0
1
0
1
1
0
1
0

Home Posts SAIBA MAIS SOBRE ARMAZENAMENTO DE CERTIFICADOS DIGITAIS

SAIBA MAIS SOBRE ARMAZENAMENTO DE CERTIFICADOS DIGITAIS

SAIBA MAIS SOBRE ARMAZENAMENTO DE CERTIFICADOS DIGITAIS

Como realizar o armazenamento de certificados digitais e garantir a segurança da empresa? O caminho passa sempre pela adoção de boas práticas.

Basicamente, o armazenamento de certificados digitais e chaves criptográficas fornece uma camada de segurança crítica que protege todos os ativos virtuais de uma empresa. As violações em virtude de ataques baseados em confiança são causadas justamente pelo armazenamento inadequado e a má gestão.

Quando tem sucesso, um ataque realizado contra um certificado digital pode ter efeitos desastrosos para qualquer organização. Além dos aspectos ligados à segurança, os certificados expirados provocam grandes prejuízos em negócios perdidos.

Por isso, não basta implementar uma política de uso de certificados digitais e chaves criptográficas: é preciso desenvolver de forma assertiva processos de armazenamento e gerenciamento.

Continue a leitura deste post para saber mais sobre armazenamento de certificados digitais.

O armazenamento de certificados digitais e os ataques baseados em confiança

Como você sabe, os certificados digitais e as chaves de criptografia são essenciais para os negócios. Eles protegem os dados, mantêm as comunicações privadas e estabelecem confiança entre as partes em comunicação.

Na prática, os certificados digitais são usados ​​para diversas finalidades. Entre elas estão a checagem de identidade, criptografia de arquivos, autenticação da web, segurança de e-mail e verificação de assinatura de software.

Apesar de sua importância, muitas empresas estão vulneráveis ​​a violações, permitindo que o gerenciamento de certificados e chaves seja visto como um problema operacional, em vez de ser considerado como uma vulnerabilidade de segurança que precisa ser corrigida imediatamente.

De fato, existe muito mais uma falha nas políticas e nos processos de armazenamento de certificados digitais do que uma vulnerabilidade ocasionada pela ausência de updates de segurança ou bugs que possam comprometer qualquer tipo de estrutura tecnológica de uma organização.

Os hackers se concentram em chaves e certificados como vetores de ataque. Com más intenções, eles as roubam para obter um status confiável e, em seguida, usam isso para evitar a detecção e ignorar os controles de segurança.

O ataque acontece justamente quando ocorre a quebra de confiança

Cibercriminosos usam ataques baseados em confiança para se infiltrar em empresas, roubar informações valiosas e manipular domínios. Se chaves privadas usadas para assinar um certificado digital caírem em mãos erradas, o sistema pode ser violado e o site derrubado.

Se chaves privadas são perdidas, tempo e energia significativos serão desperdiçados para acessar sistemas ou renovar certificados.

Para você ter uma ideia, se os certificados de assinatura de código usados ​​para assinar um aplicativo para iPhone ou Android forem comprometidos, um desenvolvedor não autorizado poderá lançar um malware com a ajuda da identidade corporativa violada.

Para reduzir o risco de ataques baseados em confiança, os certificados digitais e as chaves criptográficas precisam ser protegidos e armazenados com segurança para evitar que sejam perdidos ou caiam em mãos erradas.

As opções de armazenamento de certificados digitais e as práticas recomendadas

Toda vez que um certificado digital é emitido, um par de chaves — privada e pública — é gerado.

A melhor prática é manter a chave privada segura. Caso alguém consiga usá-la, poderá criar sites de phishing com o certificado da sua organização na barra de endereços, fazer autenticação em redes corporativas se passando por você, assinar aplicativos ou documentos em seu nome e ler seus e-mails criptografados.

Em muitas empresas, os certificados digitais e as chaves de criptografia são as identidades de seus funcionários e, portanto, uma extensão da identificação de sua organização. A proteção delas equivale a proteger suas impressões digitais ao usar credenciais biométricas.

Você não permitiria que um hacker pegasse sua impressão digital. Então, por que deixá-lo ter acesso ao seu certificado digital?

O armazenamento de certificados digitais

As modalidades mais utilizadas para armazenamento de certificados digitais no Brasil são duas: A3, em token ou cartão, e A1, em arquivo no computador ou outro dispositivo.

A3 armazenado em token

Trata-se de um tipo de certificado que fica armazenado em um token criptográfico, um dispositivo semelhante a um pendrive, que deve ser conectado diretamente a uma porta USB do computador do usuário ou servidor onde rodará o sistema. Não é possível fazer cópia, sob pena de bloqueio da mídia.

A3 armazenado em cartão

Este tipo de certificado fica armazenado em um cartão inteligente com chip, igual aos novos cartões bancários, que deverá ser conectado a uma leitora que deve ficar ligada em uma porta USB do computador do usuário ou servidor onde rodará o sistema. Também não é possível fazer cópia, sob pena de bloqueio da mídia criptográfica.

A1 armazenado em arquivo no computador ou outro dispositivo

É um arquivo eletrônico gravado no computador do usuário ou servidor onde rodará o sistema. Geralmente possui as extensões .PFX ou .P12 e não necessita de tokens ou cartões para ser transportado de um lado para outro.

A1 armazenamento em nuvem

Com ele, é possível acessar o seu certificado e assinar documentos digitalmente por meio de qualquer dispositivo: desktops, smartphones e tablets. Também ganha-se em segurança e elimina-se a preocupação com danos físicos, roubos e perdas.

Não perca seus certificados digitais

O armazenamento de certificados digitais precisa ser eficiente e tratado como uma prioridade na organização. A escolha da melhor forma de armazenar dependerá das políticas e dos processos de segurança implementados na empresa e, principalmente, de quem usa os certificados e para que eles são usados.

Desta forma, quaisquer regulamentações que sua empresa precisa cumprir, custos e recursos internos serão assegurados por meio do armazenamento dos certificados digitais.

A E-VAL é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação, desenvolvimento de software e business intelligence que se consolidou no mercado de tecnologia e acompanha a adoção e evolução do uso de criptografia e certificação digital no Brasil.

Entre em contato conosco para fazer as suas perguntas sobre armazenamento de certificados digitais! Os especialistas da E-VAL terão o maior prazer em respondê-las, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos de inovação e a melhoria contínua da sua empresa.