Proteção de Dados

Um roteiro para segurança de carros conectados

Em 2021, espera-se que mais de 380 milhões de carros conectados estejam nas estradas. Enquanto isso, as montadoras enfrentam uma longa lista de desafios para garantir a segurança, confiabilidade, conectividade, gerenciamento, otimização e muito mais da tecnologia de carros conectados. 

Felizmente, muitos dos mesmos desafios já foram superados por empresas de outros setores à medida que adotaram várias tecnologias e processos habilitados para IoT. 

Se o mercado de carros conectados puder colocar em uso as mesmas práticas recomendadas, os fabricantes de automóveis e seus parceiros terão um caminho muito mais tranquilo para desbloquear o potencial da IoT. 

De fato, a era dos veículos conectados está trazendo novas inovações e opções de transporte empolgantes. No entanto, à medida que mais veículos conectados viajam a cada dia, a necessidade de protocolos de segurança fortes continua a aumentar

Um roteiro para segurança de carros conectados

As proteções de segurança são essenciais para maximizar os benefícios dos carros conectados e manter a segurança dos motoristas e passageiros.

Como um roteiro, é aqui para onde estamos indo e há quatro maneiras de chegar lá.

1. Enfatize os benefícios sociais dos carros conectados

Os veículos conectados fornecem um valor tremendo para os consumidores e nossas comunidades. Os veículos conectados podem ajudar a prevenir acidentes, reduzir o congestionamento do tráfego e diminuir as emissões de carbono. 

E além desses benefícios, os veículos conectados oferecem conveniência, insights sobre manutenção e opções de entretenimento no banco de trás.

2. Compreenda os quatro tipos de riscos e ameaças à segurança cibernética

Para colher os benefícios dos veículos conectados, precisamos entender e nos preparar para os principais riscos e ameaças à segurança. 

A National Highway Traffic Safety Administration, agência do governo federal dos EUA, identificou quatro áreas de risco associadas a ameaças cibernéticas relacionadas ao controle de dados: privacidade e segurança, transações comerciais fraudulentas, interferência operacional não protegida e interferência operacional relacionada à segurança. 

Os perigos variam desde o acesso às informações pessoais e financeiras do proprietário, do motorista ou do passageiro até a perda total do controle físico do veículo conectado. Mas, ao compreender essas ameaças cibernéticas, podemos implementar medidas de segurança eficazes para enfrentá-las.

3. Implementar uma abordagem de segurança ponta a ponta para carros conectados

Os carros têm mais pontos de conexão do que nunca – desde a comunicação com a nuvem, conexão a servidores hospedados pelo fabricante até streaming de entretenimento para os passageiros

Mais pontos de conexão significam mais oportunidades de explorar vulnerabilidades de segurança. Uma abordagem de segurança de ponta a ponta em camadas pode minimizar esses riscos. 

Isso requer comunicação altamente segura fora do veículo, bem como dentro da plataforma interna do veículo. A segurança em camadas de ponta a ponta dentro do veículo se estende entre fabricantes de automóveis e seus fornecedores – software e hardware – ao longo de todos os dados críticos e caminhos de comunicação que conectam o veículo a aplicativos e serviços upstream na nuvem.

4. Promova um ecossistema de colaboradores

As empresas de telecomunicações e os fabricantes de automóveis precisam colaborar agora mais do que nunca. À medida que a funcionalidade do carro conectado se torna mais conectada à rede e as atualizações e downloads de software tornam-se mais dependentes da conectividade da rede, a interdependência dessas duas plataformas só aumentará. 

À medida que o relacionamento cresce, também deve crescer a colaboração entre empresas de telecomunicações e fabricantes de automóveis. Isso é necessário para fornecer maior segurança de plataforma a plataforma, segurança aprimorada de ponta a ponta e, o mais importante, maior segurança para os ocupantes do veículo e seu ambiente circundante.

Ao reunir empresas de telecomunicações e fabricantes de automóveis para colaborar em torno da segurança de veículos conectados, finalmente obteremos maior segurança nas estradas, maior confiabilidade dos veículos conectados, melhor experiência do cliente e muito mais. E todos nós chegaremos ao nosso destino final com uma viagem mais segura e protegida.

A parceria Thales e E-VAL torna o mundo automotivo cada vez mais conectado, seguro e fácil de controlar

Com mais de 20 anos de experiência em conexão de veículos, os clientes da Thales e E-VAL se beneficiam de sua posição de liderança em padronização de conectividade móvel, atendendo a mais de 450 operadoras móveis em todo o mundo. 

As soluções globais de conectividade automotiva e o gerenciamento remoto reduzem muito a complexidade da cadeia de suprimentos para fabricantes automotivos, ao mesmo tempo que permitem experiências mais fáceis para o usuário final, em longos ciclos de vida dos carros conectados. 

As soluções da Thales e E-VAL permitem o uso de assinaturas de usuários finais para serviços de infoentretenimento em mobilidade e fornecem o capacitador técnico para conectividade de infoentretenimento / telemática.

A Thales conecta todos os veículos com:

  • Módulos de conectividade celular IoT; 
  •  Cartões eSIM de grau M2M;
  • Gerenciamento de assinatura remota.

Aproveitando a experiência comprovada e avançada em segurança digital e IoT, o Thales Trusted Key Manager fornece aos fabricantes de automóveis suporte para a transformação digital, garantindo a segurança de ponta a ponta do ecossistema automotivo.

À medida que o mercado de carros conectados continua a crescer, os fabricantes de automóveis e seus parceiros podem encontrar consolo em saber que não precisam ir muito longe para encontrar respostas para seus desafios mais urgentes. 

Tecnologias empresariais comprovadas, incluindo soluções automatizadas de gerenciamento de rede, computação de névoa e virtualização e muito mais, são aplicáveis ​​ao carro conectado. 

Provavelmente veremos ainda mais tecnologias de IoT empresariais e práticas recomendadas entrando em ação à medida que o carro conectado progride, permitindo que ele ofereça uma experiência de direção segura, conveniente e gratificante.

Sobre a E-VAL Tecnologia

A E-VAL Tecnologia atua há mais de 15 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPB, COMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratos, Gerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os segmentos de instituições financeiras, educação e indústria.

Siga-nos nas redes sociais:
error

Gostou do blog? Compartilhe já :D