Assinatura Digital

Parte do investimento da sua empresa ainda é gasto com consumo de papel?

À medida que as despesas das empresas aumentam, o consumo de papel é muitas vezes um dos mais negligenciados, até que você dá uma olhada o quanto está sendo usado e os custos relacionados. 

O consumo médio de um trabalhador no escritório gira em torno de 10.000 folhas de papel de cópia a cada ano e, quando você considera o preço de compra, armazenamento e custos de descarte, não é de admirar que a redução do consumo de papel possa ter um grande impacto nos resultados de uma empresa.

Há também o custo ambiental a ser considerado. A produção de papel requer grandes quantidades de água e energia, além de gerar poluição e gases de efeito estufa. E como a maior parte do papel é produzida a partir de árvores percebe-se ainda mais o seu impacto.

Felizmente, há uma série de medidas que as empresas podem tomar para reduzir o uso de papel. Incentivar os funcionários a usar os dois lados de uma folha de papel, configurar as impressoras para impressão frente e verso padrão e investir em programas de reciclagem de papel de escritório são bons pontos de partida.

A redução do consumo de papel pode trazer muitos benefícios tanto para as empresas quanto para o meio ambiente. Para as empresas, a redução do papel pode levar a economias de custos significativas. Para o meio ambiente, a diminuição pode ajudar a proteger as florestas e reduzir a poluição e as emissões de gases de efeito estufa.

Se parte do investimento da sua empresa ainda é gasto com consumo de papel, continue a leitura do artigo até o final e saiba como a assinatura digital pode reduzir custos e otimizar os processos de negócio da sua organização.

O custo do papel para os negócios: como o consumo do papel influencia na economia de tempo e dinheiro

De acordo com os relatórios da indústria de papel produzidos nos últimos anos, o custo do papel aumentou nos últimos anos. O papel para gráficas, por exemplo, chegou a subir 65% em 2021.  Segundo o IDC, líder em inteligência de mercado das indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, 1 a 3% da receita de uma empresa é destinada somente a custos com impressão.

O aumento do custo do papel tem um grande impacto nas empresas e nos consumidores. Muitas empresas estão sendo forçadas a repassar os custos mais altos para seus clientes, enquanto outras estão reduzindo o uso de papel. 

Apenas no Brasil, no primeiro semestre de 2020, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o consumo de papel foi de 4.224 toneladas. Globalmente, segundo o Statista, os dados mais recentes do consumo mundial de papel, em 2018 consumimos 421.88 milhões de toneladas de papel.

Os consumidores também estão sentindo o impacto, já que as despesas relacionadas ao uso de papel continuam subindo. O aumento do custo do papel é uma grande preocupação para empresas e consumidores.

Apesar do uso generalizado de tecnologias digitais, o papel continua a ser uma parte essencial da vida moderna. Do memorando a contratos de escritório, o papel é uma ferramenta versátil e essencial. No entanto, o custo do papel é muitas vezes esquecido. 

Embora o papel possa parecer uma mercadoria barata, a verdade é que a sua produção tem um impacto ambiental significativo. Além disso, o consumo de papel tem aumentado constantemente nos últimos anos, sobrecarregando ainda mais os recursos naturais. 

Como resultado, é provável que o custo do papel continue a aumentar no futuro. Apesar desses desafios, o uso de documentos continuará sendo uma parte importante de nossas vidas. Com produção e consumo responsáveis, podemos garantir que o papel continue a ser um recurso valioso.

Os benefícios de reduzir o consumo de papel

O consumo de papel pode ter uma influência significativa no orçamento das empresas. Ao reduzir a quantidade de papel utilizado nos processos de negócio, é possível, de fato, economizar tempo e dinheiro

Por exemplo, uma empresa pode economizar uma quantidade considerável de tempo, eliminando a necessidade de organizar documentos em papel. A organização também pode economizar dinheiro reduzindo a quantidade de papel que precisa ser comprada. 

Além dos custos de aquisição, na prática, a digitalização de documentos reduz consideravelmente o tempo e investimento das empresas, reduzindo a necessidade de armazenar fisicamente em papel. No geral, o consumo de papel pode ter um impacto significativo na economia de tempo e dinheiro.

 

 

Assinatura digital e consumo de papel: como a tecnologia pode reduzir custos para as empresas

Assinaturas digitais, de forma resumida, são um tipo de assinatura eletrônica que pode ser usada para autenticar a identidade do remetente de um documento ou mensagem. Eles são normalmente usados ​​para transações comerciais, como contratos, arquivamentos e acordos. 

As assinaturas digitais são mais seguras do que as assinaturas tradicionais porque não podem ser falsificadas. Eles também fornecem uma maneira de rastrear quando um documento foi assinado e por quem. Esta informação pode ser valiosa para as empresas, principalmente quando se trata de reduzir os custos associados ao consumo de papel. 

Ao usar assinaturas digitais, as empresas podem eliminar a necessidade de imprimir e armazenar cópias impressas de documentos. Isso pode economizar quantias significativas de dinheiro ao longo do tempo, além de ajudar a reduzir o desperdício de papel. 

As assinaturas digitais também são mais convenientes do que as tradicionais, pois podem ser preenchidas de qualquer lugar com um computador e uma conexão com a internet. No geral, as assinaturas digitais oferecem vários benefícios para as empresas, incluindo custos reduzidos e desperdício de papel.

E-VAL SIGN: Eficiência de custos e tempo garantida por uma solução de assinatura digital criada para ajudar sua empresa

Oferecida pela E-VAL Tecnologia, para otimizar o processo de assinar ou coletar assinaturas de clientes em diferentes setores e tamanhos de empresa de maneira eletrônica, a solução E-VAL SIGN é uma solução completa para fluxos de trabalho de aprovação de documentos, assinaturas digitais avançadas e rastreamento de status de documentos. 

Ela permite assinar eletronicamente documentos, em qualquer lugar e momento, de maneira prática, segura e dinâmica. Projetada para otimizar rapidamente a maneira como as empresas entregam, revisam, aprovam e assinam seus documentos comerciais.

Na prática, a solução E-VAL SIGN apresenta como benefícios práticos a gestão de grande quantidade de contratos e outros documentos:

Aumente a eficiência do processo

  • Diminuição no ciclo de vendas;
  • Redução na taxa de abandono dos clientes;
  • Menor complexidade e melhora na velocidade de formalização/fechamento de negócios.

Elimina custos relacionados com papel

  • Diminuição e até eliminação de impressão, uso de correio, digitalização, gestão de papel, arquivamento, entre outros processos demorados e caros;
  • Maior segurança comparado ao processo de assinaturas a tinta evitando fraudes, custos de falha de conformidade, multas e danos à reputação.

Elimina erros e retrabalho

  • Evita documentos sem assinaturas;
  • Impede campos de formulário incompletos;
  • Elimina rasuras.

Fornece uma ótima experiência do usuário

  • Fácil utilização pelos signatários;
  • Economia de tempo e melhoria em processos de formalização;
  • Melhora na interação com clientes, funcionários e parceiros;
  • Experiência diferenciada agregando valor à marca.

A E-VAL Tecnologia é uma empresa de segurança da informação especializada em assinatura digital, autenticação e proteção de dados que se consolidou no mercado de tecnologia, acompanhando a evolução do desenvolvimento de softwares para segurança da informação no Brasil.

São mais 24 milhões de documentos assinados digitalmente, 25 milhões de transações realizadas, mais de 200 Projetos desenvolvidos para várias instituições e mais de 50 clientes no sistema utilizando nossas soluções.

Além da garantia técnica da E-VAL, que inclui um time de especialistas com uma longa história de sucesso e pioneirismo em tecnologia e segurança da informação, queremos oferecer de forma gratuita a assinatura da solução E-VAL SIGN para você testar e comprovar que é possível transformar a forma como você os prepara, assina e gerencie contratos e outros documentos de sua empresa.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 17 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error
fb-share-icon
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D