Se você emite boletos ou simplesmente realiza pagamentos saiba que está próxima a data limite para o fim da transição para o novo formato no processo de emissão deste tipo de cobrança. É o fim do boleto sem registro.
Após mais de 20 anos utilizando o mesmo padrão o Banco Central e a FEBRABAN, junto às instituições financeiras, decidiram atualizar a forma como os boletos bancários são emitidos. A transição começou em julho de 2017 e terminará em novembro de 2018 com a conclusão de todo o processo.
O que muda com o novo padrão de boletos bancários
A mudança é simples e está concentrada na forma como os boletos são emitidos. O objetivo principal do novo modelo é atualizar o procedimento a fim de garantir mais segurança e transparência aos pagamentos.
O boleto sem registro consiste basicamente na emissão da cobrança pelo beneficiário e o envio para o responsável pelo pagamento. A instituição bancária só tem conhecimento da transação quando ocorrer a efetivação do pagamento.
A diferença em relação ao novo modelo é justamente a notificação para os bancos logo após a emissão do boleto. Entretanto, a mudança para esse padrão não se concentra apenas na comunicação junto às instituições financeiras. Lembre-se que o objetivo é a modernização.
A nova plataforma de boletos implementa a modernização
A geração de boletos como forma de pagamento começou a ser utilizada em 7 de outubro de 1993. Sem mudanças significativas desde então, exigia modernização. De acordo com o Banco Central a mudança beneficia principalmente os consumidores. O BC aponta como benefícios:
Para o emissor
- Melhoria na capilaridade e possibilidade de recebimentos;
- Melhoria no ambiente de crédito;
- Redução das fraudes de emissão de boletos;
- Redução das inconsistências nos pagamentos;
- Mitigação dos erros de cálculos de multas e de encargos por atraso;
- Fim da necessidade da emissão da 2ª via do boleto.
Para o pagador
- Cliente DDA pode visualizar todos os seus boletos de forma eletrônica;
- Possibilidade de pagamento de boleto vencido em qualquer canal de recebimento do Banco;
- Ainda mais segurança no pagamento, com duplo controle contra as fraudes;
- Garantia da diferenciação do boleto de cobrança do boleto de proposta;
- Redução de inconsistências de pagamento e pagamento em duplicidade;
- Fim da necessidade da emissão da 2ª via do boleto para pagamento.
Em suma, o Banco Central afirma que a Nova Plataforma da Cobrança possibilita aos consumidores maior conveniência e segurança nas operações.
A principal mudança a ser sentida pelos consumidores é que um boleto vencido poderá ser pago em qualquer instituição financeira ou em um dos canais de atendimento disponíveis, tais como agência, internet, mobile e ATMs, acabando assim com a necessidade de emitir uma segunda via do boleto.
O fim do boleto sem registro visa reduzir as fraudes
Outro importante objetivo buscado com o fim do boleto sem registro é a redução de fraudes nessa forma de pagamento.
Dois incidentes se tornaram comuns com o boleto sem registro:
- O golpe aos consumidores que consiste em alterar o código de barras da cobrança. Dessa forma é desviado o pagamento para outra conta bancária. O truque costuma ser feito com um vírus instalado na máquina do consumidor final que altera o código do boleto.
- Os bancos alegam ainda que sofrem com inconsistências responsáveis por vários prejuízos. Isso acontece quando o cliente muda o valor do boleto ou mesmo a data de vencimento.
Com o novo modelo ocorre a identificação do sacado através do CPF ou CNPJ do cliente que efetuará o pagamento. Além disso, também haverá a comunicação dessas informações ao banco.
Essa abordagem que identifica os responsáveis tanto pela emissão quanto pelo pagamento é importante para reduzir o número de fraudes, portanto, essa é uma medida que busca trazer proteção e garantia tanto para as empresas, como para os consumidores.
Estamos na reta final da transição para o novo modelo e dessa forma teremos em breve o fim do boleto sem registro. Muitos alegam que essa mudança deve aumentar a burocracia e os custos relativos a essa modalidade de pagamento, podendo prejudicar principalmente os pequenos empresários.
Entretanto, como pode ser visto na leitura do artigo, temos uma evolução necessária e que busca pontos importantes como a segurança e a facilidade para os consumidores.
É natural que ocorra no começo uma resistência e preocupações, entretanto, a experiência nos mostra que ajustes serão feitos e todos serão beneficiados ao final.
Gostou deste conteúdo? Envie-nos sugestões pelo e-mail [email protected]! Inscreva-se na nossa news e receba assim novidades sobre tecnologia para instituições financeiras.
E-VAL Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL
A E-VAL Tecnologia atua há mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiras, educação e indústria.
Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.