Assinatura Digital

8 benefícios exclusivos que os clientes Eval possuem na implantação das transações de pagamentos instantâneos

Uma das características de nossas vidas digitais hoje é que as vivemos em ‘tempo real’. Desde o download de conteúdo de mídia até a reserva de feriados, as últimas notícias ou a videochamada para amigos e familiares, nossa experiência digital é instantânea. As transações através de pagamentos instantâneos vem para consolidar essa nova realidade.

O próximo passo no desenvolvimento de uma economia digital eficiente e estender a experiência em tempo real às empresas e à cadeia financeira mais ampla, é acelerar o processo de pagamentos às transações com consumidores, empresas e governo. 

Um meio crucial de resolver isso é o desenvolvimento de esquemas de pagamento imediato ou instantâneo. Em alguns países, os pagamentos instantâneos já desempenham um papel cada vez mais importante na facilitação do comércio e no apoio aos modelos de negócios do futuro.

Entendendo a proposta de valor dos pagamentos instantâneos

A ideia por trás dos pagamentos instantâneos têm várias características. Ela deve operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um processo de pagamento de ponta a ponta, de pagador a recebedor, de um minuto ou menos. 

Os pagamentos são confirmados ou rejeitados imediatamente, permitindo que as instruções de pagamento sejam corrigidas e retransmitidas imediatamente e sem perda de valor ou tempo. 

Além disso, os pagamentos bem-sucedidos são finais e irrevogáveis, portanto, não podem ser recuperados após a transmissão. Do ponto de vista bancário, os participantes liquidam periodicamente as transações líquidas após a realização dos pagamentos, durante o dia ou final do dia.

Benefícios práticos no uso dos pagamentos instantâneos

Os bancos passam a usar os pagamentos em tempo real para se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente. O surgimento de serviços de valor agregado e a necessidade de rapidez estão tendo um efeito crescente no mercado de pagamentos em tempo real. 

A adoção de uma abordagem holística para pagamentos em tempo real deve ajudar as organizações a aproveitar a oportunidade para iniciativas de pagamento avançadas e mais amplas. 

Na prática, os pagamentos em tempo real trazem benefícios para bancos e clientes de várias maneiras. Assim, agora as transações diárias podem ser feitas imediatamente através de dispositivos móveis. 

A fácil implementação e atemporalidade da transação são os direcionadores do mercado em tempo real. A implementação mais rápida de pagamentos em tempo real pode ser alcançada por meio de tecnologia, capacitação operacional, impactos organizacionais, análise de riscos e controles. 

Transparência e segurança em tempo real como benefícios reais

O aumento da taxa de crimes cibernéticos e a falta de segurança são os principais desafios do mercado de pagamentos em tempo real. O risco também pode ser causado quando há falha no sistema durante a execução de uma transação. Os riscos operacionais envolvidos também podem ser fatores de restrição.

Entretanto, o crescimento do mercado de pagamentos em tempo real também deverá oferecer maior transparência e segurança dentro do sistema financeiro. A oportunidade para o mercado de pagamentos em tempo real depende do setor de comércio eletrônico e varejo, pois espera-se um forte crescimento nos próximos anos. 

Assim como, a implantação dos requisitos de segurança definidos pelo Banco Central e uma estrutura de padrões implementada para a maioria dos prestadores de serviços de pagamentos em tempo real, vai criar uma plataforma de oportunidade real para os consumidores através da proteção e privacidade de dados, o que será fundamental para instituições financeiras. 

Uma vantagem competitiva é fornecida pelos fornecedores de soluções de pagamento em tempo real às empresas de comércio eletrônico e varejo, oferecendo um modo de pagamento mais barato, rápido e principalmente seguro.

Mesmo com os inúmeros benefícios, existem grandes desafios

Com lançamento previsto para novembro de 2020, o PIX, o novo sistema de pagamentos do Banco Central do Brasil, tem como objetivo acelerar e reduzir os custos de transferências bancárias entre indivíduos e empresas .

Porém, para tornar os pagamentos instantâneos uma realidade, as instituições financeiras, a exemplo dos bancos, cooperativas, instituições de pagamento e provedores de serviço de iniciação de pagamento precisam se adaptar a um conjunto comum de requisitos, regras e padrões definidos pelo Banco Central para a segurança.

Um desafio a ser enfrentado pelas instituições financeiras

Um dos principais desafios é que as instituições financeiras devem enfrentar na implantação dos pagamentos instantâneos são os sistemas de TI  que não são adaptados ao cliente moderno. 

Acima de tudo, há falta de talentos,  as instituições financeiras precisam atrair pessoas que tragam um novo pensamento criativo para implementar a dinâmica dos pagamentos em tempo real. 

Outro desafio é acelerar o processo de inovação, com foco em novas tecnologias e no dimensionamento ágil, as instituições financeiras precisam vencer os baixos níveis de confiança do cliente. 

O medo de sofrer fraudes ou outros prejuízos financeiros fará com que a aceitação de uso dos pagamentos instantâneos passe por uma fase de desconfiança que poderá ser vencido em sua fase de implantação.

Pagamentos é tudo sobre a experiência do cliente

A revolução digital está reformulando a visão da indústria em pagamentos instantâneos com base em alguns elementos fundamentais: velocidade, segurança, proteção e privacidade de dados e experiência total do cliente.

De fato, o setor de pagamentos está passando por uma profunda transformação, com as necessidades dos clientes mudando de pagamentos simples para ‘soluções além do pagamento’. 

A melhoria contínua da experiência do cliente, tanto de forma coletiva quanto individual, é necessária o tempo todo

A experiência total do cliente precisa ser considerada ao fornecer propostas de valor: os pagamentos são um elemento importante, mas não o único, mesmo que estejam se tornando em tempo real.

Os pagamentos instantâneos ou pagamento em tempo real agora são uma realidade, com vários países implementando a funcionalidade de pagamento instantâneo, a exemplo de Brasil, e outros considerando ativamente a implantação iminente de tais projetos em seu mercado doméstico.

O compromisso da EVAL na implementação das transações de pagamentos instantâneos

Claramente, existem desafios e oportunidades que surgem do cenário de pagamentos em evolução: por um lado, as margens estão caindo e o modelo bancário tradicional precisa se adaptar rapidamente a novas  tendências: velocidade, segurança, facilidade de uso e simplicidade. 

Por outro lado, a inovação proposta pelo novo sistema de pagamentos abrirá possibilidades para startups e Fintechs que já estão ativas no mercado. Levando a uma forte transformação no mercado financeiro.

A E-VAL acredita firmemente que o PIX promoverá a inovação nas plataformas de pagamentos, transformando a maneira como fazemos pagamentos nos próximos anos, agregando valor e abrindo todo tipo de possibilidades para todos os segmentos de mercado, consumidores e empresas.

Benefícios exclusivos para os clientes E-VAL

Pensando em toda a transformação gerada pelo PIX e a revolução dos pagamentos em tempo real a E-VAL trás através do seu compromisso com a inovação e segurança, benefícios exclusivos para os clientes ao contratar os nossos serviços na implementação das transações de pagamentos instantâneos.

  1. Escalabilidade e Elasticidade: Preparado para milhões de transações e horas de pico.
  2. Segurança: Transações com o maior nível de segurança possível.
  3. Disponibilidade 24x7x365: Uma infraestrutura essencial para a sociedade.
  4. Implementação Rápida: Sistema implementado antes de Novembro de 2020.
  5. Velocidade: tempo estimado da transação entre recebedor e pagador menor que 10s. 
  6. A experiência desde 2004 em projetos de assinatura digital regulatórios;
  7. Equipe qualificada para atendimento desse tipo baseado em experiências do SPB/Compe;
  8. Oferta completa para Assinatura Digital SPI (Software Assinatura Digital e Verificação, HSM e Certificado Digital SPB);

A E-VAL Tecnologia é uma empresa especializada em serviços e soluções de alta tecnologia focada em Assinatura Digital, Autenticação e Proteção de Dados.

A companhia tem se destacado no desenvolvimento de soluções críticas e tecnologias emergentes, melhorias de serviços eletrônicos no intuito de agregar valor e melhorias para nossos clientes.

O nosso principal objetivo é apoiar nos projetos de autenticação, assinatura e proteção de dados da sua instituição, reduzindo custos e mantendo um alto nível de segurança e confiabilidade.

Para o PIX a E-VAL está fornecendo solução completa para a assinatura digital, desde o software de assinatura digital e verificação, como também os certificados digitais exigidos na comunicação e o HSM que o Banco Central recomenda o uso. E portanto, se você deseja saber mais entre em contato conosco.

Sobre a E-val Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D