Dicas Rápidas

Pesquisa revela o impacto da transformação digital

A transformação digital se acelera. O setor privado continua a investir em tecnologias disruptivas para superar a concorrência e adaptar os seus modelos de negócios. Dessa maneira, busca atender às crescentes expectativas dos clientes.

Entretanto, mesmo com os avanços da transformação, a ruptura de conceitos tradicionais de mercado ainda é um grande desafio.

O que a realidade nos mostra é que o ritmo da mudança continua a ser definido pelas barreiras existentes entre os mundos on e offline. Afinal, a transformação digital redefine todos os segmentos e a maneira como vivemos e trabalhamos. 

A transformação digital rompe com conceitos tradicionais

A aceleração do universo online exige que as organizações se adaptem a uma nova realidade no relacionamento com o consumidor. É por isso que elas trabalham para aderir à transformação digital. 

De fato, a necessidade de fazer parte da transformação digital não pode ser subestimada. Dessa forma, os principais tomadores de decisão sentem que, sem se adaptar, sofreram retrocessos significativos no crescimento e nos lucros. 

O evento CI&T Business Impact Summit 2019 reuniu C-Levels de grandes empresas para discutir os desafios da transformação digital. Entre as marcas participantes estiveram Carrefour, Nestlé e CI&T. Todas elas têm a mesma opinião: a transformação digital está diretamente ligada ao cliente.

As empresas convergem quanto aos benefícios da transformação digital para observar o comportamento e a demanda do cliente. Algumas vantagens disso são:

  • receita aumentada;
  • custos operacionais reduzidos;
  • maior satisfação do cliente;
  • fragmentação abaixada;
  • operações otimizadas.

“Digital para mim é sobre, de fato, você ser rápido, em escala, de uma forma extremamente agressiva. Resolver problemas do cliente e criar experiências incríveis o tempo todo usando tecnologia”, disse Ricardo Guerra, CIO do Itaú, durante o evento.

Todos os benefícios da transformação são valiosos e estratégicos. Com eles, as empresas podem fortalecer as suas presenças em seus segmentos de mercado e continuar o seu crescimento.

Incorporar os benefícios da transformação digital também faz parte do debate

Com as inúmeras vantagens da transformação digital, um fator a considerar no processo de mudança é o uso de novas tecnologias como motor para impulsionar o desempenho das empresas e as estratégias voltadas ao crescimento para os próximos anos.

“A tecnologia é um meio para que você faça mais rápido, mas o processo tem a ver com a cultura da empresa”, afirma Paulo Cardoso, CEO do Carrefour e-Business, durante o debate no CI&T Business Impact Summit 2019.

Em boa parte das empresas, ainda existe a crença de que transformação digital seria, basicamente, a implementação de novas tecnologias. Entretanto, isso está completamente errado, de acordo com os C-Levels participantes do evento.

É um verdadeiro desafio para todos. “As empresas são muito lentas. É uma mentalidade muito difícil de mudar. Os mecanismos de governança não propiciam a mudança, pois a governança é dividida por silos. Não senta todo mundo na mesa de forma transversal”, analisou Cardoso. Dessa forma, ele lembrou que uma das características do digital é a agilidade que se constrói com base na colaboração.

Tecnologia como suporte da transformação digital

Em suma, a transformação digital diz respeito ao crescimento de processos operacionais e atividades. Ao mesmo tempo, a empresa usa tecnologia para se tornar mais eficiente e estratégica.

Os elementos de uma estratégia de transformação digital em grande escala podem incluir os dispositivos que você usa. Abordando assim, dados coletados e analisados, computação em nuvem, o uso da rede e a funcionalidade móvel de sua empresa.

Utilizadas como a base para a transformação digital, as tecnologias digitais são uma maneira estratégica de agilizar e acelerar operações — do seu modelo de negócios, por exemplo, aos seus processos internos. 

A transformação digital é uma área ampla. Por isso, vários fatores impulsionam o seu grau de digitalização:

  • Tecnologia: a influência dela vem de benefícios potenciais para as operações, bem como do nível de dificuldade de sua integração;
  • Demanda: o efeito dela vem dos clientes, que agora esperam uma experiência de compra que seja direta e intuitiva;
  • Comportamento: o impacto dele vem dos consumidores, que têm expectativas ao fazerem compras sobre a sua tecnologia integrada.

Ouvir a demanda de seus clientes, observando o comportamento deles e também estudando a tecnologia disponível. Assim, você pode construir a base para uma transformação digital.

Como vai a transformação digital da sua empresa?

Enquanto as empresas usam a transformação digital para se tornarem inovadoras, elas também pedem à sua força de trabalho que aborde as suas atividades cotidianas de novas maneiras. 

A economia digital requer novos níveis de percepção, criatividade e flexibilidade dos trabalhadores. Novas tecnologias os libertam de tarefas manuais que distraem do objetivo de agregar maior valor à missão principal do negócio. 

Sete em cada dez líderes elencaram flexibilidade de mindset, abertura às mudanças e conhecimentos técnicos como as habilidades essenciais para conduzir a transformação digital nas companhias de maneira mais fluida e assertiva. 

Esse é um dos destaques da pesquisa Business Impact Insights, realizada pela CI&T em parceria com a Opinion Box, em abril. O estudo ouviu cerca de 200 executivos, sendo 100% em cargos de liderança.

A pesquisa revelou ainda que 73% dos executivos consideram a transformação digital um dos maiores desafios para suas empresas atualmente. Contudo, 60% afirmaram ser “muito difícil” convencer os demais gestores sobre a importância do tema.

A transformação digital é fundamental na medida em que as empresas tentam atrair e reter uma nova geração de talentos que espera fácil acesso a informações e ferramentas necessárias a fim de serem eficazes.

O capital humano

As empresas maximizam o retorno de seu capital humano quando:

  • melhoram a visibilidade para impulsionar o gerenciamento de negócios em tempo real. Permitindo assim, que os funcionários possam tomar decisões de maneira proativa e reagir mais rapidamente às mudanças;
  • simplificam a colaboração, dividindo as barreiras internas que separam as equipes. Dessa forma, as ideias podem se polinizar e a inovação se espalha rapidamente;
  • implementam recursos de nível de consumidor para produtividade pessoal, ajudando os funcionários a serem eficientes com alternativas avançadas de classe empresarial e interfaces intuitivas em dispositivos móveis;
  • usam o aprendizado de máquina para automatizar atividades repetitivas de alto volume com funcionários livres para se concentrarem em tarefas de maior valor.

A experiência do cliente se tornou essencial no mundo dos negócios para que uma organização prospere. Mas não para por aí. 

O impacto real da transformação digital

As empresas precisam considerar o impacto que a transformação digital terá em outros aspectos, como colaboração, estrutura de equipe, gerenciamento digital, entregas e desenvolvimento de produtos e serviços. 

Para conquistar essa capacidade na operação, porém, deve haver um movimento de mudança que comece pelo alto escalão das empresas. Ou seja, a transformação digital deve partir da liderança. “Quem ocupa esses cargos inspira o restante da companhia, para o bem e para o mal, e funciona como balizador da mudança”, opinou Cesar Gon, do Cubo Itaú.

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