0
1
0
1
1
0
1
0

Assinatura Digital, Autenticação e Criptografia. > blog > Cloud Computing: curiosidades que você ainda precisa saber

Cloud Computing: curiosidades que você ainda precisa saber

Cloud Computing: curiosidades que você ainda precisa saber

Falar de cloud computing não é nenhuma novidade, afinal a nuvem está crescendo rapidamente e novos serviços estão emergindo diariamente. Diante de vantagens de se usar a nuvem, profissionais de TI e usuários comuns optaram por essa alternativa. O cloud computing popularizou de tal modo que o assunto se tornou corriqueiro e a prática faz parte da rotina de todos nós.

Mas será que sabemos tudo sobre cloud computing? Aqui apresentamos algumas curiosidades que você precisa saber sobre a computação em nuvem para ajudar sua organização a colher seus benefícios. E se você é usuário comum, também fique de olho para deixar seu dia a dia digital mais informado e seguro.

Você não pode garantir onde seus dados estão armazenados

Embora você possa escolher a empresa que armazena seus dados, você não terá nenhuma garantia de onde seus dados serão hospedados. Uma situação que é especialmente problemática é se a empresa tiver qualquer requisito em termos de proteção de dados. Isso não reduz a segurança do serviço, apenas te deixa ciente das condições da cloud.

Nos próximos anos, a cloud vai gerar mais lucro

Até 2020, a previsão é que a cloud computing movimente mais de 270 bilhões de dólares anualmente. Isso é maior do que o PIB atual de países como o Chile, Portugal, Finlândia e muitos outros. Em 2022, a Amazon sozinha será responsável por 43 bilhões de dólares de receita.

Sim, cloud oferece mais segurança

Em uma pesquisa realizada pela Microsoft, 62% dos usuários apontaram melhoras significativas na segurança dos dados. Esse tipo de computação conta com diversos softwares de criptografia, de alta segurança, para evitar contaminação por vírus, invasões ou roubo de informações. Além de 94% dos gerentes entrevistados terem apontado a segurança como principal motivo para investir na nuvem. Isso ocorre por diversos fatores, dentre os quais destaca-se:

  1. Profissionais altamente qualificados que cuidam da infra estrutura.
  2. Infraestrutura já desenhada com conceitos de segurança.

 

80% das empresas que adotam a nuvem veem melhorias dentro de seus departamentos de TI em até seis meses

Essas melhorias foram geralmente nos aspectos relacionados a eficiência, qualidade e segurança. Além disso, mudar para a nuvem ajudou essas empresas a economizar dinheiro e reduzir os custos. Essa decisão trouxe também outro benefício que é utilizar a equipe de forma mais eficiente. Depois de adotar a nuvem, mais de 90% dos tomadores de decisão de TI viram melhorias marcadas em pelo menos uma área do departamento de TI.

A computação em nuvem pode ter diferentes funções para diferentes negócios e interesses. A grande questão sobre o cloud computing é que os serviços podem ajudar as empresas a serem mais sensíveis às condições do mercado, além de reduzir ou otimizar os custos de TI.