Notícias e Eventos

Retrospectiva 2020: Um ano difícil, mas de grandes transformações

Chegou a hora da Retrospectiva 2020. Definitivamente este ano marcou época na história mundial, superando guerras e diversos outros eventos históricos anteriores. Primeiro houve a pandemia de COVID-19 e em seguida suas consequências diretas: uma crise de saúde pública, financeira, política e uma mudança brusca no comportamento de toda a sociedade e empresas.

Mas apesar do grande impacto decorrente da crise global, o ano também foi marcado por grandes transformações, seja visando minimizar os impactos da instabilidade gerada pela pandemia ou pelos importantes projetos de inovação que fazem parte da atual transformação digital.

Retrospectiva 2020: inovação e grandes desafios

Durante todo o ano, o blog da E-VAL convergiu com o que estava acontecendo no Brasil e no mundo e mostrando como a tecnologia foi importante durante essa fase de grandes transformações. 

Acompanhe a nossa retrospectiva 2020 para lembrar os principais acontecimentos.

Pandemia Covid-19, a retrospectiva 2020 tinha que começar por ela

Em um ano em que o mundo praticamente parou, não dá para começarmos a nossa retrospectiva 2020 sem falar da pandemia de Covid-19. Ela esteve relacionada a boa parte dos assuntos do blog da E-VAL neste ano.

De fato, o Coronavírus esteve presente em grande parte das mudanças que ocorreram esse ano, seja nas ações preventivas tomadas pelas empresas e governos para diminuir o impacto da doença ou seja no uso da tecnologia para se adaptar à nova realidade e ao futuro dos negócios e da sociedade.

Segurança, proteção e privacidade de dados estiveram relacionadas a Pandemia em virtude dos ataques e invasões que diversas empresas sofreram em decorrência de e-mails e sites maliciosos com informações falsas a respeito da Covid-19 e que, ao mesmo tempo, direcionam para diferentes incidentes de segurança.

Em termos de tecnologia, o que se destacou no tema da pandemia, foram as mudanças nos processos de negócio, onde as empresas passaram a adotar o uso de certificados e assinaturas digitais para dar agilidade e confiabilidade ao envio de documentos, e-mails e outros procedimentos vitais às organizações.

Além disso, as campanhas de conscientização digital contra ataques de Phishing, tentativa fraudulenta de obter informações ou dados confidenciais, como nomes de usuário, senhas e detalhes de cartão de crédito, disfarçando-se como uma entidade confiável em uma comunicação eletrônica, foram intensificadas, usando autenticação via assinaturas eletrônicas para garantir a confiabilidade da comunicação interna.

Home Office

O trabalho remoto também é destaque em nossa retrospectiva 2020. Como consequência direta da crise global, as empresas tiveram que adaptar essa nova forma de trabalho para garantir a continuidade do negócio e a satisfação dos clientes.

Nesse processo de mudança de paradigma, mais uma vez a inovação tecnológica fez a diferença. 

Para garantir o tráfego de dados e a integridade das informações, o uso da criptografia e assinatura eletrônica de documentos foram fundamentais para certificar a conformidade das empresas de diferentes segmentos e tamanhos às legislações vigentes, a exemplo da LGPD.

LGPD

E por falar em legislação e conformidade, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também é destaque em nossa retrospectiva 2020 e fez parte ativa dos blogs da E-VAL (Tec e Saúde). 

Depois de um longo processo de adaptação, a LGPD entrou em vigor esse ano. Tanto do lado das empresas quanto do governo, a nova legislação foi o motivo de grandes mudanças, onde a proteção e privacidade de dados se tornaram requisitos obrigatórios para todas as empresas, indiferente de seu tamanho ou segmento.

Para alcançar a conformidade e garantir a proteção e privacidade de dados, as empresas modernizaram seus processos e conciliaram inovação e tecnologia para armazenar os dados de clientes de acordo com a nova legislação. 

Soluções de criptografia de aplicações, tokenização de dados e anonimização são exemplos das tecnologia empregadas para que os negócios estejam em conformidade com a LGPD e protegidos contra vazamento de dados.

LEI 14.063/20

Na era em que as novas tecnologias estão em quase todos os setores, ter eficiência implica em acompanhar as tendências. As inovações no campo da saúde geralmente consistem em tornar vários processos mais fáceis, economizando tempo e aumentando a eficiência nos hospitais. 

Basicamente, a Lei 14.063/20 foi criada para simplificar e acelerar os procedimentos da administração pública, em todas as esferas, bem como reduzir contato presencial em grande variedade de transações, mas ainda garantindo a segurança jurídica ao uso de assinaturas eletrônicas em diversos documentos públicos e oficiais.

A Lei 14.063/20 entra em nossa retrospectiva 2020 por representar um avanço no uso das assinaturas eletrônicas e por impactar diretamente o segmento da saúde. 

A nova legislação criou dois novos tipos de assinatura eletrônica (Avançada e Qualificada), que beneficia as instituições de saúde no gerenciamento de seus ativos e processos administrativos e financeiros, trazendo eficiência à gestão médica.

O uso de assinatura eletrônica é uma grande mudança que pode levar hospitais, sejam eles públicos ou privados, e profissionais da saúde a novos patamares. A adoção da assinatura eletrônica e a implementação de soluções sem papel farão com que todo o processo de assinatura ocorra online, seja qual for a localização dos pacientes ou equipes, não importa. 

Pix fecha a Retrospectiva 2020

E para fechar a nossa retrospectiva 2020, nada melhor do que falar em inovação no sistema financeiro brasileiro. 

Lançado oficialmente pelo Banco Central do Brasil para processar pagamentos de forma ágil durante todo o ano, 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias, em questão de segundos, o Pix tem como objetivo principal fornecer pagamento instantâneo por meio de aplicativos móveis, Internet banking e caixas eletrônicos, prometendo transferências rápidas e seguras. 

Entre as possibilidades de uso, o PIX poderá ser usado para enviar fundos a outras pessoas, comprar uma xícara de café, fazer compras em lojas on-line ou pagar uma conta de luz.

Para garantir a proteção das transações financeiras do PIX, o Banco Central definiu requisitos fundamentais a serem seguidos por todas as instituições financeiras que desejam implementar o PIX.

Soluções como assinatura e certificado digital, criptografia, autenticação e dispositivos de criptografia baseados em hardware (HSMs) surgem como tecnologia para atender as exigências da nova plataforma de pagamento.

A E-VAL contribuiu efetivamente no desenvolvimento e lançamento do Pix no mercado financeiro, com soluções que garantem a proteção de dados e a realização das transações pela nova plataforma de pagamento.

2021: O ritmo da transformação digital acelera

Há evidências crescentes de que o ritmo da transformação digital está se acelerando

Novos estudos apontam para a crise do coronavírus atuando como um catalisador para a remoção de processos manuais e ineficientes. Também há evidências de que algumas empresas desejam adotar tecnologias emergentes para repensar os processos de negócios tradicionais.

A empresa de consultoria especializada Gartner previu que os gastos mundiais com TI pelos departamentos de TI foram menores em 2020, mas haverá um retorno do investimento em TI em 2021.

Segundo o Gartner, os investimentos em tecnologia devem cair 6,5% em 2020, mas para 2021, o instituto de pesquisa prevê um aumento na aplicação de recursos e esforços gastos de 2,8%. 

Os investimentos no fornecimento de tecnologias terão o objetivo de oferecer suporte a funcionários remotos que devem impulsionar ainda mais o crescimento.

Além de novos investimentos, o ano de 2021 deve também ser marcado por muita inovação, através de novas tecnologias e soluções que vão ajudar diretamente na transformação digital de várias empresas.

E os blogs da E-VAL vão continuar atualizando seus leitores com as novidades e apresentando novos produtos e serviços.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D