Novidades

O poder do Blockchain

A inovação em torno da tecnologia Blockchain é considerada um cenário e um ambiente futuro em potencial, mostrando, por exemplo, que as criptomoedas pode substituir, pelo menos em parte, os sistemas monetários atuais em uma base global.

O Blockchain está mais comumente associado à criptomoeda Bitcoin e ligado a transações financeiras. Essa tecnologia é, na verdade, um conjunto de registros distribuídos que monitora dados transacionais de maneira segura, verificável e permanente.

Nenhuma autoridade central é necessária para validar a precisão dos registros transacionais; em vez disso, a confiança é estabelecida e mantida por meio de consenso em uma rede ponto a ponto (P2P).

Isso tem implicações profundas no futuro, em especial no setor bancário, mas com potencial para impactar diversas áreas. Antes de nos aprofundar no poder do Blockchain, vamos dar um passo atrás e entender alguns conceitos iniciais. Isso vai nos facilitar o entendimento do que a tecnologia vai proporcionar no futuro próximo.

Como o Blockchain funciona

Basicamente podemos entender o Blockchain como um livro de registros distribuído, mantido de forma permanente e inviolável através de dados transacionais.

Em outras palavras, um Blockchain funciona como um banco de dados descentralizado, gerenciado por computadores pertencentes a uma rede P2P.

Cada um dos computadores na rede distribuída mantém uma cópia deste livro de registros para evitar um único ponto de falha e todas as cópias são atualizadas e validadas simultaneamente.

Hoje, os aplicativos blockchain estão sendo explorados em muitos setores como uma maneira segura e econômica de criar e gerenciar um banco de dados distribuído e manter registros de transações digitais de todos os tipos.

Seu funcionamento

O funcionamento da tecnologia Blockchain consiste em dois tipos de registros, transações individuais e blocos.

O primeiro bloco consiste em um cabeçalho e dados pertencentes às transações que ocorrem dentro de um período de tempo definido. O registro de data e hora do bloco é usado para ajudar a criar uma sequência alfanumérica chamada hash.

Após a criação do primeiro bloco, cada bloco subsequente usa o hash do bloco anterior para calcular seu próprio hash. Antes que um novo bloco possa ser adicionado à cadeia, sua autenticidade deve ser verificada por um processo computacional chamado validação ou consenso.

Neste ponto do processo de validação do Blockchain, a maioria dos nós na rede deve concordar que o hash do novo bloco foi calculado corretamente. O consenso garante que todas as cópias do registro distribuído compartilhem o mesmo estado.

Depois que um bloco é adicionado, ele pode ser referenciado em blocos subsequentes, mas não pode ser alterado. Se alguém tentar trocar um bloco, os hashes dos blocos anteriores e subsequentes também serão alterados, e interromperão o estado compartilhado atual.

Quando o consenso não é mais possível, outros computadores na rede estão cientes de que ocorreu um problema e nenhum novo bloco será adicionado à cadeia até que o problema seja resolvido. Normalmente, o bloco que está causando o erro será descartado e o processo de consenso será repetido.

Na prática

Seu conceito e uso podem parecer confusos, mas na prática o Blockchain utiliza criptografia e assinaturas digitais para provar a identidade, autenticidade e fazer valer os direitos de acesso de leitura e gravação.

A tecnologia contém mecanismos para reforçar a imutabilidade, impossibilitando a alteração dos registros históricos. Em outras palavras, um registro distribuído é como um banco de dados SQL normal mais um código que pode adicionar novas linhas ao banco de dados, validando se essas linhas estão em conformidade com regras pré-acordadas e garantindo que todas as cópias do banco de dados sejam iguais, tudo em tempo real.

O sistema ponto a ponto do Blockchain é autônomo com base na propriedade compartilhada e na igualdade entre os participantes. As transações P2P através de Blockchain não exigem a ajuda de um intermediário. Dessa forma, se reduz o custo de cada transação.

Além disso, os algoritmos usados ​​para validar a precisão do registro distribuído tornam o Blockchain muito menos vulnerável a fraudes e crimes cibernéticos do que os sistemas de proteção convencionais. 

Os benefícios vão além da segurança

Como não poderia ser diferente, os especialistas citam vários benefícios importantes do uso da blockchain. A segurança é considerada uma das vantagens mais significativas dessa tecnologia.

É quase impossível corromper uma Blockchain. Afinal, os registros em formação são compartilhados e continuamente reconciliados por milhares, até milhões de computadores. Além disso, o Blockchain não tem um ponto único de falha. Se um nó ficar inoperante, não há problema, afinal todos os outros nós têm uma cópia dos registros.

A autonomia da Blockchain também deve promover outros aspectos emergentes da economia. Nesse cenário, as máquinas usarão o blockchain para se tornar participantes autônomos em outros segmentos do mercado.

Em breve, espera-se que os avanços na Inteligência Artificial ( IA ) permitam que as máquinas na Internet das Coisas ( IoT ) possam agendar e pagar por sua própria manutenção, comprar suas próprias peças de reposição e manter suas próprias transações. registros, usando Blockchain.

Assim, a tecnologia Blockchain facilita o surgimento de novas formas de organizações que não são apenas desmaterializadas, mas também descentralizadas. Essas organizações, que não têm diretor ou CEO, ou qualquer tipo de estrutura hierárquica, são administradas coletivamente por todos os indivíduos que interagem em uma estrutura de Blockchain.

O Blockchain ainda está nos estágios iniciais, mas avançando rapidamente

Hoje temos uma nova oportunidade para cumprir nossas promessas de negócio. A tecnologia Blockchain torna possível substituir o modelo de organizações hierárquicas descendentes por um sistema de cooperação distribuída de baixo para cima.

Essa mudança pode mudar a maneira como realizamos negócios, de forma distribuída e ainda mais segura, permitindo que as pessoas cooperem para a criação de um ambiente protegido, garantindo ao mesmo tempo que todos sejam devidamente compensados ​​por seus esforços e contribuições.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D