Assinatura Digital

Saiba como a assinatura digital é uma ferramenta que contribui com a cultura ágil nas empresas

A tecnologia digital e a comunicação mais rápida transformaram o mundo do trabalho. Mais do que nunca, as empresas precisam se adaptar rapidamente para ficar à frente do jogo. A demanda do consumidor por produtos melhores, mais personalizados e entrega de serviços mais rápida intensificou a concorrência nos negócios.  É nesse momento que cultura ágil faz a diferença.

Como resultado, agilidade é a nova palavra da moda nos círculos de negócios. A capacidade de uma organização se adaptar agora, em última análise, define seu sucesso. Isso se aplica à tecnologia e aos funcionários e para o cliente é fundamental. 

Se um único departamento é ágil, isso não necessariamente beneficiará os clientes. Atender às necessidades do cliente é fundamental e requer a adoção de práticas de trabalho ágeis em toda a empresa.

Então, como exatamente uma cultura ágil leva ao sucesso dos negócios?

Primeiro, vamos dar uma olhada no que significa cultura ágil.

O que é uma cultura ágil?

Em poucas palavras, uma cultura ágil é flexível. É uma cultura que aprende e se adapta rapidamente às mudanças internas e externas. A empresa de consultoria Global McKinsey aponta para cinco elementos-chave em organizações ágeis. Estes são:

  1. Uma estratégia de negócios com um propósito e visão compartilhados;
  2. Uma estrutura clara e plana com liderança forte, funções responsáveis, parcerias ativas e uma rede de equipes capacitadas;
  3. Cultura de aprendizado contínuo e transparência de informações, permitindo a rápida tomada de decisões e apoiando os ciclos de aprendizado;
  4. Uma comunidade de equipe apaixonada e coesa com pessoas dinâmicas e mobilidade de funções; 
  5. Tecnologia em evolução.

Talvez o mais importante de tudo, McKinsey destaca é o paradigma alcançado em organizações verdadeiramente ágeis, na medida em que são estáveis ​​e dinâmicas ao mesmo tempo

Agilidade significa aproximar as pessoas. Requer comunicação clara, consistente e aberta, e uma cultura de confiança.

Muitas empresas lutam para alcançar a agilidade porque ou se concentram na velocidade e na flexibilidade às custas da estabilidade, ou se esforçam demais em economias de escala para se adaptar de maneira eficaz e eficiente. Agilidade e estabilidade realmente andam de mãos dadas quando se trata de sucesso nos negócios.

Como uma cultura ágil leva ao sucesso dos negócios?

Negócios ágeis têm vantagens significativas sobre os concorrentes. Os clientes esperam que as empresas ofereçam excelentes produtos e serviços. Uma empresa ágil pode responder mais rapidamente às demandas dos consumidores e colocar novos produtos e serviços no mercado rapidamente. 

Quando uma empresa responde às necessidades dos clientes, ajuda a fidelizá-los. A retenção de clientes é um bom indicador do potencial de crescimento e sucesso de uma empresa a longo prazo.

As empresas ágeis têm o capital intelectual e a mentalidade de crescimento para liderar a inovação. Eles inovam mais rápido do que empresas sem uma cultura ágil. 

Em uma cultura ágil, as opiniões dos funcionários são valorizadas. Isso tem um impacto positivo na moral, na adesão dos funcionários, no engajamento e na produtividade. A cultura afeta como os funcionários pensam e agem. As culturas ágeis incentivam todos a participar e a valorizar opiniões diferentes. Este é um verdadeiro facilitador do sucesso do negócio.

Adotar assinaturas digitais em um processo de cultura ágil, protege a receita das empresas ao mesmo tempo que abre novas oportunidades de negócio 

Mesmo na era digital, as organizações continuam dependentes de processos manuais em papel para compartilhar informações confiáveis ou formar acordos juridicamente vinculativos. À medida que a mudança para processos eletrônicos continua, o uso de assinaturas eletrônicas tornou-se mais importante.

A mudança para um ambiente de trabalho virtual destacou os benefícios de produtividade e segurança que os processos de documentos digitais oferecem, eliminando as barreiras à implantação. A realidade mostra que as empresas dentro de uma cultura ágil continuarão a aumentar o uso da assinatura digital, passando de uma prática recomendada para uma necessidade comercial.

A necessidade de se adotar uma cultura ágil levou as organizações mudarem a forma como percebem e implantam assinaturas digitais

À medida que a adoção cresce, mais organizações estão reconhecendo as assinaturas digitais como uma capacidade empresarial fundamental. As percepções sobre a implantação também continuam a evoluir, pois:

  • As assinaturas digitais estão migrando de ferramentas operacionais para uma prática estratégica de boa experiência do cliente e experiência do funcionário;
  • As organizações com recursos digitais mínimos estão se familiarizando com os regulamentos de assinatura digital;
  • As assinaturas eletrônicas são implementadas como parte de um conjunto de soluções de documentos digitais;

Na prática, as assinaturas eletrônicas aceleram os fluxos de trabalho de documentos e permitem que os funcionários realizem trabalhos importantes. 

De acordo com estudo feito pela consultoria global Forrester, uma em cada duas empresas (56%) luta com fluxos de trabalho de documentos lentos. A implementação de assinaturas digitais simplifica os processos de documentos, acelera os fluxos de trabalho de documentos e melhora o envolvimento dos funcionários. 

Além disso, os tomadores de decisão estão reconhecendo isso, com 45% deles procurando melhorar a produtividade dos funcionários e 54% procurando aperfeiçoar a colaboração dos funcionários com processos de documentos digitais, incluindo assinaturas digitais.

 

 

Conectar assinaturas eletrônicas a outras iniciativas digitais maximiza os benefícios de uma cultura ágil

Substituindo assinaturas manuais em qualquer processo de negócios e integrando-se a cenários de tecnologia existentes, as assinaturas digitais suportam a integração de fluxos de trabalho de documentos com aplicativos de produtividade diários. Esse é um requisito muito importante para as empresas que buscam agilidade

Ao digitalizar os fluxos de trabalho de documentos de forma holística com os usuários finais em mente, as organizações estão colhendo mais benefícios de suas iniciativas de modernização, abrindo novas portas para análise de dados e tomada de decisão baseada em dados para melhorar tanto a experiência do cliente quanto de seus funcionários.

E-VAL SIGN: cultura ágil em sua empresas com uso da assinatura digital

Oferecida pela E-VAL Tecnologia, para otimizar o processo de assinar ou coletar assinaturas de clientes em diferentes setores e tamanhos de empresa de maneira eletrônica, a solução E-VAL SIGN é uma solução completa para fluxos de trabalho de aprovação de documentos, assinaturas digitais avançadas e rastreamento de status de documentos. 

Ela permite assinar eletronicamente documentos, em qualquer lugar e momento, de maneira prática, segura e dinâmica. Projetada para otimizar rapidamente a maneira como as empresas entregam, revisam, aprovam e assinam seus documentos comerciais.

Na prática, a solução E-VAL SIGN apresenta como benefícios práticos a gestão de grande quantidade de contratos e outros documentos:

Aumente a eficiência do processo

  • Diminuição no ciclo de vendas;
  • Redução na taxa de abandono dos clientes;
  • Menor complexidade e melhora na velocidade de formalização/fechamento de negócios.

Elimina custos relacionados com papel

  • Diminuição e até eliminação de impressão, uso de correio, digitalização, gestão de papel, arquivamento, entre outros processos demorados e caros;
  • Maior segurança comparado ao processo de assinaturas a tinta evitando fraudes, custos de falha de conformidade, multas e danos à reputação.

Elimina erros e retrabalho

  • Evita documentos sem assinaturas;
  • Impede campos de formulário incompletos;
  • Elimina rasuras.

Fornece uma ótima experiência do usuário

  • Fácil utilização pelos signatários;
  • Economia de tempo e melhoria em processos de formalização;
  • Melhora na interação com clientes, funcionários e parceiros;
  • Experiência diferenciada agregando valor à marca.

A E-VAL Tecnologia é uma empresa de segurança da informação especializada em assinatura digital, autenticação e proteção de dados que se consolidou no mercado de tecnologia, acompanhando a evolução do desenvolvimento de softwares para segurança da informação no Brasil.

São mais 24 milhões de documentos assinados digitalmente, 25 milhões de transações realizadas, mais de 200 Projetos desenvolvidos para várias instituições e mais de 50 clientes no sistema utilizando nossas soluções.

Além da garantia técnica da E-VAL, que inclui um time de especialistas com uma longa história de sucesso e pioneirismo em tecnologia e segurança da informação, queremos oferecer de forma gratuita a assinatura da solução E-VAL SIGN para você testar e comprovar que é possível transformar a forma como você os prepara, assina e gerencie contratos e outros documentos de sua empresa.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error
fb-share-icon
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D