0
1
0
1
1
0
1
0

Assinatura Digital, Autenticação e Criptografia. > blog > Tudo o que você precisa saber sobre compensação de cheques por imagem

Tudo o que você precisa saber sobre compensação de cheques por imagem

Tudo o que você precisa saber sobre compensação de cheques por imagem

Para quem pensou que o talão de cheques tinha sido aposentado fique sabendo que agora é possível fazer compensação de cheques por imagem em até 1 dia útil. Nos últimos anos com a facilidade e a modernização de recursos como cartão de crédito, débito e suas famosas “maquininhas” o uso de cheques no comércio tem diminuído.

Porém, o montante transacionado ainda é bastante alto em relação aos demais meios de pagamento, suas transações somaram valores superiores a R$ 674 bilhões.

Diante do volume de negócios que ainda acontece com o uso dos cheques, o Banco Central do Brasil, junto com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) investem constantemente em melhorias no uso deste recurso, a exemplo da compensação de cheques por imagem.

É possível que você não saiba ou não lembre o que significa a compensação de um cheque

Para as novas gerações de consumidores, explicar o que significa um cheque ou o que é uma compensação pode ser um desafio. Mas se você for ligado a setores como o varejo é possível que você saiba do que estamos falando.

O cheque consiste em uma ordem de pagamento à vista. Pode ser recebido em dinheiro diretamente na agência em que o emitente mantém conta. Ou pode ser depositado em outra agência, para ser compensado e creditado na conta do beneficiário.

O Banco Central explica em seu site que a compensação de cheques é o acerto de contas entre instituições financeiras, referente aos cheques depositados em estabelecimentos diferentes dos sacados. Portanto, o cheque é mais uma forma de pagamento a ser aceito em nosso sistema financeiro. Acredita-se no fim dele nos próximos anos, mas vamos falar sobre sua evolução recente.

Até pouco tempo, a compensação de cheques era feita diretamente nas agências bancárias e o prazo para que essa ordem de pagamento fosse convertida em saldo em nossa conta corrente acontecia em torno de dois ou três dias, isso se não ocorresse algum tipo de problema quanto a sua autenticidade ou disponibilidade de saldo na conta do emissor para sua compensação, etc.

A modernização dos cheques

Como foi dito anteriormente, devido sua importância para o mercado, o BC brasileiro buscou inovar de forma tecnológica o uso dos cheques e basicamente tiveram duas evoluções em seu processo de compensação.

  1. Compensação de cheque em 1 dia útil

O prazo de bloqueio do valor do cheque não pode ser superior a um dia útil, contado a partir do dia seguinte ao do depósito.

  1. A compensação de cheques acontece por imagem

A regulamentação atual determina que a compensação de cheques seja efetuada unicamente por intermédio de imagem digital e outros registros eletrônicos do cheque.

Quanto a redução do tempo de compensação, basicamente foi uma decisão que permitiu que a quantia representada pelos cheques entrasse em circulação no mercado de forma mais ágil, o que ajuda na economia através da compra de produtos e serviços. Porém, para que isso fosse possível, seria preciso modernizar o processo de compensação. E isso foi feito e regulamentado alguns anos atrás.

O sistema de compensação de cheques por imagem

A implementação da compensação de cheques por imagem diminuiu o tempo do processo, reduziu os gastos com transporte, eliminando as trocas físicas que antes eram feitas. Em vez de enviar os cheques para bancos, agências e referidas praças de origem, a compensação digital por imagem passou a ser encaminhada eletronicamente com documentos assinados através de certificado digital.

O funcionamento da compensação de cheques por imagem basicamente consiste:

  1. O banco que recebe o cheque capta as informações através do código de barras e procede com a digitalização do documento;
  2. Esta digitalização gera um arquivo que, após ser assinado digitalmente com certificados ICP-Brasil, é enviado diretamente para a Câmara de Compensação que o processa e envia o resultado para o banco de origem;
  3. Por sua vez, este lê as informações e responde ao sistema de compensação de cheque modernizada, autorizando o pagamento;
  4. Todo esse processo acontece sem que o cheque tenha de sair do banco onde foi entregue.

A compensação de cheques por imagem nos leva ao conceito da captura de documentos que representa um dos vários processos usados ​​para converter um documento físico em outro formato, geralmente uma representação digital.

A capacidade de capturar documentos e disponibilizar suas informações tornou-se cada vez mais importante por vários motivos, em particular, requisitos de conformidade regulamentar, segurança de informações e ambiente de negócios competitivo.

E não podemos esquecer o ponto fundamental nesse processo de compensação de cheques por imagem que consiste no uso de certificação digital, que valida todo o processo e garante a redução de casos de clonagem e roubo, além de minimizar os gastos com transporte e tratamento de papéis.

Características e benefícios do processo de compensação de cheques por imagem

A solução a ser usada na compensação de cheques por imagem, deve ser aderente aos requisitos de alto desempenho para o processamento de lotes recebidos e remetidos permitindo a integração da assinatura digital com os sistemas de captura centralizado ou nas agências. E por isso, deve apresentar características e benefícios como:

  • Gerenciamento e Monitoração: Gerenciamento de logs de operações e transações e identificação do estado de cada componente e solução;
  • Estabilidade: Utilização nas maiores instituições financeiras do país sendo responsável pelos processos de geração e validação de Assinaturas Digitais;
  • Facilidade de integração;
  • Segurança e Interoperabilidade conforme os padrões de acordo com a ICP- Brasil e o Manual da COMPE;
  • Agilidade com diversos mecanismos de otimização do processamento de Assinaturas Digitais.

São diversas as vantagens na modernização do processo de Compensação de Cheque por Imagem. Para as instituições financeiras, isso significa redução de custos, ganho de qualidade e produtividade. Para os consumidores, a facilidade do processo de compensação e a disponibilidade do dinheiro em tempo reduzido, favorecendo até mesmo a economia do país que passa a ter dinheiro circulante em prazos menores.

Gostou deste conteúdo? Inscreva-se na nossa news e receba novidade sobre tecnologia para instituições financeiras