Notícias e Eventos

Retrospectiva 2021: Processos burocráticos são transformados em digitais devido à pandemia

Mesmo antes da pandemia, um objetivo claro já estava emergindo para as empresas: a adoção da transformação digital: uma demanda estratégica que promove práticas de negócios digitais em primeiro lugar, com uso de ferramentas, análises e formas de trabalho, essencial para as empresas à medida que enfrentam as mudanças causadas pela pandemia e para garantir seu sucesso a longo prazo.

Em 2021, mantivemos o momento de transição para os mais diferentes setores da economia. Depois de mais de um ano de bloqueios que desaceleraram o crescimento, as empresas estão procurando usar o restante de 2021 e o ano de 2022 para redefinir, reavaliar e preparar seus negócios para a retomada e o sucesso nos próximos anos.

Talvez em um ano normal, a necessidade de tal transformação digital pudesse ter sido negligenciada. Provavelmente outras necessidades tivessem prioridade ou desviado a atenção para outro lugar. 

Não dessa vez. Não neste ano de 2021. 

 

 

Em nosso mundo de COVID-19, a transformação digital manteve-se necessária para simplesmente continuarmos a sobreviver. 

Retrospectiva 2021: principais lições aprendidas sobre transformação digital

A transformação digital tem ajudado as empresas a se tornarem mais flexíveis e resilientes em face da recessão mundial, deixando-as mais maduras digitalmente e em melhor posição para prosperar na era pós-pandemia.

Independentemente do setor ou do tamanho da empresa, este ano trouxe consigo uma das razões mais inesperadas para as empresas acelerarem suas estratégias de transformação digital. 

Quer a tecnologia necessária existisse ou não, as empresas foram forçadas a  transformar reativamente modelos de negócios inteiros que se ajustaram ao trabalho remoto em tempo real. Em nossa retrospectiva do ano de 2021 podemos destacar pontos importantes

As capacidades digitais agilizaram e expandiram as operações de negócio e os serviços de missão crítica. 

Desde o início dos bloqueios e do aumento das restrições, as empresas tiveram que adotar rapidamente suas capacidades de trabalho à distância. A maioria das organizações,  tiveram que se distanciar da noite para o dia. 

Não só transformar registros físicos em recursos digitalizados foram necessários, as empresas em 2021 tiveram que consolidar seus processos de negócio para a nova realidade digital, fortalecendo o modelo home office e se preparando para um modelo híbrido de trabalho.

Além da modernização dos sistemas de TI e da garantia da continuidade operacional, outra preocupação significativa que surgiu em 2021 foi a necessidade de estabelecer soluções de proteção contra ataques cibernéticos e ameaças internas nos processos operacionais. 

A confiança generalizada nas capacidades de trabalho remoto exigiu uma mudança nos recursos operacionais, a exemplo da gestão de documentos digitais, fornecendo oportunidades de processos mais ágeis e seguros.

As experiências de funcionários e clientes passou a ser estratégico para o negócio

Os investimentos em tecnologia digital e as melhorias implementadas no compartilhamento de dados e documentos em 2021 fizeram valer a pena em muitas áreas, incluindo a melhoria das experiências de funcionários e clientes. 

Naturalmente, adotar ferramentas de colaboração, políticas de trabalho flexíveis e recursos de segurança, a exemplo de certificados digitais e assinaturas eletrônicas, criou uma melhor experiência para a força de trabalho. 

A digitalização de serviços públicos, processos eletrônicos de contratação e integração de documentos digitais fizeram durante a pandemia em 2021 criar uma experiência melhor para os funcionários. Essa mudança se traduziu em uma melhor experiência do cliente.

A tecnologia empregada na construção da resiliência se tornou tão importante quanto a da inovação

As empresas enfrentaram incertezas e instabilidade sem precedentes ao longo de 2021, com investimentos em tecnologia focados em retornar ao quase normal ou manter algum nível de estabilidade

Ainda no decorrer deste ano, as organizações precisaram fazer as coisas “simples” usando melhor a tecnologia para tornar seus negócios mais resilientes, a exemplo da videoconferência, a digitalização, envio e assinatura de documentos.

Por exemplo, muitas empresas gerenciam uma ampla variedade de sistemas e dispositivos, mas nem todas dominam a integração segura de aplicativos, serviços em nuvem ou infraestrutura existentes. 

A integração de dados é importante para as empresas para permitir insights e análises para tomar decisões de negócios rápidas e ágeis. Na verdade, dados, análises e integração são vistos como algumas das principais tecnologias que as organizações priorizaram este ano.

À medida que as empresas continuam a lidar com as consequências da pandemia, as forças motrizes serão as tecnologias preparadas para fortalecer a resiliência geral dos negócios, especialmente contra ameaças comerciais reais, como recessão, crises de saúde e concorrentes.

Uma das grandes lições de 2021 é a necessidade de resiliência diante de situações imprevisíveis. 

Os executivos de negócios e de TI avançaram e investiram em tecnologia digital. Ninguém pode prever com certeza o que acontecerá a seguir, mas as empresas acreditam que a tecnologia vai permitir que sejam mais resilientes diante da incerteza. 

Em muitos casos, quando as empresas permitem que a tecnologia conduza suas estratégias digitais, elas acabam perdendo de vista seus objetivos de negócios e se concentrando nas últimas “tendências” e “inovações” sem entender totalmente como esses avanços irão melhorar seus negócios, se é que irão melhorar.

Avaliando as pessoas e processos atuais já implementados e criando uma estratégia com base em insights coletados, as empresas podem escolher melhor as tecnologias que se alinharão com suas metas e objetivos de negócios.

 E-VAL SIGN: Tecnologia que prepara as empresas para o futuro

Oferecida pela E-VAL Tecnologia, para otimizar o processo de assinar ou coletar assinaturas de clientes em diferentes setores e tamanhos de empresa de maneira eletrônica, a solução E-VAL SIGN é uma solução completa para fluxos de trabalho de aprovação de documentos, assinaturas digitais avançadas e rastreamento de status de documentos. 

Ela permite assinar eletronicamente documentos, em qualquer lugar e momento, de maneira prática, segura e dinâmica. Projetada para otimizar rapidamente a maneira como as empresas entregam, revisam, aprovam e assinam seus documentos comerciais.

Na prática, a solução E-VAL SIGN apresenta como benefícios práticos a gestão de grande quantidade de contratos e outros documentos:

Aumente a eficiência do processo

  • Diminuição no ciclo de vendas;
  • Redução na taxa de abandono dos clientes;
  • Menor complexidade e melhora na velocidade de formalização/fechamento de negócios.

Elimina custos relacionados com papel

  • Diminuição e até eliminação de impressão, uso de correio, digitalização, gestão de papel, arquivamento, entre outros processos demorados e caros;
  • Maior segurança comparado ao processo de assinaturas a tinta evitando fraudes, custos de falha de conformidade, multas e danos à reputação.

Elimina erros e retrabalho

  • Evita documentos sem assinaturas;
  • Impede campos de formulário incompletos;
  • Elimina rasuras.

Fornece uma ótima experiência do usuário

  • Fácil utilização pelos signatários;
  • Economia de tempo e melhoria em processos de formalização;
  • Melhora na interação com clientes, funcionários e parceiros;
  • Experiência diferenciada agregando valor à marca.

A E-VAL Tecnologia é uma empresa de segurança da informação especializada em assinatura digital, autenticação e proteção de dados que se consolidou no mercado de tecnologia, acompanhando a evolução do desenvolvimento de softwares para segurança da informação no Brasil.

São mais 24 milhões de documentos assinados digitalmente, 25 milhões de transações realizadas, mais de 200 Projetos desenvolvidos para várias instituições e mais de 50 clientes no sistema utilizando nossas soluções.

Além da garantia técnica da E-VAL, que inclui um time de especialistas com uma longa história de sucesso e pioneirismo em tecnologia e segurança da informação, queremos oferecer de forma gratuita a assinatura da solução E-VAL SIGN para você testar e comprovar que é possível transformar a forma como você os prepara, assina e gerencie contratos e outros documentos de sua empresa.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D