Novidades

A complexidade do ambiente de nuvem ultrapassou a capacidade humana de gerenciar

Os líderes de TI estão cada vez mais preocupados com a transformação digital acelerada, combinada com a complexidade do ambiente de nuvem moderno, colocando as equipes digitais já sobrecarregadas sob muita pressão, revela uma pesquisa da Dynatrace com 700 CIOs.

Isso deixa pouco tempo para inovação e limita a capacidade das equipes de priorizar tarefas que geram maior valor e melhores resultados para os negócios e seus clientes.

Principais conclusões sobre o ambiente de nuvem

  • 89% dos CIOs dizem que a transformação digital se acelerou nos últimos 12 meses e 58% prevêem que continuará a acelerar;
  • 86% das organizações estão usando tecnologias nativas da nuvem, incluindo microsserviços, contêineres e Kubernetes, para acelerar a inovação e obter resultados de negócios mais bem-sucedidos;
  • 63% dos CIOs dizem que a complexidade de seu ambiente de nuvem ultrapassou a capacidade humana de gerenciamento;
  • 44% do tempo das equipes de TI e operações em nuvem é gasto em trabalho manual de rotina, apenas para “manter as luzes acesas”, custando às organizações uma média de US$ 4,8 milhões por ano;
  • 56% dos CIOs dizem que quase nunca são capazes de concluir tudo que o negócio precisa de TI;
  • 70% dos CIOs dizem que sua equipe é forçada a gastar muito tempo fazendo tarefas manuais que poderiam ser automatizadas se eles tivessem os meios.

De fato, os benefícios da TI no ambiente de nuvem e da automação comercial vão muito além da economia de custos. As organizações precisam dessa capacidade para gerar receita, permanecer conectada com os clientes e manter os funcionários produtivos, ou enfrentarão a extinção.

O aumento da automação permite que as equipes digitais aproveitem ao máximo o crescente volume e a variedade de dados de observados de seus ambientes cada vez mais complexos, com várias nuvens e contêineres. 

Com a plataforma certa, as equipes podem transformar esses dados em respostas acionáveis, conduzindo uma mudança cultural em toda a organização e liberando seus escassos recursos de engenharia para se concentrar no que é mais importante – os clientes e os negócios.

O futuro do seu negócio está no ambiente de nuvem

O progresso e a oportunidade que a computação em nuvem apresenta são muito poderosos e úteis para serem ignorados.

O futuro do seu negócio é o cloud computing, o que significa que se você deseja que esse futuro seja longo e lucrativo, o futuro também deve ser necessariamente aquele em que você usará a segurança adequada para seus negócios e relacionamentos virtualizados. 

As assinaturas eletrônicas são apenas uma parte dessa segurança, mas uma parte vital que você não pode ignorar se quiser garantir o gerenciamento do ambiente de nuvem com uso da autenticidade e integridade de seus documentos confidenciais.

Na prática, elas oferecem uma maneira de proteger os arquivos que são enviados pela nuvem, bem como os relacionamentos que esses documentos criam e permitem. 

Muitas pessoas acreditam que a assinatura eletrônica é meramente o nome assinado de uma pessoa carregada em um computador e colada em um documento, mas as empresas que fazem sua devida diligência escolhem essa autenticação digital porque são muito mais capazes e seguras do que isso, especialmente se você espera que protejam contra pessoas habilidosas e cibercriminosos experientes.

O que a assinatura eletrônica certa pode fazer por você e sua empresa

O tipo de assinatura eletrônica que as empresas escolhem basicamente se baseia em padrões técnicos e internacionais publicados. 

Elas fornecem três garantias principais de segurança: autenticidade, não repúdio e integridade. Com esses três aspectos da segurança de documentos garantidos, você pode conduzir seus negócios no ambiente de nuvem sem se preocupar se a segurança de seus documentos foi comprometida por aqueles que pretendem prejudicar seus negócios.

As assinaturas digitais podem ser usadas para autenticar a origem de uma mensagem, estabelecendo a propriedade da mensagem. Uma chave secreta pode ser associada a um usuário específico, que só aparece quando uma mensagem é enviada por esse usuário. 

Dessa forma, você pode ter certeza de que a pessoa de quem está recebendo as informações vem, na verdade, dessa pessoa, uma vez que os cibercriminosos podem atualmente tentar enviar-lhe mensagens fraudulentas, fazendo-se passar por um membro da sua equipe, cliente ou parceiro comercial.

Integridade e não repúdio

Autenticar a origem de um documento no ambiente de nuvem não é sua única preocupação. A integridade também é importante: você deve ter certeza absoluta de que o documento não foi alterado entre o momento em que foi criado e o momento em que você o visualiza. 

Muitas empresas optam por criptografar seus documentos, o que é um grande passo para garantir a segurança no ambiente de nuvem. Quando você inclui uma assinatura eletrônica em um documento, essa autenticação criará um selo inviolável. 

Se o documento for adulterado, ele alertará qualquer pessoa que estiver visualizando o documento que ele foi modificado e que a integridade do documento não está intacta. 

Finalmente, os documentos que são assinados digitalmente incluem não apenas proteções contra adulteração, mas também fornecem uma trilha detalhada de informações que mostra quem olhou o documento, quando o assinou e quais etapas tomaram para revê-lo. 

Isso oferece proteção contra clientes que repudiam nunca ter olhado ou assinado um documento, o que o protege contra futuras fraudes comerciais. Existem ocasiões em que clientes, parceiros de negócios ou funcionários podem tentar repudiar seus documentos por diversos motivos, o que pode causar problemas para o seu negócio.

Mudança de processos de negócios com o ambiente de nuvem

A assinatura de documentos na nuvem através das autenticações digitais reflete a atual mudanças na gestão dos negócios, oferecendo benefícios significativos para usuários de diferentes segmentos e setores. 

Essa mudança tecnológica traz consigo certos desafios técnicos, comportamentais e até emocionais que demonstram como a tecnologia avançada de validação digital baseadas no usuário da assinatura segura os atende na prática. 

  • Muda a forma como os gestores pensam sobre seus negócios e coordenam tarefas e pessoas;
  • Fornece aos líderes de unidades de negócios e aos usuários finais uma função maior na obtenção e gerenciamento de tecnologia para eles próprios e muda a função dos profissionais de TI;
  • Mudanças nas operações de negócios, reduzindo o tempo de resposta, maior eficiência, melhor custo-benefício em um ambiente sem papel.

Os benefícios das assinaturas digitais no ambiente de nuvem fazem com que mais escritórios e empresas as escolham para tornar seu local de trabalho mais eficiente e seguro. 

Os sistemas de gerenciamento de documentos digitais podem ajudar sua organização a economizar tempo, dinheiro e espaço, proporcionando melhor segurança, melhorando a produtividade e reduzindo a papelada.

E-VAL fornece solução completa para a assinatura digital, desde o software de assinatura digital e verificação, os certificados digitais exigidos na comunicação e o HSM que o Banco Central recomenda o uso para PIX. Portanto se você deseja saber mais entre em contato conosco.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D