0
1
0
1
1
0
1
0

Assinatura Digital, Autenticação e Criptografia. > blog > Compras pela Internet: estamos mesmo seguros?

Compras pela Internet: estamos mesmo seguros?

Compras pela Internet: estamos mesmo seguros?

Em tempos de multitarefa e compromissos que deixam nossos dias mais curtos, fazer compras do modo tradicional se tornou difícil. Locomover-se até lojas na hora do almoço ou no fim do dia deixou de ser uma opção viável. As compras pela Internet são uma solução para quem não tem tempo a perder. Shopping, supermercado, boletos bancários, farmácia, tudo pode ser colocado no carrinho virtual. Mas será que estamos mesmo seguros?

Transações cada vez mais digitais

Uma pesquisa feita pela Febraban, em parceria com a consultoria Deloitte, registrou uma queda de 15% em 2016 na utilização de caixas eletrônicos para operações bancárias. A partir de informações de 17 bancos, que representam 91% dos ativos do setor bancário, o Internet Banking e Mobile Banking tiveram crescimentos disparado nos últimos dois anos.

No Mobile Banking, o número de transações com movimentação financeira passou de 500 milhões para 1,2 bilhão em 1 ano. O Banco Central, por sua vez, afirma que o Internet Banking ainda é o preferido dos brasileiros. Com base nas informações repassadas por mais de 100 instituições financeiras, ao todo foram 16,59 bilhões de transações via celulares ou tablets em 2016 (28,13%), ao passo que as transações via Internet Banking somaram 19,9 bilhões, ou 28% do total.

Compras on-line, atenção necessária!

Embora a internet não foi projetada para garantir confidencialidade, existem métodos de segurança, como criptografia e outras proteções. Cada usuário deve buscar formas de se proteger de ataques fraudulentos, procurando se informar e seguir algumas orientações:

  • Se o site tem boa reputação: Procure comentários de consumidores na própria página de seu interesse. Sites confiáveis normalmente permitem que seus usuários deixem sugestões, agradecimentos ou façam reclamações. Faça também uma busca em sites como o Reclame Aqui, espaço onde cliente e empresa podem resolver situações insatisfatórias.
  • Se a forma de pagamento é confiável: Serviços como PayPal e PagSeguro são algumas garantias de que compra é segura. Como eles intermedeiam o pagamento, o dinheiro só vai ser liberado ao vendedor caso o produto seja entregue. Dessa forma, as chances de ser lesado são minimizadas, já que você pode cancelar a compra a qualquer momento.
  • Se tem cadeado no navegador: Esse pequeno símbolo é um certificado de segurança que indica que todas as informações fornecidas são criptografadas, ou seja, elas são armazenadas de um modo que ninguém vai poder utilizá-las.
  • Se o link inicia com HTTPS: Ele é o protocolo de segurança exibido na barra de endereço. Caso o link se inicie com HTTPS, fique tranquilo, as chances de ter seus dados utilizados por terceiros são minimizadas.

As empresas, de forma geral sempre buscam investir em segurança para não ter problemas, que além dos citados acima elas utilizam HSM para criptografar os dados e garantir que eles continuem confidencias mesmo se forem roubados, o que é uma segurança ainda maior para os clientes e a própria empresa.

 

__

 A E-VAL Tecnologia oferece soluções de assinatura digital, autenticação e criptografia de forma segura, ágil e eficiente para o Mercado Financeiro. Todas as nossas soluções são focadas em garantir acesso seguro às informações, otimizar processos e reduzir custos. Saiba mais sobre tudo que podemos fazer por você e pela sua empresa, acessando: www.evaltec.com.br.