Proteção de Dados

Benefícios de uma estratégia multicloud e como implementá-la na empresa

Multicloud (também conhecido como multi-nuvem) refere-se a operações de negócios espalhadas por várias nuvens e diferentes provedores de serviços. 

Dependendo dos objetivos finais de uma organização, uma estratégia de multicloud (ou estratégia de várias nuvens) requer a adoção de uma ou mais infraestrutura, plataforma e software como serviço (IaaS, PaaS e SaaS) respectivamente. 

Ao optar por uma abordagem de multicloud, as empresas podem selecionar o melhor provedor para cada carga de trabalho específica. Uma empresa pode descobrir que um provedor de soluções oferece um pacote de e-mail superior, enquanto outro é mais adequado para lidar com cargas de trabalho com requisitos de conformidade ou desempenho.

Existem boas razões para adotar essa abordagem. Uma estratégia de multicloud permite que as organizações evitem a dependência de fornecedores e selecionem os melhores serviços de nuvem para atender aos requisitos de um determinado aplicativo ou carga de trabalho. 

As empresas podem escolher serviços com custo otimizado e aproveitar nuvens dispersas geograficamente para atender aos requisitos de soberania de dados e melhorar a experiência do usuário.

O modelo de multicloud também fornece redundância que reduz o risco de tempo de inatividade. Embora as interrupções no provedor de serviços não sejam tão comuns e generalizadas como antes, o risco potencial para os clientes é maior do que nunca. 

À medida que as organizações continuam a migrar mais cargas de trabalho de missão crítica para a nuvem, uma interrupção ou degradação do desempenho pode prejudicar gravemente suas operações.

Definindo uma estratégia multicloud

Uma estratégia de multicloud define o seguinte:

  • Como a empresa decidirá quais nuvens usar para quais propósitos, incluindo nuvens públicas e privadas e todos os tipos de plataforma de nuvem, ou seja, IaaS, PaaS e SaaS;
  • Como as ofertas de nuvem se encaixarão umas com as outras e com as ofertas locais;
  • Como a empresa decidirá onde os dados podem e devem ficar; 
  • Como a empresa usará e protegerá o acesso a recursos e dados.

Da forma que acontece com qualquer estratégia de tecnologia, para colher os benefícios de uma estratégia de várias nuvens, ela deve ser baseada nos requisitos de negócios e princípios de tecnologia.

Esses requisitos de negócios podem incluir a redução dos custos de capital e a variação no Opex( Operational Expenditure, o controle das despesas operacionais)  mensal e a eliminação de interrupções de serviço perceptíveis ao cliente. 

Esses serviços podem variar significativamente entre setores e organizações, tanto em conteúdo quanto em prioridade. Por exemplo, uma empresa valorizará muito mais a continuidade do serviço aos clientes do que outra, mesmo no mesmo setor.

Porque as empresas devem considerar a adoção de um multicloud

Um estudo recente da Dimensional Research, empresa especializada em pesquisas de mercado, descobriu que 77% das empresas estão planejando adotar uma estratégia multicloud nos próximos dois anos para melhor atender às suas necessidades. Mas quais são as vantagens da multicloud que tornam uma abordagem tão atraente?

1. Performance melhorada com multicloud

Muitas empresas estão escolhendo vários ambientes de nuvem, combinando cargas de trabalho entre provedores de nuvem pública e privada. 

Embora os provedores de nuvem pública tenham um lugar para muitas empresas, o fato de que eles precisam atender a um grande número de empresas pode prejudicar sua capacidade de fornecer produtos especializados. 

Esses provedores de nuvem pública oferecerão dezenas de conjuntos de soluções diferentes, cobrindo tudo, desde aprendizado de máquina a aplicativos de blockchain. No entanto, cada um tem prós e contras para os usuários. 

Muitos clientes escolhem seus provedores se precisarem de um conjunto diversificado de ferramentas que funcionem como uma infraestrutura como serviço (IaaS) em vez de plataforma como serviço (PaaS). 

Muitas vezes, as limitações dos provedores de nuvem levam as empresas a adotar a implementação de vários fornecedores, abrindo a opção de escolher o “melhor da categoria”. As empresas têm maior flexibilidade para integrar os mais recentes avanços tecnológicos, optando por uma estratégia multicloud por meio de provedores individuais especializados. 

2. Conformidade

À medida que as regulamentações de privacidade de dados continuam aumentando, a necessidade de as empresas manterem níveis estritos de conformidade está aumentando. 

As localizações geográficas precisam ser contabilizadas para atender a regulamentações, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados. Além de uma empresa integrar seus próprios centros de dados locais proprietários, uma estratégia multicloud é normalmente a abordagem mais eficiente e econômica. 

3. Resiliência

A resiliência garante que uma empresa seja capaz de recuperar informações a qualquer momento, independentemente de quaisquer problemas planejados ou não que possam surgir. 

Mesmo os provedores de nuvem mais dispersos geograficamente sofrerão com uma interrupção aleatória em algum ponto. Por estarem vinculadas a um único provedor de nuvem, as empresas correm o risco de ter suas operações paralisadas se um aplicativo crítico para os negócios ficar inacessível. 

Embora o gerenciamento de várias nuvens tenha seu conjunto específico de desafios, os benefícios da resiliência em relação à segurança e recuperação os superam em muito

Além disso, as empresas descobrirão que o multicloud fornece a elas a vantagem, e não o provedor. Esse recurso permite que as organizações evitem bloqueios de fornecedores. 

A confiabilidade também é aprimorada quando o gerenciamento de várias nuvens é usado, pois, você pode transferir processos conforme necessário quando ocorre uma interrupção. 

4. Oportunidade máxima para otimizar custos e desempenho

Para muitas empresas, uma das principais vantagens da multicloud é a capacidade de selecionar os serviços de nuvem que atendem às necessidades da empresa e o melhor preço possível. 

Uma abordagem multicloud permitirá, por exemplo, que uma empresa aproveite as vantagens das instâncias de determinado provedor e proteja a capacidade de computação com o menor preço, mas também use máquinas virtuais (VMs) de baixa prioridade de um concorrente para obter o melhor preço possível em instâncias. 

Ao adotar uma estratégia multicloud, as empresas acham mais fácil otimizar custos e desempenho.

5. Os melhores serviços fora da nuvem

O melhor serviço ou ferramenta para o que você precisa pode não existir dentro de uma única nuvem. E se um provedor de nuvem oferece, raramente uma ferramenta ou serviço funcionará em nuvens concorrentes. 

Além disso, quando você está construindo uma arquitetura para uma única nuvem, a escolha fácil é adotar todas as ferramentas e serviços encontrados na nuvem para sua estrutura de tecnologia, mesmo que não sejam os melhores do mercado. 

Por exemplo, todos os provedores de nuvem têm suas próprias ferramentas para fornecer visibilidade sobre o desempenho do aplicativo, uso de CPU, RAM e armazenamento de dados. Eles ainda têm ferramentas diferentes para diferentes aplicações.

Com uma estratégia de várias nuvens, você pode escolher seus serviços e ferramentas favoritos para executar em todas as suas nuvens.

A TI também deve fundamentar uma estratégia de multicloud, considerando vários fatores-chave sobre a tecnologia, incluindo se deve construir ou comprar, utilizar software de código aberto ou proprietário e implementar uma plataforma para tudo ou uma plataforma central com alguns preenchedores de lacunas.

A liderança de TI deve declarar explicitamente os princípios que orientam as decisões sobre como as ofertas de nuvem são selecionadas e combinadas. Eles são tão importantes no desenvolvimento de uma estratégia de várias nuvens quanto na construção de portfólios locais.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D