Assinatura Digital Novidades

Pagamentos instantâneos: O Checklist essencial que toda empresa precisa saber para implementar o PIX com segurança

Ao oferecer custos mais baixos para empresas e consumidores e, fornecer a transferência de fundos entre contas correntes em segundos, os Pagamentos Instantâneos são o próximo passo na evolução dos pagamentos domésticos sem dinheiro. 

Então como os Pagamentos Instantâneos fazem isso? Primeiro, para trocar pagamentos quase em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, é necessário que haja infraestrutura dedicadas. 

Segundo, como as transações são executadas em segundos, e disponibilizadas imediatamente ao beneficiário, os bancos precisam garantir que todas as etapas do processo necessárias, como verificações de fraude, triagem de sanções e reservas, sejam realizadas instantaneamente. 

Por fim, para poder iniciar ou receber um Pagamento Instantâneo, a conta que mantém os bancos precisa ser participante do mesmo sistema de compensação de Pagamento Instantâneo, chamado pelo Banco Central do Brasil de PIX. 

Satisfazer as necessidades de indivíduos e empresas é o objetivo principal dos pagamentos instantâneos

Os Pagamentos Instantâneos têm o potencial de revolucionar o mundo dos pagamentos, atendendo com sucesso às demandas de consumidores privados e empresas. 

Atendendo à demanda “sempre ativa”, os Pagamentos Instantâneos podem ser executados por indivíduos com facilidade e 24 horas por dia, através de aplicativos online.

Além disso, ao fornecer aos comerciantes informações sobre pagamentos recebidos em tempo real, eles podem liberar mercadorias ou serviços encomendados instantaneamente, diminuindo o tempo entre um pedido e sua entrega.  

PIX na prática

Na prática, os sistemas de Pagamentos Instantâneos podem se tornar a solução para diversas ideias de novos negócios.

Contudo, os Pagamentos Instantâneos atendem da mesma forma à necessidade de velocidade, permitindo que os pagamentos sejam integrados mais profundamente em suas cadeias de processamento e valor, permitindo que as empresas reajam instantaneamente ao comportamento do cliente. 

Enfim, naturalmente, os sistemas de pagamento instantâneo também podem melhorar a gestão financeira da organização. Ao enviar pagamentos quase em tempo real, as empresas podem aumentar o capital de giro, permitindo reduções de custos e alocações precisas de financiamento. 

Diante de tantos benefícios para empresas e para consumidores, a questão que fica é como implementar pagamentos instantâneos com segurança.

Tornando os Pagamentos Instantâneos uma realidade segura

Quais são os requisitos de sistema necessários para fornecer uma experiências ao cliente segura?

Além dos aplicativos fáceis de usar para início de pagamento, velocidade, disponibilidade e estabilidade,  a segurança contra fraudes e a proteção de dados são fatores importantes para criar uma experiência ao cliente em pagamentos instantâneos completa

Os sistemas precisam estar acessíveis 24/7/365, o que, na prática, requer 100% de disponibilidade e segurança.

Assim para conseguir isso, as instituições financeiras precisam garantir que o sistema de pagamentos instantâneos atenda aos requisitos de segurança definidos pelo Banco Central do Brasil, através da plataforma PIX. 

A implementação do Pagamento Instantâneo deve garantir sua escalabilidade para lidar com qualquer aumento do volumes de transações no futuro e tenha foco específico para combater o crime cibernético.

E ainda, o sistema de pagamentos instantâneos precisa incluir serviços de suporte, gerenciamento de incidentes e análise de dados.

Checklist essencial que tornam a solução de Pagamentos Instantâneos uma opção segura

  1. Uma arquitetura em camadas, projetada especificamente para pagamentos instantâneos, usando tecnologias modernas e padrões de mensagens, oferecendo a flexibilidade necessária
  1. A capacidade de suportar a efetivação das operações em tempo real para diferentes tipos de transações e mercados. Essa flexibilidade de liquidação é essencial para a interoperabilidade futura e para otimizar o gerenciamento de liquidez.
  1. Escalabilidade e capacidade de lidar com enormes volumes de transações. À medida que os pagamentos instantâneos se mantêm globalmente e que crescem exponencialmente as transações em tempo real enfrentará grandes dificuldades.
  1. Suporte a toda a cadeia de valor de pagamento, incluindo pagamentos não urgentes e em lotes, outras mensagens financeiras e uma ampla gama de serviços de pagamento com valor agregado.
  1. A eficiência de custo e a velocidade com que pode ser entregue, demonstrando sua capacidade de implementação de infraestrutura de pagamento sistemicamente importantes.
  1. Assinatura digital nas mensagens. De acordo com os requisitos de segurança previstos pelo PIX todas as mensagens transmitidas no PIX deverão ser assinadas digitalmente pelo emissor. O receptor deve validar a assinatura digital de cada mensagem para garantir sua autoria, integridade e o não-repúdio
  1. Uso de certificados digitais nos processos de criptografia . As instituições financeiras, atendendo aos requisitos definidos pelo Banco Central precisam contudo adotar certificados ICP-Brasil que suportem a utilização para autenticação e criptografia. Já para a assinatura digital deverão ser utilizados certificados ICP-Brasil no padrão SPB
  1. Uso de HSM para gerenciamento de certificados digitais. As instituições financeiras devem possuir processos adequados de gestão (geração, guarda, ativação e revogação) dos seus certificados digitais utilizados no âmbito do Sistema de Pagamentos Instantâneos.

Sobretudo, recomenda-se a utilização de fornecedores com experiência e especialistas em criptografia para o segmento bancário de forma a garantir a implementação dos requisitos de segurança previstos pelo PIX.

Para contribuir no processo de transformação e ajudar na  implantação do sistemas de pagamento instantâneo, a E-VAL possui soluções de assinatura e certificados digitais, a exemplo do E-VALCryptoCOMPE.

Tecnologia desenvolvida para disponibilizar Assinatura Digital com alto desempenho, o EVALCryptoSPB hoje, atende a assinatura digital de mensagens trocadas pelo Sistema Financeiro Nacional.

Assim como HSM Thales para compor uma oferta de qualidade. Para ajudar nesse desafio, sua empresa pode contar com a ajuda da E-VAL. 

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D