Novidades

A segurança cibernética é uma prioridade para a transformação digital

Os líderes de TI revelaram recentemente que adaptar se rapidamente a cultura da empresa a novas formas de trabalhar é o desafio número um que eles precisam superar nos próximos 12 meses. Os resultados são revelados após uma pesquisa com mais de 600 participantes no evento DTX: NOW, conferência virtual que abordou os principais desafios e oportunidades da Transformação Digital.

26% dos entrevistados citaram a segurança cibernética como o foco principal para projetos planejados, seguida por nuvem (21%), análise de dados (15%) e infraestrutura de rede (14%). De acordo com uma pesquisa separada, os participantes relataram que houveram mais invasões no primeiro semestre de 2020 do que em todo o ano de 2019.

As maiores barreiras para entregar projetos de transformação digital dentro do prazo e do orçamento refletem a mudança na dinâmica organizacional que está sendo intensificada pelo COVID-19. 

A barreira mais significativa para os projetos revelaram-se a alteração do escopo (29% dos entrevistados), orçamentos reduzidos (24%) e alteração da estrutura da equipe (17%).

Os dados também indicam que a transformação digital se tornou uma prioridade para empresas de todos os portes. De fato, a COVID-19 tem sido um catalisador para essa mudança, mas também é um nivelador. Por conta da atual crise podemos ver uma mudança nas tecnologias em que as empresas estão investindo.

Garantir que a grande maioria dos funcionários pudesse trabalhar em casa expôs problemas com a estratégia de TI

Modernizar a estrutura de tecnologia e os processos de negócio buscando a segurança cibernética tornou-se uma prioridade imediata para quase todas as empresas.

Muitas organizações descobriram que áreas como medidas de proteção, privacidade de dados, infraestrutura de rede e estratégia de nuvem precisam de adaptação urgente para uma força de trabalho distribuída.

Algumas empresas podem estar em posição de considerar IA, blockchain e computação quântica como importantes recursos visando a mudança para o ambiente digital, porém, a realidade para a maioria é que os projetos de tecnologia de grande valor voltados para o futuro estão em segundo plano por enquanto. 

Na prática, empresas de todos os tamanhos estão reiniciando suas jornadas de transformação digital. Adaptar a cultura digital para um novo mundo de trabalho é o principal desafio que eles precisam superar no próximo ano, seguido pela automação de tarefas e processos de negócios e pela escolha da estratégia de nuvem certa.

Empresas e organizações de todos os tamanhos e segmentos reconhecem a importância da segurança cibernética para o sucesso da Transformação Digital

À medida que aumentam os gastos e a conscientização sobre a importância da segurança cibernética, também aumenta a demanda por inteligência sobre a melhor forma de gastar esses fundos e o que os líderes de segurança podem esperar nas superfícies de ataque em constante evolução de hoje.

CEOs, membros do conselho corporativo, CISOs e outros executivos precisam fazer da segurança cibernética a um nível “C-Level” para garantir que suas empresas, de diferentes tamanhos e segmentos, protejam o que possuem de mais importante: seus negócios e principalmente clientes.

  • Varejo, saúde, governo e instituições financeiras continuam sendo os setores mais visados ​​de ataques ou tentativas de segurança cibernética;
  • Os invasores estão ficando cada vez mais sofisticados e as classificações tradicionais (estados-nação, “hacktivistas” ou cibercriminosos) estão se tornando um tanto desatualizadas. Os chamados “atores de ameaças híbridas” – que se disfarçam como uma classificação diferente para mascarar sua identidade – estão em ascensão;
  • Botnets, DDoS, phishing e malware continuam sendo ameaças persistentes ou métodos de entrega de ameaças, mas métodos de ataque e sistemas de entrega de malware mais modernos, como cryptojacking e ransomware, estão aumentando em popularidade.

As assinaturas digitais surgem como tecnologia essencial para ajudar a manter a segurança digital enquanto permite a digitalização de processos na Transformação Digital

A pandemia acelerou os planos de transformação digital para muitas organizações e empresas, e as assinaturas digitais surgiram durante esse tempo como uma tecnologia essencial que pode ajudar a manter a segurança cibernética dos negócios enquanto permite a digitalização de processos que por muito tempo permaneceram manuais e baseados em papel.

Como as assinaturas digitais são reconhecidas como juridicamente vinculativas, as empresas, mesmo em setores altamente regulamentados, como serviços financeiros, podem se sentir seguras ao adotar essa tecnologia básica para permitir a assinatura remota de documentos jurídicos e impulsionar ainda mais seus planos de Transformação Digital. 

Aqui estão apenas alguns dos benefícios que as assinaturas digitais têm a oferecer na jornada de Transformação Digital das empresas:

Maior segurança

Em um ambiente de Transformação Digital, as assinaturas digitais fornecem um método mais seguro de coleta de assinaturas do que documentos em papel e assinaturas escritas. 

Por um lado, os documentos em papel são mais fáceis de se perder e podem cair nas mãos erradas, uma vez que não é possível rastrear documentos em papel tão facilmente quanto aqueles hospedados online. 

Além disso, algumas soluções de assinatura digital fornecem trilhas de auditoria, mostrando não apenas quem assinou o documento, mas também quando e onde, por meio do uso de carimbos de data / hora e até coordenadas GPS.

Redução de custos operacionais

Com as assinaturas digitais sendo processadas inteiramente online, não há necessidade de assinar ou transportar documentos manuais em papel. Na verdade, ele ainda economiza dinheiro para as empresas em papel e material de envio e também economiza tempo para a equipe que anteriormente preenchia a papelada manualmente.

Maior produtividade dos funcionários

Em vez de gastar tempo em processos manuais em papel, como erros de edição ou reescrita, as assinaturas digitais liberam o tempo dos funcionários, permitindo que trabalhem de uma forma mais eficaz e valiosa, seja construindo relacionamentos com clientes ou conduzindo outros negócios para a organização.

Melhorar a experiência do cliente

Um dos maiores benefícios das assinaturas digitais é que elas fornecem uma experiência melhor para o cliente em comparação com os processos tradicionais baseados em papel. Os clientes hoje esperam com a Transformação Digital serviços digitais das empresas com as quais interagem e desejam maior comodidade, em vez de gastar seu tempo imprimindo ou assinando documentos em papel. 

Atender e manter a conformidade regulatória

Em todo o mundo, as leis estão acompanhando a crescente adoção de assinaturas digitais. Em muitos países, registros e assinaturas eletrônicas são agora tratados como qualquer outro tipo de dados eletrônicos e são tão admissíveis como se fossem registros em papel.

A COVID-19 mudou a maneira como as empresas atendem seus clientes e as assinaturas digitais estão estabelecendo a base para o futuro da Transformação Digital em todo o mundo

A assinatura digital fornece às empresas os recursos necessários de transparência, eficiência e segurança não encontrada nos métodos tradicionais de assinatura. 

Ao aumentar a segurança, reduzir custos operacionais, melhorar a produtividade dos funcionários, aprimorar a experiência do cliente e ajudar as empresas a cumprir e manter a conformidade, às assinaturas digitais oferecem muitos benefícios. 

As empresas que aproveitam esta tecnologia estarão um passo mais perto em sua jornada de Transformação Digital e permanecerão relevantes, agora e no futuro.

Os benefícios das assinaturas digitais no ambiente de Transformação Digital fazem com que mais escritórios e empresas as escolham para tornar seu local de trabalho mais eficiente e seguro. 

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D