Proteção de Dados

Como o cloud computing está acelerando a transformação digital?

A evolução em qualquer negócio segue um caminho natural: aqueles que se adaptam para atender às mudanças do ambiente sobrevivem e crescem, enquanto aqueles que não evoluem são extintos. 

Mas, nos negócios, a sobrevivência do mais apto não é predeterminada pela seleção natural ou sorte. É uma tomada de decisão informada, guiada por uma visão baseada em dados.

A última década assistiu a uma rápida evolução do panorama da tecnologia. Isso ocorre em toda a área de ciência e engenharia de dados, plataformas de dados de clientes, Internet das Coisas (IoT), aplicativos digitais, segurança cibernética e, sim, nuvem.

Se houver uma área que pode ser considerada mais uma revolução do que uma evolução, a Computação em Nuvem se destaca em termos de adoção e capacidade de gerar valor em toda a organização.

Nos últimos anos, a nuvem emergiu claramente como a principal força disruptiva para organizações que desejam acelerar a inovação baseada em insights para impulsionar a transformação digital e manter essa vantagem competitiva.

A nuvem provou ser um capacitador central para agilidade, automação e otimização de custos.

Empresas, independentemente de seu tamanho, estão adotando a nuvem.

Gigantes de grande porte estão fazendo a transição interna de processos de negócios dinâmicos, repetitivos e até complexos ou mudando a infraestrutura de recuperação de desastres secundária para a nuvem, resultando em economias de custo significativas. Além disso, startups estão aproveitando a nuvem para superar as barreiras de entrada para mais rápido chegar ao mercado ou criar uma presença global.

Benefícios da computação em nuvem

O aspecto mais importante da computação em nuvem são os muitos ganhos de produtividade que as empresas terão com o vasto poder de computação e armazenamento.

  • Operações de negócios e fluxos de trabalho aprimorados

A computação em nuvem fornece às empresas todo o poder de processamento necessário para cargas de trabalho pesadas de automação comercial. Além disso, tornou possível aproveitar o poder da inteligência artificial para processos que requerem um rápido reconhecimento e tomada de decisão. As empresas podem testar, entregar, monitorar e detectar problemas em seus produtos / serviços com mais rapidez, lançando produtos melhores no mercado.

  • Serviços personalizados

A flexibilidade e o poder da nuvem permitem que as empresas recuperem e processem dados em tempo real de aplicativos de negócios, mídia social, sensores e muitas outras fontes. 

Isso muda o jogo, pois as empresas processam dados complexos com mais rapidez e ganham mais insights de análise para ajudar a fornecer produtos e serviços personalizados.

  • Menos interrupções

Os tempos de inatividade dos negócios geralmente resultam em perda de receita e produtividade. A tecnologia de nuvem facilitou a replicação de grandes dados, aplicativos e serviços em servidores distribuídos para equilibrar a carga de trabalho. 

As empresas têm sempre a garantia de serviços digitais ininterruptos e consistentes para seus clientes. A capacidade de fornecer uma excelente experiência ao cliente dará uma alta classificação às PMEs e proporcionará a vantagem competitiva necessária.

  • Segurança avançada de dados

Os provedores de serviços em nuvem investem em garantir que seus servidores estejam protegidos contra ataques cibernéticos e outras vulnerabilidades online. Isso ocorre porque eles têm economias de escala para implementar a segurança mais avançada e rigorosa de seus servidores em nuvem. 

As empresas e seus clientes que usam os serviços digitais estão protegidos contra a exposição a essas ameaças cibernéticas.

Acelerando a transformação digital com uma abordagem de serviços na nuvem

O paradigma da computação em nuvem se tornou um caminho-chave e um exemplo importante de transformação digital bem-sucedida. 

Embora as organizações possam passar pela digitalização sem depender da nuvem, o acesso a seus inúmeros benefícios acelera e aperfeiçoa a transformação digital, permitindo o acesso de usuário remoto, colaborações distribuídas, reduções de custos, modernização e eficiência empresarial.

A própria transformação digital tornou-se imperativa em meio à crise contínua de saúde pública, em grande parte devido ao seu papel em ajudar as organizações a obter esses ganhos na nuvem. 

Existem vários desenvolvimentos contemporâneos no espaço da nuvem que impactam diretamente sua utilidade e a da digitalização em geral. Os mais eminentes incluem o seguinte:

A economia da API: a nuvem permite o desacoplamento de serviços tradicionalmente associados a plataformas monolíticas, resultando em serviços de gerenciamento de conteúdo, ao passo que antes havia apenas pacotes de produtos mais caros. “A ideia realmente gira em torno do fim da propriedade”, explicou Mark Richman, gerente de produto principal do iManage. “Você está comprando acesso a um serviço e, de preferência, o que está pagando está vinculado ao valor e ao uso que o usuário final está realmente obtendo.”

Computação híbrida

Estimulada por tecnologias nativas da nuvem, a computação híbrida permite que as empresas usem recursos para computação, armazenamento e serviços onde quer que estejam, em diferentes nuvens ou no local. 

Nuvens distribuídas

Alimentadas em parte pelas projeções do Gartner, as expectativas para o fenômeno da nuvem distribuída, no qual há comunicação entre nuvens para localizar recursos com base na localização física, são decididamente altas. 

Modernização

Seja atualizando aplicativos legados ou implementando tecnologias inovadoras, como computação cognitiva, as organizações frequentemente modernizam sua TI na nuvem. Serviços de nível superior, como AI e ML, são mais interessantes quando se trata de um aplicativo em campo. Se você nunca implementou uma tecnologia no local antes, pode exigir um investimento inicial enorme e pode fazer sentido testá-la na nuvem.

Cada um desses cenários diminui o tempo e o esforço para se adaptar com fluidez às mudanças nas condições de negócios nos tempos instáveis ​​de hoje. Frequentemente, é muito mais rápido ativar recursos de nuvem do que provisionar sistemas em casa. 

Ser capaz de usar a nuvem com muita facilidade e a forma como você paga por isso, porque você não tem mais despesas de capital, é um bom motivo para usar a nuvem.

Em uma economia digital em crescimento, as empresas devem explorar áreas além do modelo tradicional de TI.

A pandemia COVID-19 apenas aumentou a necessidade das empresas adotarem um modelo de negócios digital. 

O acesso a um amplo conjunto de serviços e recursos em nuvem dará às empresas a capacidade de criar ofertas robustas, seguras e econômicas para obter uma vantagem competitiva. 

As plataformas em nuvem podem fornecer a agilidade, escalabilidade e recursos inovadores necessários para esta transição. As empresas podem acelerar drasticamente seu progresso, concentrando-se no investimento em nuvem, onde fornecerão o maior valor de negócios e construíram modelos operacionais prontos para a nuvem.

A solução CipherTrust Data Security Platform permite que as empresas acelerarem sua transformação digital

De acordo com o IDC, mais de 175 zetabytes de dados serão criados até 2025, e hoje mais da metade de todos os dados corporativos são armazenados na nuvem. 

Para lidar com a complexidade de onde os dados são armazenados, a CipherTrust Data Security Platform oferece recursos fortes para proteger e controlar o acesso a dados confidenciais em bancos de dados, arquivos e contêineres. Tecnologias específicas incluem:

CipherTrust Transparent Encryption

Criptografa dados em ambientes locais, em nuvem, banco de dados, arquivos e Big Data com controles de acesso abrangentes e registro de auditoria de acesso de dados detalhado que pode impedir os ataques mais maliciosos.

CipherTrust Database Protection

Fornece criptografia transparente ao nível de coluna de dados estruturados e confidenciais que residem em bancos de dados, como cartão de crédito, números de previdência social, números de identificação nacional, senhas e endereços de e-mail.

CipherTrust Application Data Protection 

Oferece APIs para que os desenvolvedores adicionem rapidamente criptografia e outras funções criptográficas a seus aplicativos, enquanto o SecOps controla as chaves de criptografia.

CipherTrust Tokenization

Oferece serviços de tokenização de dados ao nível de aplicativo em duas soluções convenientes que oferecem flexibilidade ao cliente – Token sem Vault com mascaramento de dados dinâmico baseado em políticas e Tokenização em Vault.

CipherTrust Batch Data Transformation

Fornece serviços de mascaramento de dados estáticos para remover informações confidenciais de bancos de dados de produção, para que as questões de conformidade e segurança sejam aliviadas ao compartilhar um banco de informações com terceiros para análise, teste ou outro processamento.

CipherTrust Manager

Centraliza chaves, políticas de gerenciamento e acesso a dados para todos os produtos CipherTrust Data Security Platform e está disponível em formatos físicos e virtuais compatíveis com FIPS 140-2 Nível 3.

CipherTrust Cloud Key Manager 

Oferece o gerenciamento do ciclo de vida de sua própria chave (BYOK) para muitos provedores de infraestrutura, plataforma e software como serviço na nuvem.

CipherTrust KMIP Server

Centraliza o gerenciamento de chaves para o protocolo de interoperabilidade de gerenciamento de chaves (KMIP) comumente usado em soluções de armazenamento.

CipherTrust TDE Key Manager

Centraliza o gerenciamento de chaves para criptografia encontrada em Oracle, SQL e Always Encrypted SQL.

O portfólio de produtos de proteção de dados que compõe a solução CipherTrust Data Security Platform permite que as empresas protejam dados em repouso e em movimento em todo o ecossistema de TI e garante que as chaves dessas informações estejam sempre protegidas e apenas sob seu controle. 

Ela simplifica a segurança dos dados, melhora a eficiência operacional e acelera o tempo de conformidade. Independentemente de onde seus dados residem.

A plataforma CipherTrust garante que seus dados estejam seguros, com uma ampla gama de produtos e soluções comprovados e líderes de mercado para implantação em data centers, ou aqueles gerenciados por provedores de serviços em nuvem (CSPs) ou provedores de serviços gerenciados (MSPs), ou como um serviço baseado em nuvem gerenciado pela Thales, empresa líder no segmento de segurança.

Portfólio de ferramenta que garante a proteção de dados

Com os produtos de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform, sua empresa pode:

Reforçar a segurança e a conformidade

Os produtos e soluções de proteção de dados CipherTrust abordam as demandas de uma série de requisitos de segurança e privacidade, incluindo a identificação eletrônica, autenticação e confiança, Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros requisitos de conformidade.

Otimiza a eficiência da equipe e dos recursos

CipherTrust Data Security Platform oferece o mais amplo suporte para casos de uso de segurança de dados no setor, com produtos desenvolvidos para trabalhar em conjunto, uma linha única para suporte global, um histórico comprovado de proteção contra ameaças em evolução e o maior ecossistema de parcerias de segurança de dados do setor. 

Com foco na facilidade de uso, APIs para automação e gerenciamento responsivo, a solução CipherTrust Data Security Platform garante que suas equipes possam implementar, proteger e monitorar rapidamente a proteção do seu negócio. 

Além disso, serviços profissionais e parceiros estão disponíveis para design, implementação e assistência de treinamento para garantir rapidez e confiabilidade em implementações com o mínimo de tempo de sua equipe.

Reduz o custo total de propriedade

O portfólio de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform oferece um amplo conjunto de produtos e soluções de segurança de dados que podem ser facilmente dimensionados, expandidos para novos casos de uso e têm um histórico comprovado de proteção de tecnologias novas e tradicionais. 

Com o CipherTrust Data Security Platform, as empresas podem preparar seus investimentos para o futuro enquanto reduz custos operacionais e despesas de capital.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 16 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D