0
1
0
1
1
0
1
0

Assinatura Digital, Autenticação e Criptografia. > blog > Conheça alguns benefícios da Internet das Coisas (IoT) para sua empresa

Conheça alguns benefícios da Internet das Coisas (IoT) para sua empresa

Conheça alguns benefícios da Internet das Coisas (IoT) para sua empresa

Os entusiastas da tecnologia têm falado sobre a chegada da Internet das Coisas (IoT) há anos. Mas com produtos como Google Home e Amazon Echo ganhando popularidade, é razoável suspeitar que 2018 é o ano em que a IoT finalmente começa a decolar. Mesmo que as estimativas originais considerassem que veríamos 50 bilhões de dispositivos “conectados” até 2020, as estimativas revisadas ainda atingem 20 bilhões, representando uma indústria no valor de bilhões de dólares no futuro próximo.

Seu negócio está pronto para o IoT? Os dispositivos IoT terão um enorme impacto sobre como você faz negócios. Mesmo que você não lide diretamente com a tecnologia. Conheça alguns:

Dados mais inteligentes

Os dispositivos inteligentes serão capazes de rastrear e registrar padrões de comportamento do consumidor. Possivelmente até mesmo aprender com eles, fazer recomendações de produtos inteligentes e customizar pesquisas de maneira inovadora. As empresas podem começar a aproveitar isso usando esses insights baseados em dados para obter publicidade mais eficaz e conhecer seus dados demográficos em um nível qualitativo mais específico. As possibilidades são muitas! O empresário terá mais dados em todas as etapas do ciclo de compra do consumidor, desde a pesquisa até a compra e implementação.

Acompanhamento e gerenciamento de inventário

Atualmente, a maioria das empresas conta com sistemas de rastreamento de código de barras para gerenciamento de estoque. Mas quando quase todos os seus equipamentos, dispositivos e até mesmo produtos estão integrados na mesma rede, o gerenciamento de inventário e o rastreamento se tornarão tão intuitivos que você talvez não tenha que pensar nisso. Os números de atualização instantânea estarão à sua disposição em todos os momentos. E você terá a capacidade de acessar essas métricas sempre que quiser.

A energia e a produção serão mais baratas.

Graças à coordenação da rede inteligente, a energia será mais barata. Não só isso! Suas máquinas serão capazes de encontrar maneiras novas e mais suaves de operar. E suas rotinas de manutenção também podem se tornar mais fáceis.

Trabalho Remoto

O trabalho remoto já é uma opção sólida para muitas posições profissionais. Isso graças ao software hospedado na nuvem e dispositivos facilmente portáteis como tablets. Quando a tecnologia IoT torna-se comum, e todos os dispositivos forem gerenciáveis ​​em uma rede, será ainda mais fácil gerenciar tudo de forma remota. Com um tablet e uma conexão com a Internet, você pode gerenciar toda uma linha de produção ou uma loja inteira. A maioria dos profissionais não estará preparada para atravessar essa lacuna imediatamente, mas estará lá como uma possibilidade.

Eficiência e produtividade

Não se trata de velocidade – sua empresa também poderá fazer mais em menos tempo. Além da gratificação instantânea, a evolução tecnológica também favorece a produtividade e a eficiência. Os últimos e melhores desenvolvimentos da IoT provavelmente permitirão que você e seus funcionários realizem tarefas de grande escala com maior precisão, incluindo análise e gerenciamento de dados. Você pode achar que precisa de menos membros da equipe, ou então você poderá escalar as operações em novas áreas que lhe permitem expandir sua empresa.

O gerenciamento de dispositivos pode tornar-se pesadíssimo

Existem algumas desvantagens potenciais para a integração do IoT. Um dos mais difíceis de se adaptar será o gerenciamento geral de dispositivos. Você pode ter dificuldade em manter todos os seus dispositivos integrados atualizados com o software mais recente e conectados à rede. Isso será caro e intenso em termos de necessidades de TI. Ainda assim, os benefícios do aumento da produtividade e da redução dos custos trabalhistas devem equilibrar isso.

 

Confira outras postagens desse assunto no nosso blog:

Quais são os novos desafios com a segurança da informação para IoT?

Internet das Coisas: 7 dicas básicas de segurança em IoT