Notícias e Eventos

Tendências do mercado corporativo 2022

Depois de enfrentarmos 2020, o ano que definitivamente mudou a vida e os negócios como os conhecemos, 2021 foi o ano de tentar virar a chave e recolher os pedaços do que a pandemia deixou para trás. 

No entanto, não voltamos à vida como de costume, já que empresas e trabalhadores descobriram que muitas rotinas pré-pandêmicas nunca mais seriam as mesmas.

Olhando para 2022, há uma variedade de tendências que surgiram como resultado da pandemia, e algumas que permaneceram por causa dela. Incluído está o trabalho remoto, o uso da nuvem e novas medidas de segurança cibernética.

Como empresas e profissionais de tecnologia podem acompanhar tudo isso? 

Reunimos algumas das principais tendências de tecnologia de 2022 que certamente estarão no topo das listas de prioridades do setor para o próximo ano.

Hiper Automação

A hiper automação de fato não é nada novo, na verdade, foi uma das principais tendências de 2021. O que continua a mudar, entretanto, é sua adoção e evolução.

Isso tem acontecido há alguns anos, mas o que estamos vendo agora é que mudou da automação baseada em tarefas para a baseada em processos, automatizando uma série de tarefas, tornando-se funcional em vários processos e até mesmo avançando em direção à automação no nível do ecossistema de negócios. 

Então, realmente, a amplitude da automação se expandiu conforme avançamos com a hiper automação. 

A hiper automação em 2022 combinará tecnologias como Robotic Process Automation (RPA), Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para processar informações de maneira mais eficiente, melhorando a qualidade e aumentando a produtividade geral. 

A hiper automação também oferecerá inteligência contínua em tempo real com análises aprimoradas, otimizando ainda mais as operações e os processos.

Tecnologia 5G

A demanda por internet de alta velocidade e sistemas residenciais e urbanos inteligentes deve impulsionar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias 5G para as organizações

Em 2022, grandes empresas, bem como pequenas startups começarão a criar infraestruturas e aplicações inovadoras para:

  • Aumentar a produtividade dos funcionários.
  • Transformar a experiência do cliente.
  • Criar empregos.
  • Apoiar comunicações de missão crítica.
  • Fornecer oportunidades massivas de IoT 

A tecnologia 5G deve se tornar rapidamente a rede preferida de empresas com visão de futuro, em grande parte devido à sua confiabilidade e desempenho. 

Na verdade, o tamanho do mercado de infraestrutura 5G Global foi avaliado em US$ 1179,2 milhões em 2021 e deve atingir US$ 131,40 bilhões em 2030, com um CAGR crescente de 68,83% de 2021-2030, de acordo com estudos feitos pela consultoria Research and Markets.

O uso corporativo ainda nem começou, mas os relatórios estimam que o 5G impulsionará o crescimento de longo prazo.

Nuvem híbrida

Embora a nuvem não seja uma tendência inovadora, simplesmente usar a nuvem não é mais suficiente. 

As empresas devem evoluir e utilizar diferentes tipos de nuvens para obter o máximo de benefícios. 2022 será o ano da nuvem híbrida, com fornecedores competindo pela combinação perfeita de nuvens públicas e privadas enquanto as empresas enfrentam desafios de acesso a dados e segurança.

As empresas que recorrem a mais de uma nuvem pública para resolver necessidades e desafios de negócios se tornarão o padrão e, com o passar do ano, devem se tornar uma necessidade. 

Com os dados sendo criados exponencialmente mais rápido do que nunca e no limite, isso só aumentará a necessidade de migração.

Tecnologia que aprimora a privacidade de dados

À medida que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) amadurece, a proteção de dados se tornará cada vez mais importante, aumentando a necessidade de tecnologia para aumentar a privacidade. 

O investimento em computação para aumentar a privacidade protegerá os dados em uso, ao mesmo tempo que mantém seu sigilo, o que é excepcionalmente crítico em:

  • Casos de uso de análise de dados de várias partes
  • Ambientes não confiáveis

E os consumidores começam a notar. Com a enorme quantidade de dados que os usuários oferecem para aplicativos e sites de mídia social, questões estão sendo levantadas sobre o que acontece com esses dados e porque eles estão sendo coletados

As empresas precisarão encontrar novas fontes de dados e ser honestas em seu gerenciamento para obter o mesmo nível de experiência do cliente.

 

Segurança cibernética

Com mais funcionários trabalhando remotamente e a nuvem se tornando padrão de arquitetura tecnológica, é fundamental que as empresas comecem a adotar novas abordagens para a segurança de sua rede. Um mecanismo que será visto com mais frequência neste próximo ano é a malha de segurança cibernética.

A malha de segurança cibernética é uma abordagem de arquitetura distribuída que fornece flexibilidade, escalabilidade e confiabilidade para controles cibernéticos. Ela essencialmente permite que as empresas separem a tomada de decisões sobre as políticas e sua aplicação: uma malha de cibersegurança coloca os perímetros de segurança em torno dos indivíduos, em vez de apenas em torno da organização.

Ampliando o investimento em segurança, as empresas serão mais capazes de proteger dados e informações, incluindo o que é interno das organizações, bem como tudo que está do lado de fora.

Operações em qualquer lugar

Uma coisa que se tornou certa nos últimos anos é que a forma como trabalhamos mudou para sempre. Os profissionais de TI viram uma mudança dramática quando o COVID-19 forçou grande parte dos funcionários a trabalhar remotamente.

Embora esses números estejam diminuindo, ainda há uma grande porcentagem de funcionários trabalhando em casa. Com isso, as empresas precisarão incorporar tecnologias que permitam uma colaboração contínua, independente da localização. 

Operações em qualquer lugar se referem a um modelo operacional de TI que:

  • Permite que os funcionários trabalhem de qualquer lugar.
  • Suporta a implantação de serviços de negócios em uma infraestrutura distribuída.
  • Funciona bem com dispositivos móveis, o que é altamente benéfico para os clientes.

As oportunidades para as empresas são infinitas, com tecnologias necessárias que vão desde câmeras inteligentes e sistemas de colaboração equipados com IA para chamadas em conferência até plataformas inteiras de software e ecossistemas de infraestrutura que fornecem às equipes uma sede digital.

Em 2022, a COVID-19 continuará impactando a maneira como as empresas fazem negócios e os funcionários trabalham. À medida que vemos o uso acelerado de digitalização e virtualização, a necessidade de nuvem, segurança, privacidade e automação aumentará. 

A verdadeira transformação é possível, e essas tendências impulsionarão muitas empresas para o futuro da tecnologia.

E-VAL SIGN: Tecnologia que prepara as empresas para o futuro

Oferecida pela E-VAL Tecnologia, para otimizar o processo de assinar ou coletar assinaturas de clientes em diferentes setores e tamanhos de empresa de maneira eletrônica, a solução E-VAL SIGN é uma solução completa para fluxos de trabalho de aprovação de documentos, assinaturas digitais avançadas e rastreamento de status de documentos. 

Ela permite assinar eletronicamente documentos, em qualquer lugar e momento, de maneira prática, segura e dinâmica. Projetada para otimizar rapidamente a maneira como as empresas entregam, revisam, aprovam e assinam seus documentos comerciais.

Na prática, a solução E-VAL SIGN apresenta como benefícios práticos a gestão de grande quantidade de contratos e outros documentos:

Aumente a eficiência do processo

  • Diminuição no ciclo de vendas;
  • Redução na taxa de abandono dos clientes;
  • Menor complexidade e melhora na velocidade de formalização/fechamento de negócios.

Elimina custos relacionados com papel

  • Diminuição e até eliminação de impressão, uso de correio, digitalização, gestão de papel, arquivamento, entre outros processos demorados e caros;
  • Maior segurança comparado ao processo de assinaturas a tinta evitando fraudes, custos de falha de conformidade, multas e danos à reputação.

Elimina erros e retrabalho

  • Evita documentos sem assinaturas;
  • Impede campos de formulário incompletos;
  • Elimina rasuras.

Fornece uma ótima experiência do usuário

  • Fácil utilização pelos signatários;
  • Economia de tempo e melhoria em processos de formalização;
  • Melhora na interação com clientes, funcionários e parceiros;
  • Experiência diferenciada agregando valor à marca.

A E-VAL Tecnologia é uma empresa de segurança da informação especializada em assinatura digital, autenticação e proteção de dados que se consolidou no mercado de tecnologia, acompanhando a evolução do desenvolvimento de softwares para segurança da informação no Brasil.

São mais 24 milhões de documentos assinados digitalmente, 25 milhões de transações realizadas, mais de 200 Projetos desenvolvidos para várias instituições e mais de 50 clientes no sistema utilizando nossas soluções.

Além da garantia técnica da E-VAL, que inclui um time de especialistas com uma longa história de sucesso e pioneirismo em tecnologia e segurança da informação, queremos oferecer de forma gratuita a assinatura da solução E-VAL SIGN para você testar e comprovar que é possível transformar a forma como você os prepara, assina e gerencie contratos e outros documentos de sua empresa.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error
fb-share-icon
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D