Dicas Rápidas

Descubra como uma assinatura digital no navegador pode impactar o seu negócio

Quando uma empresa adota a assinatura digital, um caminho comum a ser escolhido é ter um site para os colaboradores que serão usuários finais acessarem e assinarem documentos nele. Esse tipo de operação requer uma solução que realize assinaturas no navegador. Em alguns casos a adoção do assinador digital é tranquila, mas em outros não. Por exemplo, quando a empresa é pequena ou média e poucas pessoas realizam assinaturas digitais esse processo costuma ser mais fácil. Entretanto há grandes instituições que precisam passar a solução para vários funcionários e aqui podem ocorrer problemas.

Um software cliente feito para realizar assinaturas digitais no navegador costuma ter vários componentes. Dessa forma fica garantida a segurança de uma solução que terá acesso a arquivos importantes no computador do usuário. Vamos usar por exemplo uma empresa com 3 mil usuários finais de um produto desse tipo. Como garantir uma distribuição tranquila? Sem dúvida várias pessoas terão diferentes dificuldades em instalar tudo, isto é normal. Assim, deverá haver ao menos um colaborador que ajude essas pessoas e o processo será demorado.

Distribuição mais fácil para o usuário final

Se você se identifica com a situação citada acima, já deve ter se perguntado como resolver esse tipo de problema. E se o assinador for uma extensão de navegador e estiver nas lojas dos browsers que seus colaboradores usam? Tudo o que eles vão precisar é de um link! Esta é a melhor forma de resolver o problema de distribuição aos usuários finais.

Após acessarem a página, que pode ser enviada por e-mail com breves instruções, os usuários precisarão apenas adicionar a extensão ao computador. Simples, não?

É importante ressaltar que este tipo de solução precisa de um componente adicional instalado na máquina do usuário, além da extensão no navegador. Assim, os browsers conseguem garantir que haverá uma comunicação segura entre o que é baixado nas lojas deles e a máquina da pessoa que está utilizando a solução. Nenhum navegador permite que uma extensão faça alterações diretamente na máquina em que foi instalada. Afinal, imagina se qualquer uma pudesse fazer isso? Por fim, cabe conferir se a solução que você pretende escolher facilita o processo de download e instalação do componente adicional.

Para adicionar um produto às lojas dos navegadores é necessário que ele passe por vários testes e validações, assim os fornecedores dos browsers certificam que suas lojas continuam seguras, sem oferecer algo que comprometa os usuários.

Eu devo adotar uma extensão de navegador ao invés de um componente cliente?

Não necessariamente. O ideal é analisar as necessidades da sua organização e as ofertas da empresa em que você confia, assim se chega à melhor opção para o seu caso. A extensão ajuda bastante na distribuição e atualização do software de assinatura digital. Entretanto pode haver outras limitações, como o sistema operacional e a permissão de instalação. Portanto se deve entender melhor quais os requisitos mais importantes para o usuário final da aplicação.

O EVALWebSigner oferece uma distribuição mais tranquila aos usuários finais

A E-VAL já desenvolveu soluções para Windows, Mac, vários navegadores, conta com um componente cliente há tempos no mercado, o EVALCryptoNG e agora também oferece uma extensão para navegadores. Em setembro nós lançamos o EVALWebSigner.

Com a nossa solução você pode contar com todas as características que citamos acima e ainda mais, afinal ela foi desenvolvida pensando em oferecer o máximo de segurança e praticidade para os usuários finais, como explicamos aqui.

O EVALWebSigner se encontra nas lojas do Google Chrome e do Mozilla Firefox para aplicação em computadores com Windows.

Navegadores mais usados

De acordo com dados publicados pela StatCounter no final de agosto, os dois navegadores mais utilizados no mundo são o Google Chrome e o Mozilla Firefox, ocupando 80% do mercado sozinhos. No Brasil esse domínio é ainda maior. Por aqui o browser da Mozilla ocupa 6,1% do mercado, enquanto a Google alcança 85,55%. Juntos, Chrome e Firefox correspondem atualmente por mais de 91% dos navegares em uso no país.

Entre os sistemas operacionais a Microsoft lidera sozinha com o Windows e não é de hoje. Atualmente ele está em 78,32% dos computadores usados no mundo e em 88,34% do mercado brasileiro. Ele atinge quase a mesma cifra que Chrome e Firefox têm juntos entre os browsers.

Dificilmente a sua empresa não usa Windows e também é pouco provável que seus colaboradores não naveguem pelo Chrome ou pelo Firefox. Oferecendo a solução dessa forma, a E-VAL garante cobertura para praticamente todas as pessoas que desejarem realizar assinaturas digitais através de extensão do navegador.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D