Proteção de Dados

O que é e qual a importância da certificação PCI DSS para as instituições financeiras?

Qualquer empresa que processa, armazena e transmite informações de cartão de crédito deve estar em conformidade com o PCI DSS. Essa conformidade é importante porque ajuda a garantir que os dados de seus clientes estejam seguros e protegidos.

Vale destacar que nos dias atuais, as violações de dados estão se tornando cada vez mais comuns. Ao cumprir com o PCI DSS, as instituições financeiras podem reduzir o risco e evitar que os dados de seus clientes e o seu negócio sejam comprometidos.

Continue a leitura do artigo até o final e saiba a importância da conformidade com o PCI DSS para as instituições financeiras.

Por que instituições financeiras devem estar em conformidade

Requisitos definidos pelo PCI DSS são implementados principalmente para proteger a privacidade dos titulares de cartões de crédito e para garantir que seus dados sejam mantidos a salvo de roubo ou fraude.

As empresas que não cumprem com a conformidade estão sujeitas a multas e a perda do direito de processar pagamentos com cartão de crédito. Como tal, é importante que as empresas entendam quais são esses requisitos.

Alguns dos principais requisitos do PCI DSS incluem o uso de firewalls e software antivírus, proteção de dados confidenciais e o teste regular de medidas de segurança. 

Os benefícios da conformidade com o PCI DSS para instituições financeiras

De fato, as instituições financeiras que lidam com transações com cartão de crédito e débito são obrigadas a cumprir o PCI DSS. Embora a conformidade possa ser cara e demorada, existem vários benefícios que fazem valer a pena o esforço.

Primeiro, como foi dito logo no início do artigo, a conformidade com o PCI DSS ajuda a proteger contra violações de dados. Ao garantir que as informações confidenciais estejam devidamente protegidas, as empresas podem reduzir o risco de uma violação onerosa.

Em segundo lugar, a conformidade pode ajudar as empresas a criar confiança com seus clientes. Os clientes estão cada vez mais preocupados com a segurança de suas informações pessoais, e uma empresa que esteja em conformidade com o PCI DSS pode mostrar que leva a sério a segurança dos dados.

Por fim, as empresas evitam multas e outras penalidades. A falta de conformidade resulta em multas das empresas de cartão de crédito ou de outros reguladores.

Além disso, eles também podem perder a capacidade de processar transações com cartão de crédito, o que pode ter um impacto significativo em seus resultados.

 

 

Quando se trata de conformidade com o PCI DSS, as instituições financeiras enfrentam vários desafios

À medida que novas maneiras de roubar informações de cartão de crédito são desenvolvidas, as instituições financeiras devem ser rápidas para adaptar suas medidas de segurança. Além disso, o PCI DSS exige que as instituições financeiras mantenham registros detalhados de seus esforços de conformidade.

A conformidade pode ser um desafio, principalmente para instituições menores. Um dos maiores desafios é acompanhar o cenário de ameaças em constante mudança.

Em primeiro lugar, as instituições financeiras devem garantir que todos os dados sejam criptografados, tanto em trânsito quanto em repouso. Eles também precisam ter medidas de segurança robustas para proteger contra ameaças externas, como cibercriminosos.

Além disso, as empresas devem ter um processo para lidar com dados de clientes comprometidos.

Por fim, eles devem acompanhar o cenário em constante mudança do PCI DSS, o que pode ser difícil devido às outras demandas de tempo e recursos.

Esse pode ser um processo demorado e caro, principalmente para instituições que não possuem os recursos de bancos maiores.

payShield 10K: você pode proteger com confiança seus pagamentos digitais

O payShield 10K, a quinta geração de HSMs de pagamento da Thales, empresa parceira da E-VAL, oferece um conjunto de funcionalidades de segurança comprovadas em ambientes críticos, incluindo processamento de transações, proteção de dados confidenciais, emissão de credenciais de pagamento, aceitação de cartão móvel e tokenização. 

A solução payShield 10K pode ser usada em todo o ecossistema global de pagamentos por emissores, provedores de serviços, adquirentes, processadores e redes de pagamento, oferecendo diversos benefícios:

  • Simplifica a implantação em data centers;
  • Oferece alta resiliência e disponibilidade;
  • Oferece o mais amplo suporte de cartão e aplicativos móveis em tempo hábil;
  • Suporta atualizações de desempenho sem alteração de hardware;
  • Mantém a compatibilidade com todos os HSMs de pagamento da Thales.

Você pode proteger pagamentos digitais com confiança

Desempenhando uma função de segurança fundamental para pagamentos remotos digitais e presenciais, a solução payShield 10K oferece a confiança necessária que sustenta as comunicações entre os envolvidos nos processos de pagamentos. 

O payShield 10K atende aos mais recentes requisitos de segurança obrigatórios e melhores práticas para uma ampla variedade de organizações, incluindo PCI DSS, ANSI, LGPD e várias marcas e redes de pagamento globais e regionais.

  • Simplifique a implantação

Os HSMs de pagamento podem ser configurados, gerenciados e monitorados remotamente de forma segura a partir de locais de conveniência para reduzir seus custos e simplificar suas operações em andamento;

  • Maximize a resiliência

Equipados com duas fontes de alimentação e ventiladores hot-swapable, os HSMs da Thales aumentam significativamente o tempo médio entre falhas (MTBF) e simplificam a manutenção em campo;

  • Aproveite as integrações comprovadas

Os HSMs de pagamento da Thales são os mais implantados no mundo e suportados pelo maior número de provedores de aplicativos de pagamento.

Como instituição que lida com informações de cartão de crédito, é importante ter a certificação PCI DSS

Esta certificação prova que você está tomando as precauções necessárias para proteger os dados de seus clientes de serem comprometidos.

Ao obter a certificação PCI DSS, você pode ter certeza de que sua empresa atende aos mais altos padrões de segurança do setor.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 17 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error
fb-share-icon
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D