0
1
0
1
1
0
1
0

Assinatura Digital, Autenticação e Criptografia. > blog > COMO A CRIPTOGRAFIA BENEFICIA O MERCADO FINANCEIRO?

COMO A CRIPTOGRAFIA BENEFICIA O MERCADO FINANCEIRO?

COMO A CRIPTOGRAFIA BENEFICIA O MERCADO FINANCEIRO?

Os ambientes corporativos do mercado financeiro são onde a criptografia é mais requisitada. O nível de segurança dos serviços financeiros exige responsabilidade e seriedade para lidar com informações sensíveis dos clientes. Desse modo, é evidente que, por menor que seja uma transação financeira, segurança da informação tem que ser uma prioridade.

Proteção de dados – Criptografia

Além destas características é muito importante garantir a proteção dos dados. Neste sentido, a abordagem se divide em duas frentes:

  • Transações financeiras: As informações contidas na troca de mensagens precisam ser protegidas além de ser necessária sua rastreabilidade/verificação. Neste sentido se faz necessário o uso da criptografia para garantir tais requisitos. Para atender esta demanda de uso, considerando a multiplicidade de canais de acesso disponíveis e o aumento da possibilidade de fraudes, sugiram novas formas de criptografia como por exemplo o uso de tokens e até mesmo do próprio dispositivo móvel como fator de autenticação/verificação do usuário.
  • Armazenamento seguro: O armazenamento de dados dos sensíveis de forma segura é a melhor maneira e evitar que dados dos usuários sejam expostos à fraude trazendo risco de imagem para a instituição detentora de tais informações.

Relações interbancárias

Algumas transações bancárias exigem uma comunicação externa, exigindo ainda mais proteção. Para garantir que os dados repassados nesta comunicação não serão interceptados por nenhum meio, a criptografia assimétrica entra e desempenha o seu papel com maestria. Assim, instituições financeiras e clientes são beneficiados no processo. O sistema financeiro nacional (SFN) utiliza de criptografia de mensagens para se proteger de ataques e garantir integridade e autoria das informações.

Restrição de acesso

A técnica utilizada para cifrar mensagens no SFN é a criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, garante que o acesso a um determinado dado ou transação seja feito apenas por aquele ao qual o mesmo se destina.

__

A E-VAL Tecnologia oferece soluções de assinatura digital, autenticação e criptografia de forma segura, ágil e eficiente para o Mercado Financeiro. Todas as nossas soluções são focadas em garantir acesso seguro às informações, otimizar processos e reduzir custos. Saiba mais sobre tudo que podemos fazer por você e pela sua empresa, acessando: www.evaltec.com.br.