Assinatura Digital Assinatura Eletrônica

Qual a diferença entre assinatura digital, assinatura eletrônica e certificado digital?

Uma das dúvidas mais comuns sobre assinaturas digitais é a diferença entre uma assinatura digital, assinatura eletrônica e também um certificado digital. Portanto vamos abordar nesse post algumas diferenças para deixar claro para você.

Certificado digital

Primeiro, vamos falar sobre o certificado digital. Ele funciona como uma “carteira de identidade” no mundo virtual. Isso acontece quando um documento eletrônico é assinado digitalmente por uma autoridade certificadora com o objetivo de vincular uma pessoa ou empresa a uma chave pública.

Além disso, um certificado digital deve conter:

  • chave pública do titular.
  • nome e endereço de e-mail.
  • período de validade.
  • nome da autoridade certificadora que o emitiu.
  • número de série do certificado digital.
  • assinatura digital da autoridade certificadora.

Nós também escrevemos um artigo sobre o que é uma requisição de certificado digital para ajuda-lo a entender sobre o assunto. Leia aqui.

Assinatura digital

Agora vamos ver sobre assinatura digital, pois é necessário entender que a assinatura digital é usada para garantir a autenticidade, integridade e não repúdio de um documento, para tanto, ela utiliza algoritmos de criptografia assimétrica. Em outras palavras, é uma modalidade de assinatura eletrônica que fica vinculada a um documento eletrônico. Caso o documento sofra qualquer tipo de alteração a assinatura digital não poderá ser verificada e a validade será questionada.

Uma assinatura digital deve:

  • ser única para cada documento.
  • comprovar a autoria do documento eletrônico.
  • possibilitar a verificação da integridade do documento.
  • assegurar ao destinatário o “não repúdio” do documento eletrônico.

Por fim, no Brasil as assinaturas digitais devem estar em conformidade com a ICP Brasil. Além disso escrevemos um outro artigo que pode ajuda-lo a entender melhor sobre assinatura digital. Leia aqui.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica funciona do mesmo jeito que uma assinatura no papel, apesar de se utilizar de meios digitais para tal. Afinal, o seu uso garante a validade de documentos eletrônicos. Há alguns tipos de assinatura eletrônica, no qual, podemos citar alguns conhecidos:

Diferente da assinatura digital, que pelo uso do PKI e processos ICP-Brasil, garantem autenticidade, integridade e não repúdio. A assinatura eletrônica busca outras formas para garantir isso coletando de informações para uma possível validação futura. Como exemplo, pode-se efetuar a coleta dos seguintes dados:

  • Data e hora em que foi feita a assinatura eletrônica.
  • Nome do usuário.
  • CPF do usuário.
  • IP do usuário.
  • Hash do documento.

Por fim, pode-se adicionar alguns controles para aumentar a segurança, como por exemplo, a assinatura eletrônica com chancela de terceiro agrega uma assinatura digital de um terceiro na assinatura eletrônica gerada de forma que garante a integridade do documento. Também escrevemos um artigo no blog da validade legal da assinatura eletrônica, não deixe de conferir aqui.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D