Notícias e Eventos Proteção de Dados

Segurança digital e modernização financeira: entenda o Open Finance

O que você sabe sobre Open Finance e Open Banking? Já ouviu falar nesses termos? 

É importante ficar atualizado, já que Open Finance é uma das grandes novidades disponíveis no mercado financeiro brasileiro de 2021

Mas, afinal, o que é Open Finance? Qual a diferença entre o Open Banking? Quais os benefícios dessa solução para clientes e instituições financeiras? 

O que é Open Finance?

O Open Finance é um sistema criado pelo Banco Central que permite o compartilhamento de informações de um determinado cliente com instituições financeiras. 

No entanto, é preciso o consentimento do titular dos dados para que as organizações participantes do programa saibam quais são os produtos financeiros e serviços que o consumidor utiliza. 

Afinal, de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a pessoa física tem o direito de escolher quais dados pessoais deseja compartilhar com uma empresa e pode a qualquer momento revogar uma autorização.

Além disso, os empreendimentos precisam ser transparentes quanto a forma como pretendem utilizar as informações. 

Com a criação do Open Finance, a ideia do Banco Central é melhorar a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e proporcionar condições para que as ofertas das instituições financeiras sejam aprimoradas e o cliente possa ter acesso a possibilidades de serviço mais vantajosas. 

Ou seja, o sistema possibilita que exista mais concorrência entre os bancos e que o consumidor tenha mais oportunidades de negócio. 

Porém, talvez você já tenha ouvido falar em uma proposta semelhante a essa com o nome de “Open Banking”. Será que existe distinção entre Open Banking e Open finance? Descubra no próximo tópico!

Existe diferença entre Open Banking e Open Finance?

Em 24 de maio de 2021, o Banco Central anunciou que faria a substituição da expressão “Open Banking” para o termo “Open Finance”. 

Assim, os dois nomes referem-se ao mesmo projeto, só que o último é a forma atual. Mas, por que ocorreu essa mudança?

Isso aconteceu, porque houve um aperfeiçoamento no modelo de funcionamento do sistema. Agora, não apenas os bancos, mas também diversas instituições financeiras estão incluídas na proposta, como:

  • Fintechs;
  • Corretoras de seguro;
  • Fundos de previdência;
  • Companhias de câmbio;
  • Entre outras.

No entanto, quando vai começar o Open Finance? Veja a seguir. 

Confira as fases do Open Finance

A implementação do Open Finance, ou sistema financeiro aberto, vai acontecer de modo gradual sendo dividida em 4 fases. Confira quais são: 

  • Fase 1: essa fase iniciou em 01 de fevereiro de 2021, as instituições financeiras participantes disponibilizaram ao público informações sobre as particularidades dos serviços e produtos disponíveis;
  • Fase 2: com início marcado para 13 de agosto de 2021, a partir dessa etapa, o cliente pode autorizar o compartilhamento de seus dados;
  • Fase 3: prevista para começar no dia 30 de agosto de 2021, inicia a permissão de pagamento fora do ambiente do banco. Inicialmente, a medida se aplica a transações por meio de PIX, porém, com o tempo também valerá para pagamentos com TED, débito em conta, entre outros;
  • Fase 4: iniciando em 15 de dezembro de 2021, é quando ocorre o começo da permissão de dados relativos a produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbios, entre outros. 

Agora você já sabe o que é Open Finance e as suas etapas, mas veja a seguir quais são algumas vantagens desse sistema. 

Quais são os benefícios do Open Finance em relação a segurança digital e modernização financeira?

Existem inúmeros benefícios tanto para os clientes como para as organizações financeiras participantes. 

Entre esses, é válido destacar os seguintes:

  • Modernização: a tecnologia provocou uma transformação digital que está presente em várias situações comuns do cotidiano. Por exemplo, muitas pessoas usam aplicativos de mensagem instantânea e poder realizar operações financeiras por esses meios proporcionará maior agilidade; 
  • Melhores ofertas: o cliente vai se tornar o centro da atenção, assim, vai poder comparar quais benefícios de cada instituição é o melhor para o seu caso;
  • Especialização: uma instituição pode se tornar especialista em uma determinada funcionalidade, atraindo clientes por causa desse serviço; 
  • Mais oportunidades: com a consulta de dados, haverá possibilidade de oferecer propostas de valor que sejam atrativas ao consumidor;
  • Segurança: apenas instituições autorizadas pelo cliente terão acesso às suas informações, seguindo as normas da LGPD. As instituições financeiras vão se comprometer a preservar os dados compartilhados pelos clientes. 

Agora, você já sabe o que é Open Finance e quais as vantagens para o seu negócio e para os seus clientes. No entanto, é bom analisar se a sua empresa está realmente preparada para garantir a proteção de dados. 

Conheça a solução CipherTrust da E-VAL

A solução CipherTrust Data Security Platform da E-VAL combina descoberta e classificação de dados confidenciais com proteção abrangente de dados e gerenciamento de chaves nas implantações locais, em nuvem e híbridas de uma empresa.

Além disso, a plataforma de gerenciamento de chave empresarial líder de mercado, permite que as organizações façam a gestão das chaves de criptografia centralizadas, fornecendo controle de acesso granular e configuração de políticas de segurança. 

A solução CipherTrust Data Security Platform da E-VAL gerencia as principais tarefas do ciclo de vida, incluindo geração, rotação, importação e exportação, fornecendo controle de acesso baseado em função para chaves e políticas, suporta auditoria e relatórios robustos e oferece API REST.

Esses dispositivos podem ser implantados no local em infraestruturas físicas ou virtuais e em ambientes de nuvem pública para atender com eficiência aos requisitos de conformidade, exigências regulatórias e práticas recomendadas do setor para segurança de dados. 

Com um console de gerenciamento unificado, torna-se fácil definir políticas, descobrir, classificar dados e proteger dados confidenciais onde quer que residam, usando um conjunto integrado de conectores de proteção de dados Thales.

Portfólio de ferramenta que garante a proteção de dados

Com os produtos de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform, sua empresa pode:

Reforçar a segurança e a conformidade

Os produtos e soluções de proteção de dados CipherTrust abordam as demandas de uma série de requisitos de segurança e privacidade, incluindo a identificação eletrônica, autenticação e confiança, Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros requisitos de conformidade.

Otimiza a eficiência da equipe e dos recursos

CipherTrust Data Security Platform oferece o mais amplo suporte para casos de uso de segurança de dados no setor, com produtos desenvolvidos para trabalhar em conjunto, uma linha única para suporte global, um histórico comprovado de proteção contra ameaças em evolução e o maior ecossistema de parcerias de segurança de dados do setor. 

Com foco na facilidade de uso, APIs para automação e gerenciamento responsivo, a solução CipherTrust Data Security Platform garante que suas equipes possam implementar, proteger e monitorar rapidamente a proteção do seu negócio. 

Além disso, serviços profissionais e parceiros estão disponíveis para design, implementação e assistência de treinamento para garantir rapidez e confiabilidade em implementações com o mínimo de tempo de sua equipe.

Reduz o custo total de propriedade

O portfólio de proteção de dados do CipherTrust Data Security Platform oferece um amplo conjunto de produtos e soluções de segurança de dados que podem ser facilmente dimensionados, expandidos para novos casos de uso e têm um histórico comprovado de proteção de tecnologias novas e tradicionais. 

Com CipherTrust Data Security Platform, você pode preparar seus investimentos para o futuro enquanto reduz custos operacionais e despesas de capital.

Você está preparado para uma solução de alta tecnologia e segurança? Saiba como podemos colaborar com soluções maduras, seguras e de qualidade para sua empresa.

Entre em contato agora e fale com nossos especialistas.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D