Proteção de Dados

A profissionalização dos grupos de ransomware ameaça a cibersegurança das empresas

Os grupos de ransomware continuam aproveitando vulnerabilidades para infectar e extorquir suas vítimas. É importante que indivíduos e empresas estejam cientes dessas vulnerabilidades e tomem as precauções necessárias para se protegerem das infecções.

Ao saber o que procurar, podemos ajudar a minimizar as chances de ser vítima de cibercriminosos, dos ataques de ransomware e de todos os seus efeitos.

Neste artigo, discutiremos como se proteger contra ataques de grupos de ransomware, os perigos de não estar preparado e o que fazer para se proteger.

Grupos de ransomware são gangues criminosas organizadas, especializadas em distribuir diferentes tipos de malware

Eles geralmente aproveitam vulnerabilidades antigas para infectar suas vítimas. Isso ocorre porque muitas pessoas e empresas não mantêm seus softwares atualizados, deixando-os vulneráveis ​​a ataques.

De acordo com a análise de ataques de ransomware registrados entre janeiro e março de 2022 por pesquisadores de segurança cibernética da Digital Shadows, os grupos Lock Bit 2.0 e Conti foram as duas gangues de ransomware mais ativas durante o período de relatório de três meses, respondendo por 58% de todos os incidentes. 

As gangues de ransomware geralmente infectam um computador usando técnicas de engenharia social, como enviar e-mails maliciosos que contêm anexos ou links infectados. Uma vez que uma vítima abre o anexo ou clica no link, o ransomware é executado e criptografa os dados do computador. Depois de criptografar os dados, as gangues geralmente exigem um resgate em moeda virtual para descriptografá-los.

Além disso, as gangues de ransomware também podem infectar um computador usando exploits e vulnerabilidades desconhecidas, também conhecidos como ataques de Zero-Day. 

Isso é feito explorando uma falha no software do computador que ainda não foi corrigida pelo fabricante. Ao fazer isso, as gangues de ransomware podem ter acesso completo ao computador e às redes da organização.

Uma vez que o ransomware tem acesso a uma rede, ele pode se espalhar para outros computadores conectados à rede e criptografar os dados de todos os computadores. Isso torna ainda mais difícil para uma organização recuperar seus dados, pois eles precisam pagar resgates para todos os computadores infectados.

Grupos de ransomware tornaram suas operações profissionais

Como os grupos de ransomware estão se tornando mais profissionais com seus ataques, é importante que indivíduos e empresas tomem as precauções necessárias para se protegerem. Uma maneira de fazer isso é saber o que procurar para identificar um possível ataque de ransomware.

Algumas das vulnerabilidades mais comuns que os grupos de ransomware estão explorando incluem explorações antigas em produtos já consolidados no mercado, a exemplo de sistemas operacionais e ferramentas de produtividade. Ao mantê-los atualizados, podemos ajudar a mitigar o risco de ser infectado por ransomware.

À medida que as operações de ransomware se tornaram mais complexas, elas exigem uma gama crescente de habilidades especializadas para serem executadas com sucesso. Por exemplo, alguns grupos de ransomware estão recrutando profissionais de TI para ajudar a criptografar os sistemas de suas vítimas e garantir que o ataque seja bem-sucedido.

Os grupos estão cada vez mais se especializando em determinadas indústrias para garantir que as vítimas estejam dispostas a pagar o resgate. Por exemplo, alguns grupos de ransomware estão focados em atacar hospitais, pois sabem que essas organizações não podem parar de funcionar e precisam de seus sistemas para operar.

Isso significa ser crucial que as empresas identifiquem os tipos de ransomware que estão sendo alvo de seus ataques e tomem as medidas necessárias para se proteger. Além disso, é importante que as empresas mantenham um backup de seus dados para que possam restaurar seus sistemas caso sejam infectados por ransomware.

Por fim, também é uma boa ideia educar a si mesmo e aos outros sobre os perigos do ransomware. Ao fazer isso, podemos ajudar a diminuir as chances de ser vítima de um ataque.

 

 

Como se proteger de grupos de ransomware

Existem algumas etapas que você pode seguir para se proteger de grupos de ransomware. 

  • Em primeiro lugar, certifique-se de que você tenha um software de segurança atualizado instalado em seu computador e que esteja executando os patches mais recentes;
  • O segundo passo é estar ciente dos tipos de ransomware que existem e os métodos que eles usam para infectar suas vítimas. Isso ajudará você a identificar um ataque, se ele acontecer;
  • Terceiro, certifique-se de ter um backup de seus dados caso seja infectado. Dessa forma, você pode restaurar seus sistemas sem ter que pagar o resgate.

Além disso, tenha muito cuidado com os arquivos que você baixa e abre, especialmente se forem de fontes desconhecidas ou não confiáveis. Caso você suspeite de ter sido infectado com ransomware, não tente pagar o resgate, pois isso apenas encoraja os invasores e pode não resultar na liberação de seus arquivos.

Em vez disso, entre em contato com um serviço profissional de remoção de malware ou com as autoridades locais para obter assistência. Ao seguir estas etapas simples, você pode ajudar a manter-se protegido contra grupos de ransomware.

A cibersegurança de sua empresa com proteção de dados em tempo real e com criptografia segura

O CipherTrust é a solução ideal contra ataques de ransomware. De forma simples, abrangente e efetiva, a solução CipherTrust oferece recursos para proteger e controlar o acesso a bancos de dados, arquivos e contêineres — e pode proteger ativos localizados em nuvem, virtuais, big data e ambientes físicos. 

Com o CipherTrust, é possível proteger os dados de sua empresa e tornar anônimos seus ativos sensíveis, garantindo segurança para sua empresa e evitando problemas futuros com vazamento de dados. 

E-VAL Professional Services possui um time de profissionais especializados e com as melhores práticas do mercado

Beneficie-se de nossos muitos anos de experiência e conhecimento especializado em segurança da informação e conformidade com a LGPD. Seremos seu parceiro para a realização de projetos de digitalização em conformidade com os regulamentos de segurança e proteção de dados. 

Compartilhamos a nossa experiência em todos os fluxos de negócios em instituições de saúde para ajudá-lo a minimizar riscos, maximizar o desempenho e garantir a proteção de dados que seus pacientes e parceiros esperam.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 17 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, autenticação, assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error
fb-share-icon
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D