Notícias e Eventos

CIAB 2019: recorde de público, inovação e tecnologia

Mais uma vez o CIAB quebrou recordes em relação ao ano anterior. Afinal, a edição 2019 finalizou com mais de 26 mil visitantes, 296 palestrantes e 182 expositores durante o grande evento de tecnologia para o mercado financeiro.

A E-VAL consolidou a sua participação no CIAB 2019 com soluções totalmente conectadas aos principais temas do evento. Além disso, fez networking com grandes profissionais e empresas.

Como já era esperado, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi um dos principais assuntos. Desse modo, muito se discutiu sobre essa lei durante todo o CIAB 2019. Afinal, as empresas ainda estão preocupadas sobre a adequação à nova legislação, que entra em vigor no ano que vem.

Além da nova legislação, inovação e tecnologia foram pontos altos do CIAB 2019. Temas como reconhecimento facial, Inteligência Artificial (IA) e Blockchain foram apresentados por meio de produtos e serviços inovadores.

Vale destacar o lançamento da primeira rede de Blockchain financeiro brasileiro durante o CIAB 2019. A rede é fruto de uma parceria entre CIP e Febraban.

Fintechs ganharam destaque no CIAB 2019

Não foram só as grandes empresas que fizeram do CIAB 2019 um grande evento. Afinal, as Fintechs estiveram no centro das atenções no mercado financeiro e ganharam destaque no Lounge Fintech.

Com um espaço integrado à exposição do CIAB 2019 — em uma área de 500 m² —, 40 Startups selecionadas por representantes de bancos puderam apresentar soluções inovadoras para executivos de diferentes áreas de instituições financeiras.

A participação delas consolida o CIAB como o maior e mais importante encontro de instituições financeiras e Fintechs do Brasil.

Trilhas técnicas que mostraram o futuro do sistema financeiro

Como principal evento de TI do setor na América Latina, o CIAB 2019 apresentou um conteúdo diversificado. Houve palestrantes nacionais e internacionais, além de debates inovações tecnológicas, transformações digitais e o futuro do sistema financeiro.

Em sua 29ª edição, o evento foi norteado por 10 trilhas que abordaram importantes temas:

  1. tendências tecnológicas;
  2. Fintechs e Startups;
  3. serviços de tecnologia;
  4. regulação;
  5. meios de pagamento;
  6. seguros;
  7. futurismo;
  8. segurança e Cybersecurity;
  9. jornada do cliente;
  10. provedores de soluções e negócios.

Com base em experiência do usuário, o tema “O Banco da Era Digital” foi abordado. Assim, mostrou-se que a tecnologia nos empodera por nos conectar, permitindo novos modelos de negócio, novas possibilidades de aprendizado e inovação.

Outros foram abordados durante toda a programação do CIAB 2019. A saber, computação em Nuvem, Blockchain, Growth Hacking, redes sociais, comportamento dos consumidores, Inteligência Cognitiva e segurança da informação fizeram desta edição um marco histórico dentro do segmento financeiro brasileiro.

Blockchain veio para ficar

A tecnologia de Blockchain se consolidou nos últimos anos como resposta para os principais desafios do mercado financeiro.

Privacidade, confiança, segurança e inclusão são benefícios que as plataformas de Blockchain podem proporcionar às instituições financeiras. Remodelando, dessa maneira, os negócios em todo o mundo.

Fortalecendo o conceito e uso do Blockchain, a Febraban e a CIP anunciaram durante o CIAB 2019 o lançamento da Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional, a primeira para este setor.

Em suma, a iniciativa permite o compartilhamento de informações entre as instituições parceiras protegendo dados de forma acessível, ágil e segura. Ela foi implementada pela CIP utilizando a plataforma Hyperledger Fabric, da IBM. Trata-se de um projeto colaborativo baseado em código aberto, e conta com a participação de Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, JP Morgan, Original, Santander e Sicoob.

E-VAL comemora sua 13° participação no CIAB 2019

A E-VAL marcou presença pela 13ª vez consecutiva no evento, levando as soluções EKM, HSM, SFN, ICP e COMPE e trazendo para o debate assuntos atuais, como pagamentos instantâneos, a resolução 4.568 e LGPD com profissionais da área e clientes.

A convergência entre o uso de tecnologia e a inovação para adequação às novas legislações se tornou estratégico para todas as empresas do setor financeiro, bem como organizações que usam meios de pagamento, seguros, soluções e produtos relacionados a segurança, proteção de dados e privacidade. Essas são áreas em que a E-VAL se destaca com expertise técnica e criação de soluções.

Com a certeza de missão cumprida, o CIAB 2019 se encerrou com grandes resultados e já se prepara para 2020, ano em entram em vigor a LGPD e outros avanços relacionados ao setor financeiro brasileiro.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D