Proteção de Dados

O setor financeiro está sob ataques cibernéticos: bancos, Fintechs e Pix em risco

Os bancos, Fintechs e outras empresas do setor financeiro tem sido um dos principais alvos de ataques cibernéticos devido à abundância de informações confidenciais contidas nos arquivos dos clientes, especialmente à medida que cada vez mais pessoas fazem a transição para o banco online e buscam formas alternativas e sem contato de pagamento durante a pandemia. 

Agora, uma nova onda de soluções financeiras, https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/openbankinga exemplo do Pix e Open Banking, está surgindo para tornar as transações em tempo real mais fáceis para os clientes, porém, ampliando ainda mais o cenário de ameaças. 

Junto com as ameaças crescentes, as instituições financeiras também devem cumprir os requisitos de conformidade regulamentar, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ou multas e sanções regulamentares serão aplicadas, ampliando ainda mais os riscos de grandes prejuízos às empresas ligadas ao segmento. 

De acordo com estudo feito pelo Boston Consulting Group, as empresas de serviços financeiros têm 300 vezes mais probabilidade do que outras empresas de serem alvos de ataques cibernéticos, incluindo phishing, ransomware e outros ataques de malware, e até ameaças internas. 

Instituições financeiras devem adotar uma abordagem mais proativa em relação aos ataques cibernéticos ou arriscar violações de dados devastadoras. 

Atores mal-intencionados têm motivos diferentes ao executar ataques cibernéticos, mas, no caso dos criminosos cibernéticos, seu objetivo é o ganho financeiro.  

As instituições financeiras têm uma grande quantidade de informações pessoais e financeiras, prontas para monetização se violados, incluindo carteiras de criptomoedas e a transferência de dinheiro via Pix. 

Assim como outros métodos de ataque, os cibercriminosos trabalham para comprometer as credenciais da conta por meio de phishing. Basta um funcionário reutilizar as credenciais da conta, como senhas, que os invasores têm tudo o que precisam para causar estragos.  

Ransomware  é um tipo de malware que criptografa arquivos confidenciais ou bloqueia empresas fora de seus sistemas. A única maneira de desbloqueá-lo é com uma chave matemática que apenas o invasor conhece, que você receberá após pagar um resgate.

No segmento financeiro, ransomware é um dos ataques cibernéticos mais comuns. Somente em 2017, 90% das instituições financeiras foram atingidas por um ataque de ransomware. Em 2020, a terceira maior empresa Fintech do mundo, Finastra, foi alvo.

Então, por que o ransomware é tão eficaz para os cibercriminocos? Porque, na maioria das vezes, é muito mais rápido e barato pagar o resgate do que sofrer um tempo de inatividade.

Como lidar com riscos de ataques cibernéticos: detectar e gerenciar ameaças 

Na prática, bancos, Fintechs e outras instituições financeiras podem seguir boas práticas de segurança para garantir que sua organização esteja protegida, enquanto continuam a aderir à conformidade regulatória.

A implementação de recursos de monitoramento contínuo e de detecção de ameaças é o primeiro passo para preencher as lacunas de segurança flagrantes que muitos bancos e instituições financeiras estão enfrentando. 

De fato, ataques de ransomware geralmente não é um evento único. Na verdade, isso pode acontecer várias vezes na mesma empresa. Independentemente de se uma organização sofreu um incidente ou não, é importante monitorar toda a gama de redes e aplicativos em todo o cenário de TI de forma contínua, em vez de avaliações periódicas. 

Com esse tipo de visibilidade constante, as empresas sabem se estão comprometidas ou seguras.

É cada vez mais importante para as organizações financeiras construírem uma base sólida, adotando tecnologias e processos de segurança que potencializem sua capacidade de detectar ataques cibernéticos o mais cedo possível. 

Existem algumas maneiras pelas quais essas tecnologias podem ajudar as instituições a se protegerem, incluindo o fornecimento de um contexto importante para comportamentos anômalos, sinalizando indicadores conhecidos de comprometimento e acelerando a detecção e a resposta a ameaças. 

Entretanto, a detecção por si só não impede que os cibercriminosos ataquem. Depois que atividades suspeitas que podem indicar etapas iniciais de um ataque são detectadas, é importante que as empresas tenham controles em vigor para interromper atividades futuras e um plano de resposta a incidentes para mitigar o ataque.

Criptografia e integridade de dados também fazem parte da estratégia de proteção contra ataques cibernéticos

As pessoas usarão qualquer aplicativo financeiro com base na confiança de que seus dados estão seguros em suas mãos, e é por isso que as violações de dados via Ransomware são tão prejudiciais à reputação de bancos e Fintechs.

Além de estabelecer confiança, a criptografia também é uma das maneiras mais fáceis de cumprir a maioria das regulamentações governamentais. Na verdade, muitas agências de controle até exigem isso.

Por exemplo, além da LGPD, os padrões de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento (PCI DSS) exigem que as empresas criptografem as informações do cartão de crédito antes de armazená-las em seu banco de dados. 

Criptografar dados é crucial. No entanto, criptografar dados somente durante o armazenamento não é suficiente. A menos que você não tenha planos de mover seus dados, criptografá-los durante o transporte é igualmente crucial. Isso porque os cibercriminosos podem espionar as conexões do servidor de aplicativos e interceptar quaisquer dados enviados.

Backup e recuperação de desastres como a maneira mais eficiente para combater ataques cibernéticos e diminuir o tempo de inatividade das instituições financeiras

O planejamento de possíveis interrupções pode reduzir os impactos para bancos, Fintechs e outras instituições financeiras não apenas um tempo valioso, mas também quantias significativas de dinheiro em termos de receita perdida, credibilidade e serviços de recuperação. 

Um relatório recente feito pela Sophos, “State of Ransomware 2021”,  mostrou que o custo total médio de recuperação de um ataque de ransomware pode chegar a US$ 2 milhões. Criar um plano antes que ocorra um desastre também coloca as organizações em uma posição melhor para evitar o pagamento de resgates devido à capacidade de retomar as operações. 

Uma sólida capacidade de recuperação de desastres pode limitar o impacto dos ataques cibernéticos a uma pequena interrupção, em vez de um evento que termina uma empresa.

A solução CipherTrust Data Security Platform permite que as empresas protejam sua estrutura contra ataques cibernéticos

De acordo com o IDC, mais de 175 zetabytes de dados serão criados até 2025, e hoje mais da metade de todos os dados corporativos são armazenados na nuvem. 

Para lidar com a complexidade de onde os dados são armazenados, a CipherTrust Data Security Platform oferece recursos fortes para proteger e controlar o acesso a dados confidenciais em bancos de dados, arquivos e contêineres contra ataques cibernéticos. Tecnologias específicas incluem:

CipherTrust Transparent Encryption

Criptografa dados em ambientes locais, em nuvem, banco de dados, arquivos e Big Data com controles de acesso abrangentes e registro de auditoria de acesso de dados detalhado que pode impedir os ataques cibernéticos mais maliciosos.

CipherTrust Database Protection

Fornece criptografia transparente ao nível de coluna de dados estruturados e confidenciais que residem em bancos de dados, como cartão de crédito, números de previdência social, números de identificação nacional, senhas e endereços de e-mail.

CipherTrust Application Data Protection 

Oferece APIs para que os desenvolvedores adicionem rapidamente criptografia e outras funções criptográficas a seus aplicativos, enquanto o SecOps controla as chaves de criptografia.

CipherTrust Tokenization

Oferece serviços de tokenização de dados ao nível de aplicativo em duas soluções convenientes que oferecem flexibilidade ao cliente – Token sem Vault com mascaramento de dados dinâmico baseado em políticas e Tokenização em Vault.

CipherTrust Batch Data Transformation

Fornece serviços de mascaramento de dados estáticos para remover informações confidenciais de bancos de dados de produção, para que as questões de conformidade e segurança sejam aliviadas ao compartilhar um banco de informações com terceiros para análise, teste ou outro processamento.

CipherTrust Manager

Centraliza chaves, políticas de gerenciamento e acesso a dados para todos os produtos CipherTrust Data Security Platform e está disponível em formatos físicos e virtuais compatíveis com FIPS 140-2 Nível 3.

CipherTrust Cloud Key Manager 

Oferece o gerenciamento do ciclo de vida de sua própria chave (BYOK) para muitos provedores de infraestrutura, plataforma e software como serviço na nuvem.

CipherTrust KMIP Server

Centraliza o gerenciamento de chaves para o protocolo de interoperabilidade de gerenciamento de chaves (KMIP) comumente usado em soluções de armazenamento.

CipherTrust TDE Key Manager

Centraliza o gerenciamento de chaves para criptografia encontrada em Oracle, SQL e Always Encrypted SQL.

O portfólio de produtos de proteção de dados que compõe a solução CipherTrust Data Security Platform permite que as empresas protejam dados em repouso e em movimento em todo o ecossistema de TI e garante que as chaves dessas informações estejam sempre protegidas e apenas sob seu controle. 

Ela simplifica a segurança dos dados, melhora a eficiência operacional e acelera o tempo de conformidade. Independentemente de onde seus dados residem.

A plataforma CipherTrust garante que seus dados estejam seguros, com uma ampla gama de produtos e soluções comprovados e líderes de mercado para implantação em data centers, ou aqueles gerenciados por provedores de serviços em nuvem (CSPs) ou provedores de serviços gerenciados (MSPs), ou como um serviço baseado em nuvem gerenciado pela Thales, empresa líder no segmento de segurança.

Portfólio de ferramenta que garante a proteção de dados contra ataques cibernéticos

Com os produtos de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform, sua empresa pode:

Reforçar a segurança e a conformidade contra ataques cibernéticos

Os produtos e soluções de proteção de dados CipherTrust abordam as demandas de uma série de requisitos de segurança e privacidade, incluindo a identificação eletrônica, autenticação e confiança, Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros requisitos de conformidade.

Otimiza a eficiência da equipe e dos recursos

CipherTrust Data Security Platform oferece o mais amplo suporte para casos de uso de segurança de dados no setor, com produtos desenvolvidos para trabalhar em conjunto, uma linha única para suporte global, um histórico comprovado de proteção contra ameaças em evolução e o maior ecossistema de parcerias de segurança de dados do setor. 

Com foco na facilidade de uso, APIs para automação e gerenciamento responsivo, a solução CipherTrust Data Security Platform garante que suas equipes possam implementar, proteger e monitorar rapidamente a proteção do seu negócio. 

Além disso, serviços profissionais e parceiros estão disponíveis para design, implementação e assistência de treinamento para garantir rapidez e confiabilidade em implementações com o mínimo de tempo de sua equipe.

Reduz o custo total de propriedade

O portfólio de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform oferece um amplo conjunto de produtos e soluções de segurança de dados que podem ser facilmente dimensionados, expandidos para novos casos de uso e têm um histórico comprovado de proteção de tecnologias novas e tradicionais. 

Com o CipherTrust Data Security Platform, as empresas podem preparar seus investimentos para o futuro enquanto reduz custos operacionais e despesas de capital.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 16 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D