Proteção de Dados

As 5 ameaças à segurança cibernética que as empresas devem estar preparadas para mitigar em 2022

O crime cibernético continua a ser um grande problema para indivíduos e empresas em todo o mundo, custando globalmente mais de US$ 6 trilhões anualmente, de acordo com Annual Cybercrime Report 2020. Para colocar isso em perspectiva, se o crime cibernético fosse um país, seria a terceira maior economia global depois dos EUA e da China.

Desde a pandemia no início de 2020, muitos criminosos cibernéticos mudaram a forma como operam. Isso porque a mudança nas práticas de trabalho, a exemplo do home office, apresentou muitas vulnerabilidades de segurança que esses criminosos rapidamente exploraram.

Em 2022, o panorama da segurança cibernética continuará a evoluir à medida que muitas empresas retornem às práticas de trabalho pré-pandêmica, embora ainda mantenham alguns dos arranjos de trabalho flexíveis que adotaram em 2020.

Isso destaca a importância de entender quais serão os principais riscos à segurança cibernética de 2022 e o que sua empresa pode fazer para mitigar esses riscos.

As ameaças à segurança cibernética continuarão a aumentar em 2022 se medidas robustas não forem tomadas.

De acordo com o Gartner, as organizações que adotam uma arquitetura de segurança cibernética podem reduzir o impacto financeiro dos incidentes de segurança em uma média de 90%.

Os 5 principais tipos de ameaças à segurança que todos devem considerar e estar cientes em 2022 estão listados abaixo:

1. Ransomware

De acordo com a Cybersecurity Ventures, o custo dos danos do ransomware deve chegar a US $265 bilhões em 2031. O relatório prevê que haverá um novo ataque a cada 2 segundos, à medida que os cibercriminosos refinam progressivamente suas cargas de malware e atividades de extorsão relacionadas.

Nesse tipo de ataque, o computador da vítima é bloqueado, normalmente por criptografia, impedindo-a de usar o dispositivo e tudo o que está armazenado nele. Para recuperar o acesso ao dispositivo, a vítima precisa pagar um resgate, geralmente na forma de moeda virtual. 

Existem diferentes tipos de transmissão de tais ameaças. No entanto, na maioria das vezes, o ransomware se espalha por meio de anexos de e-mail mal-intencionados, aplicativos de software infectados, sites comprometidos ou armazenamento externo infectado.

2. Ameaças internas

Este é um dos tipos mais comuns de ameaças à segurança. Geralmente ocorre quando os funcionários, intencionalmente ou não, usam indevidamente o acesso autorizado de uma forma que afeta negativamente o sistema da organização.

Na maioria dos casos, isso se deve à não conformidade com as políticas e procedimentos da organização. Como tal, eles estão propensos a enviar por e-mail os dados do cliente para terceiros ou compartilhar suas informações de login com outras pessoas. 

Esses tipos de ataques evitariam os protocolos de segurança cibernética para excluir, vender ou roubar dados. Isso pode interromper as operações e causar grandes danos aos dados.

3. Ataques de phishing

Os ataques de phishing são uma das ameaças à segurança da informação mais prevalentes no ambiente de negócios atual. De acordo com o 2021 Data Breach Investigations Report (DBIR) da Verizon, o phishing é a principal “variedade de ação” observada em violações em 2020, com 43% das violações envolvendo phishing e / ou pretextos.

Phishing tem como objetivo enganar os usuários para comprometer informações importantes e confidenciais. Normalmente, os invasores usam e-mails falsos que parecem confiáveis ​​ou de fontes legítimas. 

A ideia principal é fazer com que os usuários realizem algumas ações (por exemplo, clicar em um link ou abrir anexos de e-mail) que permitam que invasores instalem malware em seus dispositivos. 

4. Ataques na nuvem

A nuvem tornou-se uma parte crítica de nossa vida cotidiana. No entanto, devemos estar cientes que nem todos os serviços em nuvem fornece autenticação e criptografia seguras. A configuração incorreta pode causar vários incidentes, incluindo intrusões, vulnerabilidades de rede e vazamentos de dados. 

De acordo com a IBM, mais da metade das violações de segurança na nuvem são causadas por questões simples. Enquanto, dois terços dos incidentes de segurança na nuvem podem ser evitados verificando as configurações.

5. Ataques de malvertising 

Publicidade maliciosa, também conhecida como malvertising, é uma nova forma emergente de crime cibernético. Por meio dessa técnica, os cibercriminosos injetam um código malicioso em anúncios digitais que redirecionam os usuários para sites maliciosos ou instalam malware em seus dispositivos. 

É muito difícil ser identificado por internautas e editores. Assim, são geralmente servidos aos consumidores por meio de redes de publicidade legítimas. Qualquer anúncio exibido em sites pode apresentar risco de infecção.

Até mesmo algumas empresas mundialmente conhecidas exibiram inadvertidamente anúncios maliciosos em seus sites. 

Mais ataques cibernéticos relacionados ao COVID-19

Os cibercriminosos exploraram rapidamente a pandemia, usando-a como pretexto para e-mails de phishing, aplicativos falsos e links interessantes para sites maliciosos. 

À medida que 2022 avança, é provável que haja mais desenvolvimentos relacionados ao COVID-19 em todo o mundo, novas variantes, novidades sobre vacinas e ofertas de doses de reforço, por exemplo. 

Os cibercriminosos estão ansiosos para explorar esses desenvolvimentos para continuar a enganar funcionários das empresas para fazerem o download de software malicioso ou fornecerem informações confidenciais que podem ser usadas para invadir sistemas de computador de caridade.

Invista em proteção de dados em 2022 e além. A solução CipherTrust Data Security Platform permite que as empresas protejam sua estrutura contra ataques

De acordo com o IDC, mais de 175 zetabytes de dados serão criados até 2025, e hoje mais da metade de todos os dados corporativos são armazenados na nuvem. 

Para lidar com a complexidade de onde os dados são armazenados, a CipherTrust Data Security Platform oferece recursos fortes para proteger e controlar o acesso a dados confidenciais em bancos de dados, arquivos e contêineres. Tecnologias específicas incluem:

CipherTrust Transparent Encryption

Criptografar dados em ambientes locais, em nuvem, banco de dados, arquivos e Big Data com controles de acesso abrangentes e registro de auditoria de acesso de dados detalhado que pode impedir os ataques mais maliciosos.

CipherTrust Database Protection

Fornece criptografia transparente ao nível de coluna de dados estruturados e confidenciais que residem em bancos de dados, como cartão de crédito, números de previdência social, números de identificação nacional, senhas e endereços de e-mail.

CipherTrust Application Data Protection 

Oferece APIs para que os desenvolvedores adicionem rapidamente criptografia e outras funções criptográficas a seus aplicativos, enquanto o SecOps controla as chaves de criptografia.

CipherTrust Tokenization

Oferece serviços de tokenização de dados ao nível de aplicativo em duas soluções convenientes que oferecem flexibilidade ao cliente – Token sem Vault com mascaramento de dados dinâmico baseado em políticas e Tokenização em Vault.

CipherTrust Batch Data Transformation

Fornece serviços de mascaramento de dados estáticos para remover informações confidenciais de bancos de dados de produção, para que as questões de conformidade e segurança sejam aliviadas ao compartilhar um banco de informações com terceiros para análise, teste ou outro processamento.

CipherTrust Manager

Centraliza chaves, políticas de gerenciamento e acesso a dados para todos os produtos CipherTrust Data Security Platform e está disponível em formatos físicos e virtuais compatíveis com FIPS 140-2 Nível 3.

CipherTrust Cloud Key Manager 

Oferece o gerenciamento do ciclo de vida de sua própria chave (BYOK) para muitos provedores de infraestrutura, plataforma e software como serviço na nuvem.

CipherTrust KMIP Server

Centraliza o gerenciamento de chaves para o protocolo de interoperabilidade de gerenciamento de chaves (KMIP) comumente usado em soluções de armazenamento.

CipherTrust TDE Key Manager

Centraliza o gerenciamento de chaves para criptografia encontrada em Oracle, SQL e Always Encrypted SQL.

O portfólio de produtos de proteção de dados que compõe a solução CipherTrust Data Security Platform permite que as empresas protejam dados em repouso e em movimento em todo o ecossistema de TI e garante que as chaves dessas informações estejam sempre protegidas e apenas sob seu controle. 

Ela simplifica a segurança dos dados, melhora a eficiência operacional e acelera o tempo de conformidade. Independentemente de onde seus dados residem.

A plataforma CipherTrust garante que seus dados estejam seguros, com uma ampla gama de produtos e soluções comprovados e líderes de mercado para implantação em data centers, ou aqueles gerenciados por provedores de serviços em nuvem (CSPs) ou provedores de serviços gerenciados (MSPs), ou como um serviço baseado em nuvem gerenciado pela Thales, empresa líder no segmento de segurança.

Portfólio de ferramenta que garante a proteção de dados

Com os produtos de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform, sua empresa pode:

Reforçar a segurança e a conformidade

Os produtos e soluções de proteção de dados CipherTrust abordam as demandas de uma série de requisitos de segurança e privacidade, incluindo a identificação eletrônica, autenticação e confiança, Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros requisitos de conformidade.

Otimiza a eficiência da equipe e dos recursos

CipherTrust Data Security Platform oferece o mais amplo suporte para casos de uso de segurança de dados no setor, com produtos desenvolvidos para trabalhar em conjunto, uma linha única para suporte global, um histórico comprovado de proteção contra ameaças em evolução e o maior ecossistema de parcerias de segurança de dados do setor. 

Com foco na facilidade de uso, APIs para automação e gerenciamento responsivo, a solução CipherTrust Data Security Platform garante que suas equipes possam implementar, proteger e monitorar rapidamente a proteção do seu negócio. 

Além disso, serviços profissionais e parceiros estão disponíveis para design, implementação e assistência de treinamento para garantir rapidez e confiabilidade em implementações com o mínimo de tempo de sua equipe.

Reduz o custo total de propriedade

O portfólio de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform oferece um amplo conjunto de produtos e soluções de segurança de dados que podem ser facilmente dimensionados, expandidos para novos casos de uso e têm um histórico comprovado de proteção de tecnologias novas e tradicionais. 

Com o CipherTrust Data Security Platform, as empresas podem preparar seus investimentos para o futuro enquanto reduz custos operacionais e despesas de capital.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 16 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error
fb-share-icon
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D