Dicas Rápidas

O que é Scrum?

Metodologia ágil é a definição para um conjunto de valores e princípios. Além disso, segue a linha de que as soluções evoluem através do esforço colaborativo de equipes multifuncionais e auto-organizadas, também defende o planejamento adaptativo, desenvolvimento evolutivo, entrega adiantada e melhoria contínua. Incentiva ainda a resposta rápida e flexível às mudanças. Esses princípios apoiam a definição e a evolução contínua de muitos métodos de desenvolvimento de software, inclusive o processo chamado Scrum.

Em 2001, dezessete pioneiros de métodos similares se encontraram no Snowbird Ski Resort em Utah. Eles escreveram o Manifesto Ágil, uma declaração de quatro valores e doze princípios. O texto enfatizou a comunicação e a colaboração como base para a organização. Também é colocado como prioridade o funcionamento do software, assim como a auto-organização da equipe e a flexibilidade para se adaptar às realidades emergentes dos negócios.

Manifesto Ágil

O manifesto ágil possui quatro valores, que explicamos e comentamos a seguir:

  • Indivíduos e interação entre eles, mais que processos e ferramentas: é uma abordagem bem interessante, pois é normal ao longo do tempo nos acostumarmos com os processos e ferramentas. Com isso deixamos de lado o essencial, que é a interação entre as pessoas.
  • Software em funcionamento, mais que documentação abrangente: há diversas situações na qual a documentação mais atrapalha do que ajuda. Isso ocorre por diversos motivos, tal como, tempo para debater o documento, aprovações e principalmente atualizações.
  • Colaboração com o cliente, mais que negociação de contratos: quando ambas as partes tem isso em mente a parceria anda bem. Afinal, o trabalho feito em colaboração com o cliente, no qual a participação é ativa, frequente e habitual, tende a ser desenvolvido melhor.
  • Respostas ágeis a mudanças, mais que seguir um plano: Se estamos no caminho errado, vamos responder à mudança o mais breve possível, com agilidade. Isso acontece com mais frequência, pois o software, como algo intangível, acaba aprimorando as ideias ao longo do desenvolvimento.

Dentro deste movimento encontramos o Scrum, um subconjunto do Agile, ou metodologia ágil. Como o nome sugere, trata-se de uma estrutura de processos leve, para desenvolvimento ágil, além disso, é a mais utilizada por equipes ao redor do mundo.

Essa estrutura de processo é um conjunto específico de práticas que devem ser seguidas de forma consistente com o framework. Por exemplo, a estrutura do processo Scrum requer o uso de ciclos de desenvolvimento denominados Sprints. Já o framework XP requer a programação em pares, assim como processos específicos de outras metodologias ágeis.

A sobrecarga do processo é mantida o mais baixo possível. Assim se maximiza a quantidade de tempo produtivo disponível para realizar o trabalho.

Processo Scrum

Ele é distinguido de outros processos ágeis por conceitos e práticas específicas. O Scrum é mais usado para gerenciar softwares complexos e desenvolvimento de produtos, usando práticas iterativas e incrementais.

Os processos Scrum permitem que as organizações se adaptem perfeitamente aos requisitos em rápida mudança e produzam um produto que atenda aos objetivos de negócios em constante evolução. Dessa forma, um processo Agile Scrum pode beneficiar a organização aumentando a qualidade dos entregáveis. Além disso, ele também produz benefícios fornecendo melhores estimativas, enquanto se gasta menos tempo com planejamento, monitoramento e controle, como por exemplo, cronogramas e planos do projetos. Vale lembrar também que o conteúdo desenvolvido dentro do release segue a prioridade definida.

Sprints, os ciclos do Scrum

Sprint é um ciclo (unidade básica de desenvolvimento) de trabalho regular e recorrente na metodologia Scrum durante o qual o trabalho é concluído e preparado para revisão. Geralmente os sprints de Scrum têm uma semana, duas semanas ou 30 dias de duração.

Todos os sprints de Scrum são precedidos por uma reunião de planejamento na qual as tarefas são estabelecidas e identificadas e um compromisso estimado de metas é realizado.

Durante o sprint, é realizada a reunião diária de stand-up, que costuma ocorrer antes do início das atividades do dia. Em suma, essas reuniões dão à equipe a chance de atualizar o status do projeto, discutir soluções, desafios e transmitir seu progresso aos proprietários dos produtos.

Ao final de um ciclo, realiza-se uma revisão de sprint, em que o processo é revisado a fim de identificar lições que podem ser usadas para melhorar o próximo sprint.

Por fim, uma reunião de retrospectiva dá continuidade à revisão sprint. Ou sejaEsta reunião reflete sobre como o trabalho foi feito durante o período de sprint. Isso dá à equipe a chance de discutir o processo e pensar em melhores alternativas para fazer as coisas de forma eficiente.

Papéis no Scrum

No Scrum os papeis são divididos em três:

  • Product Owner: é o responsável pelo produto, o cliente, que trabalha junto da equipe para basicamente priorizar as funcionalidades a serem desenvolvidas que estão no product backlog. Ele trabalha em conjunto com a equipe de desenvolvimento para tirar dúvidas, auxiliar nas definições, homologação da solução, entre outros.
  • Scrum Master: é o facilitador do projeto, busca remover obstáculos para que as atividades aconteçam sem grandes problemas.
  • Development Team: É a equipe de desenvolvimento que coloca a mão na massa e desenvolve a solução. No geral é uma equipe multidisciplinar.

E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 13 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D