Proteção de Dados

Saiba qual o melhor módulo de segurança de hardware (HSM) para a sua necessidade

O uso de módulo de segurança de hardware (HSM) cresceu a uma taxa recorde de 41% em 2018 para 47% em 2019, indicando a necessidade de um ambiente reforçado e resistente a violações com níveis mais altos de confiança, integridade e controle para dados e aplicativos, disse o relatório Estudo de Tendências de Criptografia Global 2019 do Ponemon Institute.

A pesquisa mostra que o uso do HSM não está mais limitado a casos de uso tradicionais, como infraestrutura de chave pública (PKI), bancos de dados, aplicativo e criptografia de rede ( TLS / SSL ). 

A demanda por criptografia confiável para novas iniciativas digitais gerou um crescimento significativo de HSM em 2018 para assinatura de código (até 13%), criptografia de big data (até 12%), segurança em IoT (até 10%) e assinatura de documento (até 8% ).

Além disso, 53% dos entrevistados relataram usar HSMs locais para proteger o acesso a aplicativos de nuvem pública.

O uso da criptografia é um indicador claro de uma postura de segurança forte adotado pelas empresas que implantam a criptografia e que estão mais atentas às ameaças às informações sensíveis e confidenciais e fazendo um maior investimento em segurança de TI

A adoção da criptografia também está sendo estimulada pela necessidade de proteger informações confidenciais de ameaças internas e externas, bem como divulgação acidental devido a requisitos de conformidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mas a expansão de dados, as preocupações com a descoberta de dados e a aplicação de políticas, junto com a falta de habilidades de segurança cibernética tornam este um ambiente desafiador. É neste momento que o HSM passa a fazer parte de sua estratégia de segurança e proteção.

Você precisa de um módulo de segurança de hardware para proteger suas informações?

Um módulo de segurança de hardware (HSM) é um dispositivo físico que fornece segurança extra para dados confidenciais. Este tipo de dispositivo é usado para fornecer chaves criptográficas para funções críticas, como criptografia , descriptografia e autenticação para o uso de aplicativos, identidades e bancos de dados. 

Para se ter uma ideia, as empresas podem usar um módulo de segurança de hardware, por exemplo, para proteger segredos comerciais de valor significativo, garantindo que apenas indivíduos autorizados possam acessar o HSM para concluir uma transação de chave de criptografia, ou seja, controlar o acesso devidamente e se necessário com múltiplos fatores de autenticação, que é uma recomendação de segurança adotada hoje em dia.

Além disso, todo o ciclo de vida da chave de criptografia, desde a criação, revogação e gerenciamento e armazenamento no HSM.

As assinaturas digitais também podem ser gerenciadas por meio de um HSM e todas as transações de acesso são registradas para criar uma trilha de auditoria. Desta forma, um módulo de segurança de hardware pode ajudar as empresas a mover informações e processos confidenciais da documentação em papel para um formato digital. 

Vários HSMs podem ser usados ​​juntos para fornecer gerenciamento de chave pública sem reduzir a velocidade dos aplicativos.

Mas como saber qual é o melhor módulo de segurança de hardware (HSM) para as necessidades da empresa?

De uma forma geral, um módulo de segurança de hardware fornece funcionalidade criptográfica. Existem no mercado componentes criptográficos gratuitos para download que fazem praticamente qualquer coisa que um HSM faria. Então, por que fazer o investimento em um HSM?

Basicamente, existem três razões principais: Maior segurança, desempenho criptográfico, um programa de certificação e validação padronizado da indústria. 

Se selecionado com cuidado e implementado corretamente, um HSM fornece um aumento considerável de segurança e proteção para as empresas. Ele faz isso em um ambiente operacional onde as chaves são geradas, usadas e armazenadas no que deveria ser um dispositivo de hardware resistente à violação. 

É essa capacidade de criar, armazenar e usar chaves criptográficas com segurança que é o maior benefício do HSM.

Existem muitos atributos que os fornecedores enfatizam para tentar fazer com que seu produto pareça superior aos outros. Os seguintes atributos são realmente desejáveis de uma perspectiva de segurança:

  • O gerador de chaves e o recurso de armazenamento seguro de chaves;
  • Uma ferramenta para auxiliar na autenticação, verificando assinaturas digitais;
  • Uma ferramenta para criptografar dados confidenciais com segurança para armazenamento em um local relativamente não seguro, como um banco de dados;
  • Uma ferramenta para verificar a integridade dos dados armazenados em um banco de dados;
  • Um gerador de chave seguro para produção de smartcard.

Porém, as empresas hoje estão sob “pressão implacável” para proteger suas informações e aplicativos críticos para os negócios e atender à conformidade regulatória e a adoção de funcionalidades consideradas básicas não fazem de um HSM tradicional a melhor escolha.

O que faz da solução Thales Luna HSM a melhor opção de módulo de segurança de hardware para as necessidades de sua empresa?

Os Módulos de Segurança de Hardware da Thales fornecem o mais alto nível de segurança, sempre armazenando chaves criptográficas no hardware. Além disso, fornecem uma base de criptografia segura, já que as chaves nunca deixam o dispositivo validado por FIPS, resistente a intrusões e inviolável

Como todas as operações criptográficas ocorrem dentro do HSM, fortes controles de acesso evitam que usuários não autorizados acessem material criptográfico confidencial. 

Além disso, a Thales também implementa operações que tornam a implantação de HSMs seguros o mais fácil possível, e nossos HSMs são integrados ao Thales Crypto Command Center para particionamento, relatório e monitoramento de recursos criptográficos rápidos e fáceis.

Os HSMs da Thales seguem rigorosos requisitos de design e devem passar por rigorosos testes de verificação de produtos, seguidos por testes de aplicativos reais para verificar a segurança e integridade de cada dispositivo.

Os HSMs da Thales são agnósticos em nuvem e são os HSM escolhidos pela Microsoft, AWS e IBM, fornecendo um serviço de módulo de segurança de hardware que dedica um dispositivo de locatário único localizado na nuvem para as necessidades de processamento e armazenamento criptográfico do cliente.

Com os módulos de segurança de hardware Thales, você pode:

  • Abordar os requisitos de conformidade com soluções para Blockchain, LGPD e Open banking, IoT, iniciativas de inovação a exemplo do Pix do Banco Central do Brasil e certificações de destaque a exemplo do PCI DSS, assinaturas digitais, DNSSEC, armazenamento de chave de hardware, aceleração transacional, assinatura de certificado, assinatura de código ou documento, geração de chave em massa e criptografia de dados;
  • As chaves são geradas e sempre armazenadas em um dispositivo com validação FIPS resistente a intrusões, à prova de violação e com os níveis mais fortes de controle de acesso;
  • Criar partições com um Security Office dedicado por partição e segmente por meio de separação de chave de administrador;

Portanto, os Thales Luna HSM  vem implementando as melhores práticas em hardware, software e operações que tornam a implantação dos HSMs o mais fácil possível. 

Os Thales Luna HSM cumprem rigorosos requisitos de projeto e devem passar por rigorosos testes de verificação de produtos, seguidos por testes de aplicativos do mundo real para verificar a segurança e a integridade de cada dispositivo.

Faça a melhor escolha

HSMs são construídos para proteger as chaves criptográficas. Bancos de grande porte ou escritórios corporativos geralmente operam uma variedade de HSMs simultaneamente. 

Os sistemas de gerenciamento de chaves controlam e atualizam essas chaves de acordo com as políticas de segurança interna e padrões externos. Um design centralizado de gerenciamento de chaves traz a vantagem de agilizar o gerenciamento de chaves e fornecer a melhor visão geral para as chaves em muitos sistemas diferentes.

Saiba mais sobre o Thales HSM

As chaves de criptografia são literalmente a chave para acessar os dados da organização. Eles protegem as informações mais sensíveis de uma organização, de modo que o sistema que as gera e armazena deve ser protegido a todo custo. 

O Thales Luna HSM não apenas fornece a melhor segurança física, ele geralmente está localizado no coração do data center seguro de uma empresa, mas também garante que as chaves armazenadas nunca sejam violadas.

A menos que você tenha um ambiente em que um data center físico não esteja disponível, adote um dispositivo HSM para garantir a segurança das chaves de criptografia da organização e deixe serviços virtualizados para o restante de sua infraestrutura, além de ter conforto em conhecer suas conexões e dados criptografados sempre seguros.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D