0
1
0
1
1
0
1
0

Assinatura Digital, Autenticação e Criptografia. > blog > 5 tecnologias que estão mudando o cenário da cibersegurança.

5 tecnologias que estão mudando o cenário da cibersegurança.

5 tecnologias que estão mudando o cenário da cibersegurança.

As 5 tecnologias que estão mudando o cenário da cibersegurança.

A área da cibersegurança tem enfrentado desafios cada vez maiores. Com organizações criminosas desenvolvendo formas cada vez mais sofisticadas e diversas de ataques, é preciso que as instituições tenham ferramentas à altura para que consigam se proteger. Felizmente, a evolução não é unilateral. Governos, usuários e profissionais da área de segurança da informação estão atentos ao tema, buscando melhores soluções e existem boas perspectivas. Neste texto, por exemplo, separamos 5 tecnologias que estão mudando o cenário da cibersegurança. Nem todas são novas, mas têm sido usadas de formas inovadoras para fazer frente aos cibercrimes.

  1. Blockchain

Conhecido por ser a tecnologia por trás da bitcoin, o blockchain tem sido visto como provedor de muitas oportunidades. No âmbito da cibersegurança, ele está ainda em sua fase inicial. Mas, em breve, deve ser o responsável por muitas novidades no setor.

Uma vez que registra toda atividade de forma permanente e transparente para toda a rede, o blockchain torna possível enxergar quando um novo usuário tenta acessar arquivos que nunca havia acessado, por exemplo. Isso pode deixar mais fácil de enxergar anomalias que ficarão gravadas nos blocos de informação da cadeia.

  1. Inteligência Artificial

Por sua alta capacidade de processamento, a inteligência artificial tem sido uma grande aliada na busca por quebra de padrões nas redes. A rapidez com que conseguem varrer o sistema é infinitamente superior à capacidade humana, o que ajuda a detectar eventos desconhecidos e impedi-los de continuar antes que aumentem de proporção.

Essa é uma tecnologia que tende ainda a crescer muito, especialmente com a possibilidade das máquinas expandirem sua aprendizagem continuamente, dependendo menos do input de informações por parte dos humanos.

  1. Machine Learning

O machine learning promete ser a cereja que faltava no bolo da inteligência artificial. Com sua capacidade de aprendizado não dependendo mais de uma pessoa, as máquinas podem rapidamente aprender novos padrões e a identificar de forma mais intuitiva mudanças maliciosas na rede.

Apesar de estar em foco de um tempo para cá, o conceito do machine learning não é nada novo. Porém, só hoje ele encontra as possibilidades tecnológicas para se desenvolver mais plenamente e criar novas possibilidades para diversos âmbitos. E, claro, isso inclui a cibersegurança.

  1. Cloud Computing

Além de representar uma economia de investimento e oferecer mais opções quando o assunto é escalabilidade, o cloud computing oferece também mais segurança que os data centers físicos. É claro que é preciso lembrar que no final das contas seus dados estarão sim, em algum lugar do mundo, armazenados em um espaço físico. Porém, por ser um local destinado só a isso, ele terá uma estrutura de segurança superior a que sua organização provavelmente pode oferecer.

Além disso, os serviços de cloud oferecem planos com backups automáticos e controlam a segurança da rede o tempo todo. Mesmo as remediações, caso necessárias, são feitas de forma muita mais rápida na nuvem.

  1. Criptografia

E se, mesmo com todas as precauções, sua organização tenha um vazamento de dados? Nesse caso, a criptografia oferece uma última e importante barreira de proteção. Sem a chave criptográfica, suas informações continuam ilegíveis. Essa tecnologia mudou especialmente o mercado financeiro. Alguns exemplos do seu uso são os tokens e a criptografia de dados do cartão de crédito em compras online. Hoje, até mesmo trocas de mensagens instantâneas e redes sociais contam com essa tecnologia.

Já conhece as tecnologias que estão mudando o cenário da cibersegurança, mas não sabe por onde começar?

Quando o assunto é segurança de dados, quanto mais soluções forem utilizadas, melhor. Aliás as diversas tecnologias garantem mais camadas de proteção e trazem mais robustez à rede. Mas, se ainda precisa traçar desde o início um plano para sua segurança digital, veja aqui por onde começar sua estratégia.