Proteção de Dados

Riscos do armazenamento de dados sem criptografia

A segurança no armazenamento de dados é uma preocupação constante, principalmente no que compete aos dados corporativos. O setor de segurança é o responsável por decidir os procedimentos necessários para garantir a proteção de uma empresa. Além disso, junto ao departamento de TI, o pessoal de segurança tem a difícil tarefa de escolher o melhor método de armazenamento de dados.

Essa tarefa se torna especialmente complicada devido às vulnerabilidades que cada método apresenta, bem como pelos esforços necessários para adequar todos os processos internos.

Roubo e Vazamento de Dados

Segundo o site Breach Level Index, mais de 7 bilhões de dados já foram roubados ou perdidos ao redor do mundo desde 2013. O número é assustador e cresce numa velocidade considerável. Se levarmos em conta uma média diária, esse número é superior a 4 milhões. Ou seja, são mais de 3 mil dados roubados ou perdidos por minuto. Ainda segundo o site, a indústria de Tecnologia é a mais afetada, representando 35,19% do total desses dados. O que explica a preocupação do setor com segurança.

Para proteger as informações é comum a utilização de vários mecanismos de segurança. Um deles é a utilização de criptografia.

Além disso, pode-se definir algumas estratégias para proteger os dados. O mais comum é proteger dados sensíveis, como o número do cartão de crédito por exemplo. Quando se escolhe proteger apenas dados sensíveis, as técnicas atuais afetam pouco o desempenho das aplicações, sendo quase imperceptíveis para o usuário.

Outra questão que frequentemente aparece quando falamos de criptografia é o local onde será armazenada a chave. Para isso, a utilização de HSM é de grande importância, ainda mais com a crescente utilização de virtualização de servidores, dentre outras questões.

Conclusão

Criptografia é, com certeza, o caminho mais eficiente para as empresas na proteção dos seus dados, independentemente da estratégia de proteção utilizada.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D