Proteção de Dados

Problemas com a integridade das informações? Não tem certeza se elas foram modificadas?

Gerenciamento e automação dos processos de negócio são dois fatos que levam cada vez mais as empresas a usarem documentos digitais. Essa estratégia resulta ainda na redução de custos e no aumento da produtividade. Porém, a preocupação com problemas com a integridade das informações tem gerado grandes dúvidas e insegurança para os gestores.

Os documentos digitais fazem parte das principais estratégias adotadas a fim de melhorar os processos de negócio. Eles também estão presentes na otimização do uso dos investimentos das empresas e da infraestrutura de TI no processo produtivo.

Um exemplo dessa forte tendência é o Outsourcing de impressão. Ele recomenda avaliar quais os documentos devem ser impressos e os que podem ser mantidos no ambiente digital.

Além de cortar custos, documentos digitais tornam o fluxo de trabalho mais eficiente, contribuindo para evoluir os negócios. Apesar dos benefícios, muitas dúvidas têm surgido e precisam ser esclarecidas para uma adoção efetiva desta estratégia.

O processamento digital de documentos tem beneficiado as empresas, mas existem muitas dúvidas

Isso lembra bastante quando a computação em nuvem surgiu. Afinal, na época muitas empresas apresentaram bons resultados em redução de custos e aumento de produtividade. Entretanto, outras possuíam várias duvidas e por isso adiaram o uso da tecnologia.

E com a migração de documentos para o meio digital não é diferente. Semelhante ao que aconteceu à nuvem, os possíveis problemas com integridade das informações levaram a vários questionamentos:

  • Será que meu documento armazenado não será modificado?
  • Quando eu consultar um documento será que ele não foi alterado desde o momento que eu li?
  • Quem garante que não houve manipulação de um documento aprovado?
  • Quem é o responsável pela integridade das informações?
  • Quem resolve os problemas com a integridade das informações?

Portanto, perceba que são dúvidas pertinentes e que podem impactar no negócio. Principalmente quando temas como governança corporativa, segurança de dados e compliance são cada vez mais exigidos pelas empresas em auditorias e requisitos de regulamentação.

Todas essas dúvidas e exigências regulatórias convergem a um ponto em comum, a integridade das informações.

Quem será o responsável por resolver os problemas com a integridade das informações?

Tratando-se de TI não dá para pensar em um único responsável pela integridade das informações no meio digital. É preciso utilizar recursos de tecnologia e inovação para definir um processo de controle eficiente, com resultados capazes de garantir a segurança dos dados.

A melhoria dos processos de negócio deve fazer parte do planejamento estratégico de qualquer empresa, independente de tamanho ou segmento. Assim, adotar metodologias que possam implementar fluxo de trabalho eficiente e automatizado para o meio digital é o melhor caminho.

Inclusive, associados aos métodos que fazem o mapeamento dos processos de negócio, a exemplo do BPM (Business Process Management), onde são avaliadas as principais operações de negócios, localizando áreas problemáticas e ajustando ao fluxo de trabalho das empresas, é preciso priorizar a autenticidade das informações.

Adicionalmente, o melhor caminho para eliminar problemas de integridade e autenticidade das informações é utilizando uma solução de assinatura digital. Assim você garante a veracidade dos dados. Ainda é possível resgatar um documento no futuro e ter certeza de que ele não foi alterado de forma irregular.

Assinatura digital resolve problemas com a integridade das informações no meio digital

Ao assinar digitalmente algum documento utiliza-se um hash. Assim fica garantido ao usuário que o arquivo não foi alterado

Além disso, outros mecanismos são aplicados à assinatura digital para ajudar na verificação e validação do documento. Adicionar registro da data e hora da assinatura, por exemplo, garante que o documento foi assinado por uma determinada pessoa ou empresa naquele instante. Adicionalmente, pode-se obter o instante de tempo de um serviço confiável para que tenha essa garantia.

Para entender melhor o uso da assinatura digital podemos compara-la ao processo de assinatura de próprio punho de um documento. Inclusive temos um artigo aqui em nosso blog que explica com mais detalhes essa analogia, mas resumidamente podemos dizer que:

  1. A pessoa encaminha a você um documento com determinado conteúdo e uma assinatura de próprio punho.
  2. A primeira propriedade que pode ser verificada é a integridade do documento. Pode-se fazer isso procurando a existência de rasuras ou modificações no documento.
  3. A segunda propriedade a ser verificada é a autenticação do assinante. Essa verificação é feita comparando a assinatura presente no documento com alguma referência de assinatura da pessoa.

Para verificar a autenticidade do documento ainda pode ser utilizado o conceito da irretratabilidade. Entretanto, nosso objetivo é fazer uma analogia simples entre assinatura digital e de próprio punho.

Por isso a assinatura digital busca o mesmo objetivo da tradicional. Ao assinar digitalmente um documento é possível — através de recursos tecnológicos — verificar a integridade e a autenticidade. Dessa forma também se reduz a possibilidade de problemas com a integridade das informações.

Integridade de um documento digital

Em suma, para se garantir a integridade de um documento digital, quanto ao seu conteúdo, é verificado se o conjunto de dados do qual ele é composto se mantém no seu conteúdo original ou na forma que foi aprovada.

Para isso a tecnologia empregada na assinatura digital faz o uso de duas tecnologias, sendo uma função de resumo criptográfico, que realiza um cálculo sobre todos os bytes do documento, para gerar um valor, determinado como resumo criptográfico e a criptografia de chave privada.

Portanto, esse código de integridade será usado sempre quando for necessário verificar a integridade deste documento eletrônico. Assim é possível verificar se o documento apresenta qualquer tipo de diferença em relação ao original e a criptografia garante a autenticidade deste valor.

Autenticidade de uma assinatura digital

Sendo garantido que o conteúdo é válido diante da versão apresentada, é preciso legitimar a autenticidade da assinatura utilizada. Diferente da forma tradicional, vamos usar mais uma vez a tecnologia para garantir o que foi assinado.

Para isso geralmente se usa chaves de criptografia que realizam toda a verificação sobre a autenticidade daquela assinatura, afastando de vez as chances de eventuais problemas com a integridade das informações.

Além disso, vale destacar a importância da assinatura digital nos processos de autenticação. Implantar tecnologias digitais associadas a políticas de segurança da informação é o primeiro passo para reduzir riscos de incidentes, garantir a confidencialidade e evitar problemas com a integridade das informações de clientes, funcionários, fornecedores e da própria empresa.

Por fim, o uso do ambiente digital é uma realidade, principalmente no momento em que estamos — um período intenso de transformação digital com impacto para empresas e clientes.

Para saber mais sobre assinatura digital e ficar por dentro das novidades e tecnologias E-VAL, assine nossa newsletter e continue nos acompanhando através do nosso perfil do Linkedin.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 13 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D