Assinatura Digital

Protegendo transações de pagamentos instantâneos com uso de assinaturas digitais

A tendência mundial de pagamentos instantâneos chegará em breve ao Brasil. Hoje, 45 países já possuem um sistema totalmente ativo, de acordo com o Globalmarketers.

A iniciativa, que está sendo desenvolvida pelo Banco Central do Brasil, batizada de PIX, deve ser lançada em 2020 e permitirá transações sem um banco intermediário, abrindo portas para uma série de soluções financeiras projetadas para o futuro dos pagamentos digitais.

Com pagamentos instantâneos, os brasileiros podem esperar mudanças revolucionárias que trarão inclusão financeira para todos. Com o novo sistema, as transferências de dinheiro em tempo real permitirão que os pagamentos ocorram instantaneamente, sem restrição de data ou hora do dia.

A iniciativa aumentará o fluxo de dinheiro e estimulará a economia, uma vez que pequenos comerciantes não exigirão necessariamente máquinas de cartão de crédito para pequenas transações. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,2 milhões de brasileiros são autônomos e grande parte dessa população trabalha não oficialmente, como vendedores ambulantes, prestadores de serviços domésticos, freelancers e assim por diante.

Os pagamentos instantâneos permitirão o mercado financeiro adaptar soluções que se encaixam no novo cenário digital

Hoje, o Brasil abriga 553 empresas de fintech, e 115 delas estão na categoria ‘métodos de pagamento’, com 68 processadores de pagamento e 24 focadas em soluções de pagamento móvel. 

Com o aumento da concorrência e com o surgimento das soluções de pagamentos instantâneos, um efeito que provavelmente ocorrerá é a redução – ou mesmo a extinção – das taxas de transferência de dinheiro. 

De fato, a Accenture prevê que os bancos em todo o mundo correm o risco de perder até US$ 280 bilhões em receita de pagamentos até 2025, com o crescimento dos pagamentos digitais e a concorrência de não bancos. 

No entanto, essas instituições financeiras podem aproveitar uma oportunidade de 500 bilhões em receita de pagamentos se adotarem novos modelos de negócios.

Adotar uma solução de assinatura digital se tornou fundamental para garantir a segurança e confiança às transações de pagamentos instantâneos

Documentos eletrônicos tornaram-se um componente essencial dos negócios de uma empresa. Muitos documentos comerciais e contratuais importantes são frequentemente armazenados e trocados em formato eletrônico. 

As assinaturas digitais, como as que estão em conformidade com os principais padrões de segurança e proteção, fazem parte da resposta para evitar fraudes contra documentos eletrônicos, pois são reconhecidas em toda Brasil como tendo validade legal e são uma ferramenta importante para proteger a autenticidade dos documentos. 

Afinal,  fornecem evidências ‘não-repudiáveis’ da fonte do documento e qualquer alteração no documento é imediatamente óbvia. Esta e outras formas de dados usadas para autenticar evidências digitais são legalmente chamadas de assinatura eletrônica.

Razões pelas quais as assinaturas digitais são tão importantes para os pagamentos instantâneos

Algumas transações bancárias, como aberturas de contas, empréstimos, hipotecas e investimentos, não participaram da revolução digital devido a requisitos de assinatura de clientes, que geralmente exigem que documentos físicos sejam entregues preferencialmente pessoalmente ou em alguns casos enviados por correio entre as partes.

Que ocorra ou não um aperto de mão físico, o cliente deve confirmar a aceitação dos termos da transação assinando o documento.

A introdução de assinaturas digitais nesses processos está provando resultados significativos e quantificáveis ​​em termos de redução de custo, velocidade de conclusão de transações, segurança e maior satisfação do cliente.

No caso dos pagamentos instantâneos, a segurança das transações é requisito obrigatório definido pelo Banco Central do Brasil para a implementação da nova plataforma de pagamento em novembro de 2020.

Os benefícios que o setor financeiro obtém com o uso de assinaturas digitais na implantação dos pagamentos em tempo real são os seguintes:

1. Transações em tempo real seguras e protegidas

A assinatura digital para a implantação dos pagamentos instantâneos e para outros serviços financeiros ajuda as instituições financeiras a ter uma camada adicional de segurança, em conformidade com os regulamentos do setor. Conformidade significa que a empresa está protegida contra fraudes durante a realização de uma transação em tempo real.

Espera-se que instituições financeiras, como bancos, forneçam serviços on-line de primeira classe na era digital de hoje. De forma real, é difícil fornecer serviços seguros e protegidos sem adotar uma solução de assinatura digital.

Não é à toa que o setor faça parceria com empresas de serviços financeiros com assinatura digital, para ajudá-los a acompanhar a concorrência.

Os clientes precisam de garantia de que essas instituições financeiras podem fornecer operações confiáveis, seguras e protegidas para eles 24 horas por dia, 7 dias na semana.

2. Conformidade com os principais requisitos e mercado

Os bancos e outras instituições financeiras são regidos por regras e requisitos regulatórios, a implantação dos pagamentos instantâneos não seria diferente. Como resultado, espera-se que os cumpram o tempo todo, sem falhas. 

Além disso, tanto os investidores quanto os clientes esperam que suas informações pessoais sejam tratadas com a máxima confidencialidade para impedir que caiam nas mãos de fraudadores, entre outros criminosos. 

Para estar em conformidade com os padrões estabelecidos, essas instituições são obrigadas por lei a proteger os documentos e transações de seus clientes, registros legais e autorizações de investimento. 

Para evitar atrair multas pesadas por não conformidade, os bancos estão recorrendo a soluções de assinatura digital para fornecer garantia e confiança aos consumidores, conforme exigido pelos regulamentos vigentes.

3. Maior transparência e fidelização de clientes

Transparência é tudo no setor financeiro. Os clientes precisam estar constantemente seguros de que estão realizando transações financeiras com as instituições certas. 

A eficiência e transparência durante a realização dos pagamentos instantâneos levam a uma maior satisfação do cliente. Consequentemente, as organizações podem concentrar sua atenção na construção de melhores relacionamentos com clientes e parceiros, eliminando todas as complicações. 

Enfim, as instituições financeiras são capazes de atender seus clientes, melhorando a lealdade dos clientes no processo.

4. Uma assinatura juridicamente vinculada a uma transação financeira

A vantagem de usar a assinatura digital é a trilha de auditoria que ela deixa para trás. As assinaturas enviadas via transação financeira digital são protegidas por uma infraestrutura de ponta a ponta.

Incorporada ao processo de assinatura digital está uma autoridade de registro, que atua como verificador da autoridade de certificação antes que um certificado de assinatura digital seja emitido para um solicitante. 

Eles processam as transações financeiras em tempo real dos usuários, confirmando suas identidades.

Uma autoridade de certificação é uma terceira parte confiável, disposta a verificar a identidade das entidades e sua associação com uma determinada chave e emitir certificados que atestam essa identidade.

As assinaturas digitais fornecem durante um pagamento instantâneo:

  • Autenticação:  Assinaturas digitais são usadas para autenticar a fonte das mensagens. A propriedade de uma chave de assinatura digital está vinculada a um usuário específico, portanto, uma assinatura válida mostra que a mensagem foi enviada por esse usuário.
  • Integridade:  Em muitos cenários, o remetente e o destinatário de uma mensagem precisam garantir que a mensagem não foi alterada durante a transmissão. As assinaturas digitais fornecem esse recurso usando as funções de compilação de mensagens criptográficas.
  • Não repúdio:  As assinaturas digitais garantem que o remetente que assinou as informações não possa negá-las posteriormente.

Adotar uma solução de assinatura digital ajuda os serviços financeiros a ganhar a confiança dos clientes. O método de criptografia contido em uma assinatura digital os torna impossíveis de serem falsificados. 

Em resumo, as assinaturas digitais desempenham um grande fator na proteção de todas as transações realizadas com uso dos pagamentos instantâneos. E quando a segurança é garantida, é mais provável que os clientes confiem nos seus serviços bancários.

Para o PIX a E-VAL está fornecendo solução completa para a assinatura digital, desde o software de assinatura digital e verificação, os certificados digitais exigidos na comunicação e o HSM que o Banco Central recomenda o uso. Portanto, se você deseja saber mais entre em contato conosco.

Sobre a E-val Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D