0
1
0
1
1
0
1
0

Assinatura Digital, Autenticação e Criptografia. > blog > 6 razões para começar a usar EKM o quanto antes

6 razões para começar a usar EKM o quanto antes

6 razões para começar a usar EKM o quanto antes

Antes de descrever as razões para começar a usar EKM (Enterprise Key Management), vale destacar que o objetivo do gerenciamento das chaves criptográficas consiste basicamente na administração de tarefas envolvidas com a proteção, o armazenamento, o backup e a organização de chaves de criptografia.

E para entender o objetivo do nosso artigo, é importante lembrar que além de suas funções ligadas à segurança da informação, outra razão que resultou no aumento do uso de criptografia nas empresas é atender a requisitos de conformidade regulamentar, a exemplo do padrão de segurança de dados do PCI.

Sendo assim, uma única empresa pode usar várias dezenas de ferramentas de criptografia diferentes e resultando em milhares de chaves criptográficas. Cada chave deve estar armazenada com segurança, protegida e recuperável.

O porquê da solução EKM

Explicar a você de forma clara e objetiva o porquê do desenvolvimento de uma solução para o gerenciamento das chaves criptográficas vai servir de base para justificar as razões para começar a usar EKM o quanto antes. Para isso, basta uma lista das principais características de funcionamento de uma chave criptográfica.

  • As chaves de criptografia utilizam-se de algoritmos para proteger seus dados. Existem dois tipos básicos de algoritmos criptográficos: simétrico (única chave) e assimétrico (um par de chaves).
  • Os algoritmos de chave simétrica usam uma única chave para proteger a comunicação e obter confidencialidade, integridade e autenticação. Uma chave privada é uma variável usada com um algoritmo para criptografar e decriptografar códigos. Enquanto o algoritmo não precisa ser mantido em segredo, o mesmo não se pode dizer da chave utilizada.
  • Por sua vez, os algoritmos assimétricos fornecem a cada usuário uma chave pública e uma chave privada. Os usuários podem distribuir livremente a chave pública, mantendo a chave privada em segredo. Esses pares de chaves atingem todos os quatro objetivos da criptografia: confidencialidade, integridade, autenticação e não-repúdio.
  • Uma infraestrutura de chave pública suporta a distribuição e a identificação de chaves de criptografia públicas, que permitem que usuários e computadores troquem dados com segurança por redes como a Internet e verifiquem a identidade da outra parte.

Caso você seja um simples usuário que utiliza esse recurso de segurança, essas características são transparentes. Porém, para quem faz a administração das ferramentas e chaves criptográficas em escala empresarial a gestão é um grande desafio.

Basta pensar que o gerenciamento de chaves significa proteger as chaves de criptografia contra perda, corrupção e acesso não autorizado. Muitos processos podem ser usados ​​para controlar o gerenciamento de chaves, incluindo alterar as chaves regularmente e gerenciar como as chaves são atribuídas e quem as recebe.

Além disso, as organizações devem avaliar se uma chave deve ser usada para todos os tipos de backup ou se cada tipo deve ter sua própria chave. E por fim, vale destacar que, quando chaves são perdidas ou corrompidas, isso pode levar à perda de acesso a sistemas e dados, bem como tornar um sistema completamente inútil.

Por essa razão vale investir em uma solução EKM, ou seja, uma ferramenta de gerenciamento das chaves criptográficas. As razões para começar a usar EKM são simples: fazer isso sem uso de ferramentas de software e com um número ilimitado de chaves de criptografia é praticamente impossível e totalmente improdutivo.

6 razões para começar a usar EKM

Diante dessa complexidade, o emprego de uma solução de EKM se torna essencial para armazenar, fazer backup de chaves de criptografia. Finalmente, vale apresentar algumas razões para começar a usar EKM.

  1. Proteger dados sensíveis contra o acesso indevido;
  2. Minimizar impactos em caso de vazamento de dados;
  3. Aplicar a criptografia sem uma solução para gerenciar as chaves pode aumentar os riscos de perda das chaves;
  4. Evitar falhas humanas sobre a guarda das chaves;
  5. Gerenciar, armazenar, distribuir chaves criptográficas através da ferramenta;
  6. Diminuir custos operacionais.

E como foi dito anteriormente, o emprego de uma solução de gerenciamento de chaves criptográficas auxilia processos vinculados a conformidade em diversos setores, a exemplo do mercado financeiro e saúde, duas áreas com forte regulamentação e que dependem do uso de criptografia para manter seus dados seguros.

Por fim, o uso de uma solução EKM permite implantar boas práticas para apoiar profissionais de segurança na estratégia de gerenciamento de chaves de criptografia.

Em grandes empresas, os principais processos de gerenciamento devem ser capazes de serem distribuídos em várias funções de negócios com os mesmos padrões, regras e níveis de qualidade. Desta forma, recursos como uma solução EKM cada vez mais apoiam empresas e gestores de TI nos processos definidos para garantir a proteção de dados.

Mantenha-se atualizado sempre, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e tecnologias E-VAL. Continue acompanhando nossos conteúdos no blog e também em nosso perfil do Linkedin.