Novidades

E-VAL e Thales promovem Webinar sobre os desafios de segurança, escalabilidade e flexibilidade que precisam ser superados para o sucesso do PIX

O webinar “Como Implantar Pagamentos Instantâneos PIX com Segurança, Escala e Flexibilidade” foi realizado no dia 4 de Junho de 2020 e abordou o cenário do sistema de pagamento instantâneo e seu desafio frente ao mercado financeiro e a melhor forma de realizar a integração entre as principais soluções financeiras do mercado e o ecossistema PIX.

Na ocasião apresentaram o Murilo Fernandes, especialista em autenticação, formalização digital e criptografia da E-VAL, Abilio Branco, Head of CPL Encryption Brasil da Thales.


O objetivo do evento online foi informar os requisitos fundamentais do Banco Central e os diferenciais da solução E-VAL e Thales que ajuda a instituição a:

  • Estar preparada para milhões de transações e momentos de pico;
  • Processar transações com o maior nível de segurança;
  • Estabelecer disponibilidade 24x7x365 para uma infraestrutura essencial para a sociedade;
  • Atingir o tempo estimado da transação entre recebedor e pagador menor que 10 segundos.;
  • Implementar um sistema escalável, seguro e flexível antes de novembro de 2020.

O desafio da integração entre o PIX e as instituições financeiras contam com a parceria tecnológica E-Val e Thales

Com foco na segurança, velocidade e escalabilidade, a E-VAL e a Thales se unem através da parceria tecnológica e disponibilizam ao mercado a solução EVALCryptoPIX, baseada no HSM Safenet Luna para atender aos requisitos de segurança e performance definidos pelo Banco Central Brasileiro.

No Webinar realizado pela EVAL e a Thales, o destaque maior ficou relacionado a infraestrutura técnica nos seguintes pontos que foram apresentados:

  • Infraestrutura tecnológica adequada a necessidade de volumetria;
  • Rápida capacidade de expansão em picos de utilização;
  • Processamento de mensagens com alto desempenho;
  • Segurança das transações;
  • Gerenciamento de chaves.

A Segurança da Informação, foco principal da solução E-VALCryptoPIX tem como base principal: 

  • Segurança da Comunicação;
  • Assinatura Digital: dados a serem assinados e processos de geração e verificação;
  • Certificados Digitais: ativação/desativação e revogação;
  • Segurança de QR Codes dinâmicos.

Murilo Fernandes da E-VAL e Abílio Branco da Thales apresentaram durante o Webinar os principais pontos de destaque do E-VALCryptoPIX, que além da integração tecnológica com a solução Thales Safenet Luna HSM, faz toda a diferença na implementação do PIX através de suas principais características:

  • Integração: Flexibilidade e independência de plataforma de cabines (API REST).
  • Plataformas: Solução multiplataforma e com base em micro-serviços (elasticidade).
  • Desempenho: Otimização de processos de geração e validação de transações e no processamento XML.
  • Capacidade de gerenciamento de chaves: Gerenciamento de múltiplas chaves simultaneamente (24×7).
  • Escalabilidade: Alta disponibilidade e gestão de chaves transparente, escalabilidade da camada de software (on the fly) e Licenciamento ilimitado e flexível.
  • Hardware de criptografia: Com a tecnologia líder mundial da Thales.

A integração tecnológica entre E-VALCryptoPIX e a solução Thales Safenet Luna HSM é o caminho para garantir a segurança, performance e compliance

Ao convergir a integração entre E-VALCryptoPIX e a solução Thales Safenet Luna HSM os clientes que buscam atender aos requisitos definidos pelo PIX  do BACEN alcançam os objetivos de alta segurança, facilidade na implementação, conformidade – incluindo além do PIX, LGPD,GDPR, eIDAS, PCI-DSS, ICP-BRASIL – e a inovação constante com tecnologias como Quantum, blockchain e muito mais.

Ao final do webinário, a experiência de mercado em 5 continentes em centenas de casos de uso da E-VAL e Thales nos mais diferentes mercados de atuação e nos mais variados tamanhos de empresas. 

Além disso, a integração com mais de 400 soluções de tecnologia do mercado que garantem a escalabilidade, flexibilidade e performance com segurança certificada, contando com equipe técnica local e altamente especializada, além da disponibilidade de equipamentos no Brasil.

São números que comprovam a expertise e comprometimento de nossas empresas em oferecer a solução certa para nossos clientes. 

Para o PIX a E-VAL está fornecendo solução completa para a assinatura digital, desde o software de assinatura digital e verificação, como também os certificados digitais exigidos na comunicação e o HSM que o Banco Central recomenda o uso. Portanto, se você deseja saber mais entre em contato conosco.

Para quem ainda não conhece:

As transferências de dinheiro têm sido historicamente lentas, complicadas e caras. Mas agora o Banco Central Brasileiro (BCB) permitirá, através da implantação do ecossistema de pagamentos instantâneos, denominado PIX, transações ponto a ponto em até 10 segundos via telefone celular, Internet banking ou caixas eletrônicos a partir de novembro de 2020. 

As transferências são realizadas diretamente da conta do usuário pagador para o receptor, sem a necessidade de intermediários, o que levará a menores custos de transação.

O PIX permitirá que os usuários enviem e recebam pagamentos por meio de carteiras móveis. Desta forma, as transações podem ser feitas pelos usuários através da leitura de um código QR ou inserindo informações como um número de telefone, endereço de e-mail ou identificação fiscal.

O ecossistema criado pelo Banco Central Brasileiro será baseado no Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI), operado e gerenciado pela própria instituição e composto basicamente pela integração entre os participantes diretos, que liquidam transações diretamente, e participantes indiretos, que usarão a infraestrutura de um participante direto como proxy.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D