são baseadas em criptografia de chave pública, também conhecida como criptografia assimétrica. Assim, elas resolvem mais do que apenas os problemas de armazenamento de papel, com as assinaturas eletrônicas é possível resolver problemas com a legitimidade e a autenticidade de documentos.

Em resumo, isso quer dizer que a adoção de assinaturas digitais aos processos produtivos da empresa, traz uma camada de segurança que impede eventuais incidentes que causam prejuízos financeiros e de imagem da organização.

O que achou de nossas dicas? Ainda ficou alguma dúvida sobre soluções de assinatura digital? Vale destacar ao final que um sistema seguro de autenticação de identidade e de transações garante a credibilidade de sua empresa junto ao mercado e seus consumidores.

Você pode entrar em contato com os consultores da E-VAL para tirar outras dúvidas e dar os primeiros passos para migrar a gestão de documentos para o meio digital com maior segurança. Assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades sobre segurança e tecnologia