Assinatura Digital Novidades

EVALWebSigner: a segurança orientada aos negócios e para a inovação

No relatório Accenture Technology Vision 2019 temos o indicativo que estamos entrando na era Pós-Digital. Ou seja, todas as empresas estão se tornando essencialmente digitais e essa característica deixa de ser um diferencial competitivo. Sem dúvida, o principal fator que permite às empresas aproveitarem tendências emergentes nesta nova fase será a construção da confiança digital associada ao uso da tecnologia. O que, claro, envolve assinatura digital.

As empresas precisam entender que valores humanos, como a confiança e a responsabilidade, não são apenas palavras de ordem, mas fatores críticos de seu sucesso do negócio.

A definição de confiança digital nos leva a fatores determinantes da qualidade das interações entre duas partes no meio digital. Usuários que estão do lado “doador” da confiança e as empresas com as suas plataformas de negócio. A confiança reduz várias objeções entre clientes e empresas. 

Entre as causas da falta de segurança, temos problemas estruturais por causa de design e funcionalidades ruins. Alguns são sistêmicos, como requisitos legais, regulamentares ou medidas de identificação e proteção de dados por exemplo. Outros são por causa da incerteza entre as partes da transação. Isso se traduz em diferentes maneiras de medir a confiança.

Quais são os mecanismos de garantia para construir uma relação de confiança na economia digital?

Basicamente, consideramos três fatores essenciais de construção de confiança: privacidade, segurança e responsabilidade. 

  • A privacidade é uma das principais áreas de preocupação para os usuários, desde grandes invasões de informações confidenciais até o aumento do rastreamento corporativo e do governo de atividades digitais, identidades e locais de usuários.
  • A segurança online é o segundo desafio para os fiadores da confiança. Com mais recursos disponíveis para os agentes mal-intencionados e uma variedade de ferramentas facilmente obtidas, os ataques cibernéticos e o uso repetido de ransomware continuaram a aumentar.
  • A responsabilidade é o terceiro fator-chave porque, à medida que aumenta o risco de incidentes, os usuários precisam de opções de recurso, como estruturas legais que responsabilizam empresas e instituições por sistemas de gerenciamento de identidade.

O que nos leva a enormes oportunidades para empresas no mundo pós-digital. Assim como também no leva aos riscos, particularmente quando se trata de segurança cibernética.

A ascensão dos modelos de negócios digitais já está ampliando o perfil de risco cibernético das empresas envolvidas neste contexto. Em um mundo onde as organizações estão conectadas e são interdependentes, um ataque a um é um ataque a todos. 

Para se ter uma ideia, uma violação de segurança pode escalar rapidamente pelo ecossistema para afetar potencialmente todo um setor. Considere, por exemplo, incidentes de alto impacto, como os ataques WannaCry e Mirai. Afinal ambos exploraram a alta conectividade para interromper milhares de empresas e lares em todo o mundo. Tais ataques têm o potencial de afetar consumidores e empresas em uma escala ainda maior.

Gerenciar riscos na era Digital e Pós-Digital

Embora a conectividade possa aumentar a exposição a ameaças cibernéticas, ela também fornece os recursos necessários pelos quais a segurança pode ser aumentada.

Atualmente, as práticas de gerenciamento de risco são focadas principalmente nas operações internas de uma empresa. Entretanto, os invasores estão olhando para todo o “castelo de cartas”. Mas o que aconteceria se isso mudasse? 

As empresas já estão buscando adotar iniciativas relacionadas à proteção e privacidade de dados. Dessa forma, o que as impede de proteger seus clientes contra ataques virtuais e roubo de informações?

Proteção de dados orientada aos negócios

O objetivo é incluir a proteção de dados como atividade estratégica e comercial em oposição a uma tarefa considerada onerosa. As equipes de segurança e de negócios devem reconsiderar seu pensamento para atingir esse objetivo e promover uma maior cooperação.

Chegou a hora de dar o próximo passo e focar em uma abordagem holística da segurança, que seja dinâmica e baseada em informações obtidas de análises que considerem como os aplicativos são usados ​​pelos indivíduos. 

Isso possibilita proteger a organização contra ataques cada vez mais sofisticados, tanto agora quanto no futuro. 

Os invasores mudaram suas táticas e criaram ameaças novas e complexas. Desse modo, novas estratégias de segurança cibernética são necessárias para proteger a organização contra essas ameaças.

EVALWebSigner: a confiança de sua assinatura digital em apenas um clique

O EVALWebSigner é uma extensão de navegador que facilita o processamento de assinaturas digitais realizadas por meio de sites parceiros. Assim ela garante a segurança e a integridade da operação de assinatura. 

Com essa extensão é possível acessar de forma prática e segura os certificados digitais presentes no seu sistema operacional ou em dispositivos criptográficos como cartões e tokens. O EVALWebSigner é uma alternativa segura para suas operações de assinatura digital.

Além disso, as operações de assinatura digital mais recentes são registradas em histórico para consulta, contendo informações de rastreio sobre o site a partir de onde a operação foi realizada, data e horário da operação, e identificador do certificado do usuário.

Após lançar produtos para Windows e Mac, a E-VAL lança agora uma ferramenta para ser utilizada nos principais navegadores. Com o EVALWebSigner fica muito mais prático realizar as assinaturas e validar assinaturas de documentos recebidos. Ele ainda gera um histórico das operações de assinatura digital mais recentes.

Esta extensão realiza a assinaturas nos formatos da ICP-Brasil. Com ela é possível:

  • Assinar qualquer documento que você tenha armazenado em memória; 
  • Gerar assinaturas simples ou co-assinaturas; 
  • Assinar vários documentos de uma vez só; 
  • Assinar utilizando assinaturas salvas no repositório, no sistema operacional, em smartcards e tokens criptográficos.

Confiança

A confiança digital obtida com uso do EVALWebSigner divide os serviços confiáveis ​​dos vulneráveis. Dessa forma ele ajuda o usuário a decidir entre uma empresa segura e não confiável. Além disso, cria um vínculo necessário e confiável entre um usuário e uma empresa que garante ao usuário que ele estará recebendo o que está pedindo de maneira segura e confiável. 

A confiança é a base para um bom relacionamento. Pensando nisso a E-VAL desenvolveu o EVALWebSigner para atender nossos clientes e parceiros que buscavam soluções para Chrome e Firefox. Afinal, são os navegadores com maior adesão dos usuários. Segundo o site https://gs.statcounter.com esses dois browsers correspondem a mais de 90% do mercado, conforme gráfico abaixo:

Fonte: StatCounter

Quanto mais confiança digital uma empresa recebe, maior a probabilidade de ganhar mais usuários e realizar negócios com segurança. Conheça agora mesmo as versões da extensão EVALWebSigner para realizar assinaturas digitais através dos navegadores Experiência assinatura digital PEP Chrome e Experiência assinatura digital PEP Firefox.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D