Aconteceu nos dias 08 e 09 de julho, o Conexão PIX, um evento virtual gratuito que teve como objetivo discutir os temas que envolvem a plataforma de pagamento PIX, promovendo a interação entre os stakeholders e o Banco Central, além de conectar as diversas pessoas e setores responsáveis por implementar o sistema.
Durante o Conexão PIX, o Banco Central anunciou novidades e tirou as principais dúvidas sobre a plataforma PIX, além disso, o evento contou com a participação de diretores de bancos e empresas do setor. Entre os participantes, destacaram-se os diretores do Itaú, Caixa Econômica Federal, Nubank, Banco Safra, PicPay e Stone.
A E-VAL teve a oportunidade de marcar presença no Conexão PIX. Na ocasião, Murilo Fernandes, especialista em autenticação, formalização digital e criptografia da E-VAL, pode apresentar a solução EVALCryptoPIX, baseada no Thales Luna HSM , que atende principalmente aos requisitos de segurança e performance definidos pelo Banco Central Brasileiro (BACEN) na implementação do PIX pelas instituições financeiras.
Durante sua apresentação, Murilo pode mostrar aos participantes do Conexão PIX que a Segurança da Informação, foco principal da solução E-VALCryptoPIX tem como base principal:
- Segurança da Comunicação;
- Assinatura Digital: dados a serem assinados e processos de geração e verificação;
- Certificados Digitais: ativação/desativação e revogação;
- Segurança de QR Codes dinâmicos.
Para o PIX, a E-VAL está fornecendo solução completa para a assinatura digital, desde o software de assinatura digital e verificação, como também os certificados digitais exigidos na comunicação e o HSM que o Banco Central recomenda o uso.
Ao convergir a integração entre E-VALCryptoPIX e a solução Thales Safenet Luna HSM os clientes que buscam atender aos requisitos definidos pelo PIX do BACEN alcançam os objetivos de alta segurança, facilidade na implementação, conformidade – incluindo além do PIX, LGPD,GDPR, eIDAS, PCI-DSS, ICP-BRASIL – a inovação constante com tecnologias como Quantum, blockchain e muito mais.
|
Sobre o PIX
O PIX, plataforma de pagamento lançada recentemente pelo Banco Central do Brasil permite que pessoas, empresas e governos façam pagamentos mais rapidamente com fundos imediatamente disponíveis para uso pelo destinatário.
o PIX estará disponível para a população brasileira a partir de novembro de 2020 , a ideia principal é oferecer um ecossistema capaz de oferecer um modelo de meio de pagamento mais rápido, com custos menores e acessível.
Comparado às alternativas existentes, que podem levar dias para chegar a um destinatário, o PIX oferece um meio de compensação financeira mais rápida e previsível, criando potencialmente uma variedade de impactos econômicos e sociais que afetam consumidores, empresas e governos.
Os serviços financeiros digitais realizados com uso do PIX reduzem o custo e aumentam a segurança do envio e recebimento de dinheiro. O aumento resultante na inclusão financeira também é vital para o empoderamento da sociedade.
Sobre a E-VAL Tecnologia
A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.