Assinatura Digital

Saiba como funciona a Assinatura Digital

Não confunda com certificado digital! Esse é o primeiro passo para saber como funciona a assinatura digital. Ela serve para validar a autenticidade e integridade de uma mensagem, software ou documento eletrônico.

Equivalente a uma assinatura manuscrita ou selo carimbado, a assinatura digital oferece segurança e autenticidade no formato eletrônico. Ela é destinada a resolver problemas como adulteração e representação em comunicações digitais.

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficiência da assinatura digital em seu negócio, confira este post e esclareça qualquer duvida sobre como ela funciona e as vantagens de adotar esse recurso em sua empresa.

O valor estratégico da assinatura digital para as empresas

Para empresas essas soluções fornecem garantias de evidência de origem, identidade e status de documentos eletrônicos, transações ou mensagens. Além disso, ela também garante reconhecimento e autenticidade daquilo que foi assinado digitalmente.

Para se ter uma ideia da eficiência da assinatura digital nas empresas, podemos ver os Estados Unidos. Afinal, lá as assinaturas digitais têm o mesmo significado legal que as formas mais tradicionais de documentos assinados.

O Escritório de Impressão do Governo dos Estados Unidos publica regularmente versões eletrônicas do orçamento, das leis públicas e privadas e das contas do Congresso com assinaturas digitais.

O que tem por trás da assinatura digital

Basicamente as assinaturas digitais utilizam criptografia de chave pública ou assimétrica para serem criadas. Uma criptografia de chave pública envolve um par de chaves: uma pública e outra privada.

As duas chaves estão matematicamente relacionadas. A chave pública, como o nome já indica, está aberta e disponível para quem quiser acessa-la. Ela pode, por exemplo, ser armazenada em um servidor de chaves públicas.

Por outro lado, a chave privada é mantida em um ambiente seguro da empresa, ela nunca será transmitida publicamente. O remetente de um documento eletrônico usa sua chave privada para cifrar esse documento, esta é a assinatura digital.

Por fim, o receptor então decifra a assinatura com a chave pública para verificar se ela corresponde ao anexo. Além disso, as chaves privadas são exclusivas para cada usuário, fornecendo autenticidade verificada à mensagem do remetente.

Somente a chave privada do remetente pode ser usada para criar a assinatura digital. A chave pública correspondente é usada para confirmar essa assinatura, para isso, o certificado digital é utilizado.

O uso da assinatura digital otimiza investimentos e aumenta a produtividade

Uma assinatura digital pode ser usada com qualquer tipo de mensagem, seja ela criptografada ou não. Ela é utilizada para que o destinatário tenha certeza da identidade do remetente e de que a mensagem chegou intacta.

Dessa forma as assinaturas digitais tornam difícil para o “assinante” negar ter assinado algo (não-repúdio). Afinal a assinatura digital é única para ambos, o documento e o assinante.

O certificado digital contém a assinatura digital da autoridade emissora de certificados e vincula uma chave pública a uma identidade, podendo ser usado para verificar se uma chave pública pertence a uma pessoa ou entidade específica.

A maioria dos programas de e-mail, navegadores de Internet e leitores de texto, como o Adobe Reader, suportam o uso de assinatura e certificado digital. Dessa forma facilita-se a assinatura de qualquer e-mail de saída e a validação de mensagens recebidas, ou outros tipos de arquivos assinados digitalmente.

As assinaturas digitais também são amplamente usadas para fornecer provas de autenticidade, integridade de dados e não repúdio de comunicações e transações realizadas pela Internet.

É possível reduzir custos com assinatura digital

Ao migrar seus processos de negócio para o meio digital as empresas reduzem o consumo de papel e os custos ligados a impressão e transporte do documento. Essa estratégia permite, por exemplo, direcionar o que foi economizado para setores estratégicos da organização.

E ainda ampliar a produtividade

Além de otimizar os investimentos ao core business, o fato de reduzir os gastos de impressão e utilizar o meio digital para automatização de processos também faz com que as empresas aumentem a produtividade.

As organizações e seus funcionários deixam de executar processos manuais e podem focar nas atividades principais sem que tenham de parar suas tarefas para imprimir documentos ou levar para diferentes departamentos, ou seja, é possível com a assinatura digital, alcançar ganhos estratégicos em toda a empresa.

Qualquer empresa pode utilizar uma assinatura digital?

Por fim você pode estar pensando se qualquer firma ou organização pode obter uma assinatura digital. Como ela é obtida? Será que vale a pena investir?

Para responder a essa pergunta, basta revisar os conceitos que vimos logo no início do artigo. Ou seja, quando algum usuário cria um documento, ele assina com uma assinatura digital exclusiva e o envia ao destinatário.

Se a assinatura do remetente utilizar uma autoridade certificadora reconhecida, no caso do Brasil as que estão homologadas pelo ITI, dentro do ICP-Brasil, o destinatário confiará na autoridade certificadora para confirmar a identidade do editor. Dessa forma ele autentica a mensagem e fornece o não-repúdio.

Portanto, sim, qualquer pessoa, empresa, agência, etc. pode e deve obter uma assinatura digital. Além disso, é uma questão de segurança estratégica da empresa. Além disso, existem várias companhias, conhecidas como autoridades certificadora (CA), que gerenciam a emissão de certificados digitais e são homologadas pelo ITI.

Como você deve ter visto, as empresas só têm a ganhar ao adotar a assinatura digital em seus processos de negócios.

Em plena era da Transformação Digital adotar essa tecnologia faz com a empresa como um todo, fornecedores e clientes possam ser beneficiados com a eficiência estratégica em relação a venda de produtos e serviços.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre o tema, entre em contato agora mesmo com a E-VAL. Os nossos especialistas estão prontos para ajudar a sanar suas dificuldades e iniciar seu projeto de adoção da assinatura digital.

E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D