Proteção de Dados

Quais são os desafios da tecnologia 5G para a proteção de dados da empresa?

Os desafios que a tecnologia 5G enfrenta são em grande escala. Para fazer o download a uma velocidade de 10-20 Gbps, é necessária uma frequência constante de até 300 GHz. 

O poderoso alcance do sinal necessita de uma infraestrutura incrível para aproveitar ao máximo a tecnologia 5G. Além disso, os serviços orientados por dados precisam ser protegidos com práticas de segurança multicamadas. 

As enormes expectativas criadas em torno da evolução da rede móvel para sua 5ª geração gira em torno da economia e dos milhões de postos de trabalho que podem ser criados com a tecnologia. 

Ao mesmo tempo, é lançado inúmeros desafios relacionados à segurança, proteção e privacidade de dados que precisam ser enfrentados para permitir que a tecnologia 5G possa realmente impactar positivamente na vida diária das pessoas.

Novos desafios para segurança e privacidade de dados com a tecnologia 5G

A adoção da tecnologia 5G irá alimentar a inovação com uso, por exemplo, da Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), que muitas vezes é construída com controles básicos de segurança, criando uma superfície de ataque maior. 

Ao mesmo tempo, a confiança nos dados significa que as violações de dados podem causar danos maiores. Além disso, a forma de trabalhar pós-COVID-19 significa que provavelmente estaremos mais dependentes dessas tecnologias que nos permitem trabalhar e interagir à distância, embora com menos segurança comprovada.

O que acontece com a tecnologia 5G é que ele não se limitará a clientes individuais, como acontece com 2G, 3G e 4G. Não se trata apenas de ter uma rede móvel mais rápida ou funções mais ricas em smartphones.

O 5G também atenderá a indústrias verticais, das quais surgirá uma grande diversidade de novos serviços.

Como as indústrias verticais estão prosperando, a Internet das Coisas (IoT), veículos conectados, realidade aumentada e virtual, para citar apenas alguns, todos exigirão acesso rápido e onipresente à rede e aos dados.

No contexto de indústrias verticais, as demandas de segurança podem variar muito entre os serviços. Por exemplo, os dispositivos IoT móveis exigem apenas segurança leve, enquanto os serviços móveis de alta velocidade exigem segurança móvel altamente eficiente.

A abordagem de segurança baseada em rede, usada hoje para proteger o caminho entre as partes que se comunicam, pode não ser eficiente o suficiente para construir segurança de ponta a ponta diferenciada para vários serviços de tecnologia.

À medida que a tecnologia 5G ganhar impulso, mais pessoas serão capazes de operar remotamente ou “falar” com dispositivos em rede, por exemplo, instruindo instalações em casas inteligentes. 

É necessário, portanto, um método de autenticação mais rigoroso, por exemplo, biometria, para evitar o acesso não autorizado aos dispositivos.

A segurança e a privacidade de um sistema tão vasto e global como a tecnologia 5G não podem ser construídas adequadamente em cima de outras partes básicas dos sistemas. Em vez disso, os recursos de segurança e privacidade devem ser integrados ao design das soluções de TI desde o início.

Os requisitos de segurança e privacidade são frequentemente vistos como obstáculos no projeto do sistema, porém ignorá-los no início não será rentável a longo prazo. Adicionar recursos posteriormente é menos eficaz e geralmente mais caro.

O diálogo entre as comunidades de segurança, privacidade e todas as outras partes que contribuem com a tecnologia 5G pode começar a resolver todos esses desafios.

É chegado o momento de considerar a segurança das infraestruturas 5G, à medida que as novas tecnologias “virtuais”, como a Rede Definida por Software (SDN) e a virtualização de rede, assumem o controle. Para isso, o projeto de segurança da tecnologia 5G terá que considerar questões de como isolar, implantar e gerenciar “fatias” de rede virtual com segurança.

Outra consideração para designers de segurança é construir uma arquitetura de segurança adequada para diferentes tecnologias de acesso. Os dispositivos móveis têm muitas opções na forma como acessam as redes. Por exemplo, eles podem se conectar a redes diretamente, ou por meio de um gateway, ou no modo dispositivo a dispositivo.

As redes também terão que ser capazes de detectar que tipo de serviço um usuário está usando, mas detectar o tipo de serviço pode envolver a privacidade do usuário. Adicione tudo isso e a proteção da privacidade no 5G também será mais desafiadora.

As questões básicas que giram em torno da segurança 5G no momento podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Se as soluções de segurança e privacidade 5G cobrirão a camada de serviço além da camada de acesso;
  • Se deve estender o papel dos mecanismos de proteção ponta a ponta daqueles das gerações anteriores;
  • Seja para proteção estendida de identidade e privacidade de localização contra invasores ativos.

Quaisquer que sejam as respostas, haverá uma necessidade crescente de infraestrutura segura, incluindo gerenciamento de identidade e proteção de dados rigorosos, bem como uma vasta gama de proteções ao nível de sistema em vigor para defesa contra negação de serviço distribuída (DDoS) e outros ataques.

Desafios de segurança à frente da tecnologia 5G

O lançamento global da rede 5G e a crescente integração com produtos de tecnologia ​​em todas as formas de atividades diárias criam desafios de segurança para uma inovação confiável. 

A ausência de uma mentalidade de segurança e privacidade, desde o design tornará a década de 2020 um período recorde para ataques cibernéticos em dispositivos conectados, colocando a privacidade do consumidor em risco. 

Isso é especialmente verdadeiro devido ao novo ambiente de trabalho pós-COVID-19 em que estamos entrando. O aumento das violações resultará no aumento de multas para organizações que não cumpram os regulamentos de privacidade e segurança ao nível federal, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Fornecedores de alta tecnologia e organizações governamentais devem unir forças para desenvolver estruturas que promovam a segurança, combatendo cibercriminosos, preservando informações pessoais, privacidade de dados e todos os recursos que abordam a tecnologia aplicada ao negócio.

A solução CipherTrust Data Security Platform permite que as empresas protejam sua estrutura contra ataques

De acordo com o IDC, mais de 175 zetabytes de dados serão criados até 2025, e hoje mais da metade de todos os dados corporativos são armazenados na nuvem. 

Para lidar com a complexidade de onde os dados são armazenados, a CipherTrust Data Security Platform oferece recursos fortes para proteger e controlar o acesso a dados confidenciais em bancos de dados, arquivos e contêineres. Tecnologias específicas incluem:

CipherTrust Transparent Encryption

Criptografa dados em ambientes locais, em nuvem, banco de dados, arquivos e Big Data com controles de acesso abrangentes e registro de auditoria de acesso de dados detalhado que pode impedir os ataques mais maliciosos.

CipherTrust Database Protection

Fornece criptografia transparente ao nível de coluna de dados estruturados e confidenciais que residem em bancos de dados, como cartão de crédito, números de previdência social, números de identificação nacional, senhas e endereços de e-mail.

CipherTrust Application Data Protection 

Oferece APIs para que os desenvolvedores adicionem rapidamente criptografia e outras funções criptográficas a seus aplicativos, enquanto o SecOps controla as chaves de criptografia.

CipherTrust Tokenization

Oferece serviços de tokenização de dados ao nível de aplicativo em duas soluções convenientes que oferecem flexibilidade ao cliente – Token sem Vault com mascaramento de dados dinâmico baseado em políticas e Tokenização em Vault.

CipherTrust Batch Data Transformation

Fornece serviços de mascaramento de dados estáticos para remover informações confidenciais de bancos de dados de produção, para que as questões de conformidade e segurança sejam aliviadas ao compartilhar um banco de informações com terceiros para análise, teste ou outro processamento.

CipherTrust Manager

Centraliza chaves, políticas de gerenciamento e acesso a dados para todos os produtos CipherTrust Data Security Platform e está disponível em formatos físicos e virtuais compatíveis com FIPS 140-2 Nível 3.

CipherTrust Cloud Key Manager 

Oferece o gerenciamento do ciclo de vida de sua própria chave (BYOK) para muitos provedores de infraestrutura, plataforma e software como serviço na nuvem.

CipherTrust KMIP Server

Centraliza o gerenciamento de chaves para o protocolo de interoperabilidade de gerenciamento de chaves (KMIP) comumente usado em soluções de armazenamento.

CipherTrust TDE Key Manager

Centraliza o gerenciamento de chaves para criptografia encontrada em Oracle, SQL e Always Encrypted SQL.

O portfólio de produtos de proteção de dados que compõe a solução CipherTrust Data Security Platform permite que as empresas protejam dados em repouso e em movimento em todo o ecossistema de TI e garante que as chaves dessas informações estejam sempre protegidas e apenas sob seu controle. 

Ela simplifica a segurança dos dados, melhora a eficiência operacional e acelera o tempo de conformidade. Independentemente de onde seus dados residem.

A plataforma CipherTrust garante que seus dados estejam seguros, com uma ampla gama de produtos e soluções comprovados e líderes de mercado para implantação em data centers, ou aqueles gerenciados por provedores de serviços em nuvem (CSPs) ou provedores de serviços gerenciados (MSPs), ou como um serviço baseado em nuvem gerenciado pela Thales, empresa líder no segmento de segurança.

Portfólio de ferramenta que garante a proteção de dados aplicada a tecnologia 5G

Com os produtos de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform, sua empresa pode:

Reforçar a segurança e a conformidade com uso da tecnologia 5G

Os produtos e soluções de proteção de dados CipherTrust abordam as demandas de uma série de requisitos de segurança e privacidade, incluindo a identificação eletrônica, autenticação e confiança, Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros requisitos de conformidade.

Otimiza a eficiência da equipe e dos recursos

CipherTrust Data Security Platform oferece o mais amplo suporte para casos de uso de segurança de dados no setor, com produtos desenvolvidos para trabalhar em conjunto, uma linha única para suporte global, um histórico comprovado de proteção contra ameaças em evolução e o maior ecossistema de parcerias de segurança de dados do setor. 

Com foco na facilidade de uso, APIs para automação e gerenciamento responsivo, a solução CipherTrust Data Security Platform garante que suas equipes possam implementar, proteger e monitorar rapidamente a proteção do seu negócio. 

Além disso, serviços profissionais e parceiros estão disponíveis para design, implementação e assistência de treinamento para garantir rapidez e confiabilidade em implementações com o mínimo de tempo de sua equipe.

Reduz o custo total de propriedade

O portfólio de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform oferece um amplo conjunto de produtos e soluções de segurança de dados que podem ser facilmente dimensionados, expandidos para novos casos de uso e têm um histórico comprovado de proteção de tecnologias novas e tradicionais. 

Com o CipherTrust Data Security Platform, as empresas podem preparar seus investimentos para o futuro enquanto reduz custos operacionais e despesas de capital.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 16 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D