Proteção de Dados

Lugares onde você usa criptografia e nem imagina

Se você acha que criptografia é apenas para as grandes empresas do setor financeiro, está enganado. Na verdade, a proteção de dados é mais importante do que imaginamos, muitas vezes ela está bem na nossa frente e nem notamos. A tendência é que ela realmente passe despercebida, garantindo assim a sua eficiência.

Veja a seguir exemplos do cotidiano que aproximam a criptografia das pessoas sem que elas percebam:

Internet Banking

Pagamentos online e transações financeiras de forma remota já são realidade no dia a dia de milhares de brasileiros. Entretanto, muitos deles nem se dão conta de que estão se beneficiando da criptografia nesses serviços. A facilidade que os sistemas de internet banking trazem para os usuários é possível graças ao sistema de segurança que os bancos adotam para proteger os seus dados. Assim, todas as transações ficam protegidas por criptografia, garantindo a segurança dos dados dos usuários.

WhatsApp

O uso de aplicações em dispositivos móveis é cada vez mais comum. São muitas as possibilidades e uma das preferidas dos usuários é a troca de mensagens rápidas. O aplicativo de troca de mensagens mais usado no Brasil é o WhatsApp, que atualmente pertence ao Facebook. As funções dentro do app são diversas e permitem entre outras coisas a troca de fotos, vídeos e mensagens de voz, por exemplo. Tudo acontece de forma rápida e simples, e assim o volume de mensagens é cada vez maior.

A fim de garantir que o conteúdo das mensagens trocadas pelo WhatsApp não seja interceptado, o aplicativo utiliza uma tecnologia de segurança que eles próprios chamam de criptografia de ponta a ponta. A privacidade se tornou um fator primordial para os usuários do aplicativo que ficaram sabendo da proteção por criptografia por meio de um aviso emitido pelo app.

iPhone

Manter os dados privados seguros através de criptografia é uma realidade em muitas áreas, nos dispositivos portáteis isso também acontece, mas poucos usuários têm consciência disso. Os smartphones da fabricante Apple são conhecidos, entre outras coisas, por oferecerem boa segurança aos seus usuários. Esse é sem dúvida um dos atrativos para a legião de fãs da marca.

O fato é que quando necessário, a criptografia do iPhone se mostrou resistente. Como no caso em que o FBI precisou quebrar a segurança de um dispositivo que pertencia a um suspeito de envolvimento com terrorismo. A repercussão foi grande. O FBI pediu a ajuda da Apple para quebrar a criptografia do iPhone. A Apple por sua vez foi a justiça para garantir que ela não participasse da quebra, pois isto traria um risco para empresa, se ela ajuda a quebrar a criptografia de um cliente, por que não de todos?

Redes Sociais

As redes sociais possuem políticas de segurança próprias a fim de garantir a integridade dos dados de seus usuários. Ao decidir entrar numa rede social você precisa concordar com os termos de privacidade dela. Portanto, a responsabilidade pelo conteúdo postado é sua. Além disso, compreender essa política de privacidade dá ao usuário a consciência sobre o que é e o que não é recomendável ser compartilhado por ali.

Para acessar uma rede social o usuário precisa de uma chave de permissão, criada junto ao sistema previamente. A sua senha lhe permite interagir com outros usuários, trocar mensagens e visualizar conteúdo interno. Para garantir a  segurança, algumas informações são criptografadas desde o canal de comunicação até algumas informações dos usuários que são armazenadas.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D